Saber como cuidar de peixe Guppy adequadamente garante que o animal tenha uma vida mais longeva. Isso inclui a escolha e a manutenção do aquário, o tipo e a frequência da alimentação, entre outros fatores.
Entender as necessidades de uma espécie é interessante até mesmo para saber qual escolher na hora de montar o aquário. Afinal, existem nadadores mais resistentes que outros. Então, venha descobrir como cuidar de peixe Guppy para saber se esse é o animal ideal para você ter como pet!
O peixe Guppy é originário da América Central e da América do Sul. Em tupi-guarani, o nome significa “peixe que come tudo”. Ele também é conhecido como Lebiste ou “Barrigudinho”, o que já indica que esse pequeno nadador não é muito exigente quando se trata de alimentação.
Por falar em pequeno nadador, ele tem tamanho reduzido mesmo: o Guppy macho, que tem cores mais vibrantes e chamativas, mede apenas 3,5 cm. Já a fêmea é um pouco maior, podendo chegar a 6,5 cm.
Antes de aprender como criar peixe Guppy, saiba que essa é uma espécie que se reproduz facilmente. Com 3 meses, a fêmea já atinge a maturidade sexual e pode ser fecundada pelo macho. Depois de 22 a 26 dias, nascem de 30 a 60 filhotes. Alguns podem ser comidos pela mãe ou ignorados.
Essa espécie adora nadar bastante, sendo bem ativa no aquário. Por isso, os exemplares são excelentes para serem criados como peixes ornamentais, proporcionando vida e beleza ao ambiente. Conheça as variedades de Guppy a seguir!
O Guppy selvagem é uma das variedades mais comuns e populares entre os aquaristas. Os machos têm cores variadas, enquanto as fêmeas são acinzentadas. As nadadeiras são transparentes e pequenas, não ultrapassando 5 cm de tamanho.
Algumas variações na aparência do Guppy são feitas propositalmente por meio de seleção genética. Esses animais são selecionados considerando resistência, cores, tamanho e formato de cauda para agradar aos mais variados gostos dos amantes de aquarismo.
Saber como cuidar de peixe Guppy é muito importante. A atividade envolve muito mais ações do que simplesmente oferecer comida. Alguns detalhes fazem toda a diferença para que os animais tenham saúde, bem-estar e, por consequência, cores mais vibrantes. Veja mais!
Para aquaristas iniciantes, uma das primeiras dúvidas é sobre o tamanho do aquário. No caso do peixe Guppy, o ideal é que o tanque tenha capacidade para pelo menos 20 L de água. Porém, vale lembrar que quanto maior ele for, melhor será para o nadador.
Os cuidados com a água do aquário envolvem vários aspectos. Primeiro, a temperatura deve permanecer entre 22ºC a 29ºC. Já o pH deve ficar na faixa de 6,8 a 7,8. Por fim, é crucial controlar os níveis de amônia e nitrito, que são altamente tóxicos para os peixes.
A cada quanto tempo trocar a água dos peixes Guppy? O recomendado é fazer a substituição parcial, e não total. A cada duas semanas, retire 30% do volume de líquido do aquário e reponha com água limpa na temperatura ideal. Assim, você mantém um ambiente higiênico e saudável para o pet.
Além do tamanho do aquário e da qualidade da água, vale pensar na decoração do aquário para proporcionar um ambiente seguro e menos estressante. Plantas naturais ou artificiais embelezam o meio e servem de esconderijo, especialmente aos filhotes.
Você também pode colocar castelos, pedras ou troncos de árvores no aquário. Adquira esses itens em lojas especializadas para que não tenham bordas afiadas, nem ofereçam qualquer tipo de risco aos peixes. Lembre-se de adicionar substrato no chão do tanque, que podem ser pedrinhas coloridas ou areia.
A alimentação adequada é fundamental para o funcionamento do organismo de qualquer espécie. O peixe Barrigudinho gosta de comer bem, então, a ração específica para ele deve ser oferecida de duas a três vezes ao dia. Dê pouca quantidade para não sobrar comida, pois isso deixa a água mais suja.
Em lojas especializadas em aquarismo, também é possível adquirir uma variedade de alimentos para o peixe Guppy, por exemplo, larvas congeladas e artêmias. Esses itens podem ser oferecidos algumas vezes na semana, evitando sobras.
Os cuidados corretos com a água e com a alimentação aumentam a longevidade desse animalzinho. Na natureza, ele vive cerca de 2 anos, mas quanto tempo vive um peixe Guppy em aquário? A expectativa de vida aumenta para 5 anos.
Agora, você já sabe como cuidar de peixe Guppy. Sabia que ele é um nadador muito pacífico que pode viver em harmonia com outras espécies? Os peixinhos mais recomendados para criar junto ao Lebiste são Tetra, Coridora e Platy.
De fato, esse é um nadador tranquilo, sem muitas exigências na criação. Gostou de aprender como cuidar de peixe Guppy? Para conhecer ainda mais essa espécie, acesse outros conteúdos do blog da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…