O peixe-palhaço é um peixe fofinho e que ficou famoso por causa da animação “Procurando Nemo”. Se você se apaixonou pelo personagem, vai amar ainda mais o peixinho lendo este artigo sobre as curiosidades do peixe-palhaço. Confira!
O filme retrata bem a vida do peixe-palhaço no que diz respeito à relação entre ele e as anêmonas. O pai do Nemo o ensina de diversas formas como elas protegem e ajudam na sobrevivência deles.
As anêmonas e o peixe-palhaço vivem em uma relação de simbiose. A simbiose, na biologia, é definida como uma associação entre indivíduos de diferentes espécies, podendo haver benefício entre eles ou não.
Ainda no caso do nosso peixinho, ele recebe proteção das anêmonas, e sua reprodução está intimamente ligada a isso. Já a anêmona recebe alimento do peixe. Classificando melhor esse tipo de simbiose, esses seres vivos vivem uma relação de protocooperação, onde há benefício para ambos, e uma espécie não sobreviveria na natureza sem a outra.
Peixe-palhaço e anêmona também têm uma relação exclusiva: o veneno que está presente em células dos tentáculos da anêmona não afeta o peixinho, graças a um muco protetor que ele produz e está espalhado por todo seu corpo.
As curiosidades do peixe-palhaço são realmente extraordinárias. O peixinho tem personalidade e características exclusivas, o que acaba distinguindo-o de outras espécies de peixes marinhos. Vamos conhecê-las?
Essa é uma das curiosidades dos peixes-palhaços que merece o primeiro lugar! É espantoso o que ocorre na espécie. Eles são monogâmicos, ou seja, vivem com somente um parceiro durante sua vida. São ovíparos, isto é, realizam a postura de ovos.
Após o macho conquistar a fêmea, esta deposita os ovos bem pertinho da anêmona, e o macho os fecunda. Depois disso, a fêmea abandona os bebês, que serão cuidados exclusivamente pelo papai, que desempenha essa tarefa muito bem. Eles nascem após uma semana.
No entanto, o que é realmente quase que exclusivo desses peixes é que todos nascem machos! Mas calma, aí vai mais uma curiosidade: conforme a necessidade do cardume, os machos transformam-se em fêmeas, o que é incomum nos peixes e se chama protandria.
A hierarquia do peixe-palhaço é mais uma das curiosidades do peixe-palhaço que merece destaque. Em uma anêmona existe somente um casal dominante de peixes-palhaço, que se reproduzem e “mandam” no cardume.
Caso a fêmea venha a morrer, o seu macho se transforma em fêmea e outro macho juvenil assume o posto. A fêmea é a “chefona” da turma e relembra isso de vez em quando ao seu macho, mordendo suas barbatanas.
O tamanho do peixe-palhaço varia de 10 a 11 centímetros. No entanto, uma espécie chamada de Maroon pode chegar aos 17 centímetros. E lá vai mais uma das curiosidades do peixe-palhaço: as fêmeas são maiores do que os machos.
O peixe-palhaço vive em função de sua anêmona e pouco se afasta dela. Por isso, muitas vezes acaba se alimentando quase que das mesmas coisas: pequenos crustáceos, zooplâncton e algas.
O peixe-palhaço tem dentes bem pequenininhos, mas bastante eficientes. Com eles, o peixe se comunica, rasga as algas para se alimentar, prende suas presas e mantém os tentáculos de sua anêmona limpos.
Sim, este é outro exemplo magnífico de curiosidade do peixe-palhaço: ele conversa com seus semelhantes por meio de sons e estalos que produz quando abre a boca e estica os tendões do órgão. Ao fechar a boca, bate os dentes.
Não se sabe ao certo os significados de cada som e barulhos que eles fazem, mas já é possível afirmar que, com eles, o casal mantém os peixinhos do cardume socialmente hierarquizados e sem conflitos.
Na natureza, a personalidade do peixe-palhaço pode variar conforme o habitat se mostra mais ou menos propício ao peixe. Em ambientes pouco amigáveis e mais instáveis, o cardume tende a ser bastante homogêneo. Em ambientes propícios, o peixinho fica mais individualista e comportamental.
O peixe-palhaço tem uma audição incrível, por isso, tem uma ótima orientação espacial. Seus olhos são sensíveis e superfuncionais — ele enxerga muito bem na claridade. Seu olfato é apurado e ajuda-o a encontrar uma anêmona só sua.
Apesar de ser um peixe pequeno, o peixe-palhaço é bastante valente e mantém os predadores da anêmona longe dela. Como tem uma amiga cheia de tentáculos venenosos que o protege, paga-lhe atraindo seus predadores para a anêmona comer.
Andrew Stanton não conhecia o peixe-palhaço quando decidiu fazer o filme “Procurando Nemo”. Ele decidiu usar a espécie enquanto folheava uma revista e viu a foto de dois peixes espreitando de dentro de uma anêmona. Foi paixão à primeira vista!
Essas foram as curiosidades do peixe-palhaço que gostaríamos de compartilhar com vocês. Visite o setor de aquarismo de uma das lojas Petz e veja esse famoso peixinho de perto e aprenda mais sobre ele!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…