Todos sabem que as aves são animais encantadores em muitos sentidos, seja pelo canto ou pela aparência diversificada, considerando o vasto número de espécies que vivem na natureza. Pensando nisso, o que você conhece sobre o pássaro Tuim?
Pertencente à classe dos psitacídeos, o Tuim é comum no Brasil e em outras regiões da América do Sul, especialmente na Bolívia, Paraguai, Colômbia, Peru e no norte da Argentina. A ave é muito conhecida por sua cor vibrante e por possuir alguns hábitos interessantes.
Portanto, que tal conhecer mais a respeito dessa ave? Saiba mais sobre suas características, a alimentação e outras curiosidades no artigo exclusivo que preparamos para você sobre esse pássaro fofo e muito especial.
Sendo conhecidos também como periquitos-tuim, eles se destacam pela aparência com penas em tons de verde, com algumas regiões em amarelo ou azul, como a parte inferior das asas, fazendo com que a ave lembre o visual de um papagaio. No entanto, entre o grupo dos psitacídeos, é considerado o menor.
A espécie possui o nome científico de Forpus xanthopterygius, em que muitos acreditam que “Forpus” seja originado da Grécia e faça referência a “possuir pés”, enquanto “xanthos” significa amarelo e “pterux”, asa, associado diretamente às características físicas do animal.
O periquito Tuim verde possui preferência por viver em ambientes próximos a grandes matas, e um aspecto curioso é que ele gosta de habitar em ninhos de outros animais, como o famoso João-de-barro. Além disso, também ocupa troncos ocos e geralmente procura por alimento em árvores de grande tamanho.
Na natureza, é muito comum encontrá-lo em bandos que podem chegar a passar de 20 pássaros. É conhecido por ser muito afetuoso com a fêmea, e a reprodução entre eles pode gerar até cinco filhotes por acasalamento. O Tuim filhote costuma abandonar o ninho após cinco semanas.
Ainda sobre a reprodução do pássaro Tuim, o macho também ajuda no processo de incubação dos ovos e auxilia a fêmea na alimentação dos filhotes, mesmo que a maior contribuição ainda seja da fêmea.
Como citado, é comum que a espécie procure por comida em grandes árvores. Por esse motivo, a preferência do pássaro Tuim quando o assunto é a alimentação se dá principalmente por diversos tipos de sementes e frutas, como banana, manga, mamão, goiaba, laranja, entre outras.
A refeição predileta da ave são os cocos de palmeiras, porém, a ave também se alimenta de diferentes tipos de ervas para complementar os vegetais na alimentação.
Se a criação do animal for doméstica, é importante oferecer para o Tuim alimentos balanceados e que contenham os principais nutrientes para manter o organismo saudável. Dessa forma, é possível dar sementes de girassol, alpiste e frutas que sejam adequadas para o consumo da espécie.
O cuidado com a alimentação das aves é extremamente importante, principalmente por se tratar de um animal que possui o organismo mais sensível. Por isso, sempre consulte um especialista para manter os principais cuidados com o pássaro e receber as informações adequadas a respeito da dieta e da quantidade necessária de ração.
Uma das principais características que tornam o pássaro Tuim uma das aves mais curiosas do reino animal é o hábito de gostar de tomar banhos de chuva. A ave normalmente demonstra diversão e faz diversos movimentos com as penas enquanto é molhada.
No entanto, se você possui essa espécie, é importante evitar a exposição do animal à chuva por períodos muito longos e em temperaturas muito frias, principalmente porque ele pode contrair pneumonia e outras doenças que podem comprometer sua saúde.
Outro fator que destaca o Tuim entre todas as aves é a capacidade de sentir diferentes tipos de sabores de alimentos. O paladar da ave é capaz de distinguir alimentos com aspecto azedo, amargo, e até mesmo sabores mais adocicados.
Falando sobre fatos interessantes sobre as aves, um dos principais fatores que tornam esses bichinhos tão especiais são os barulhos que elas fazem. O canto da ave Tuim é muito conhecido por emitir um som agradável que lembra seu nome, cantando “tuim, tuim”.
Outra curiosidade que envolve a espécie diz respeito aos diferentes nomes que ela recebe. Em inglês, o animal é conhecido como Blue-winged Parrotlet, que significa “papagaio da asa azul”. Mas e no Brasil, você sabe como a ave é conhecida?
Popularmente, o pássaro Tuim recebe uma grande variedade de nomes no nosso país. Isso porque é chamado de formas específicas em cada região, sendo alguns deles: tuí, chuim, periquitinho, papacu, cuiúba, periquito-da-quaresma, entre outros.
Mesmo com seu pequeno tamanho, o pássaro Tuim é uma das espécies mais curiosas do reino das aves. Agora, que tal conhecer mais a respeito de outros tipos de pássaros como esse? Acompanhe o blog da Petz para ficar por dentro de diversas curiosidades sobre animais, plantas e outros assuntos.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…