Quando livres, o papagaio se alimenta de diversos tipos de frutas, grãos e sementes. Em cativeiro, será que o papagaio pode comer manga?
Hoje você vai saber quais frutas podem compor a alimentação de papagaio e quais são proibidas. Assim, pode diversificar a dieta da ave sem comprometer a saúde dela!
A alimentação do papagaio em cativeiro é muito importante. Ela deve ser equilibrada e rica nos nutrientes que ele precisa. Aliás, a falta de vitaminas pode comprometer a saúde do animal.
O papagaio pode comer manga. No entanto, com algumas ressalvas, já que a fruta é rica em açúcar. Se ele estivesse em liberdade, necessitaria de uma quantidade maior de frutas, pois gastaria mais energia.
Em cativeiro, mesmo que o viveiro tenha o tamanho ideal, ainda não é o suficiente para queimar tantas calorias. Por isso, como um pet de estimação, o papagaio pode comer manga entre uma e duas vezes na semana.
Ainda assim, sempre que introduzir um novo alimento na rotina da ave, o ideal é consultar um médico-veterinário. Agora, tão importante quanto a alimentação e o que o papagaio gosta de comer, são os exercícios físicos, ou seja, as brincadeiras, que precisam fazer parte da rotina dele.
É essencial manter uma rotina de brincadeiras com o papagaio. Afinal, ele é uma ave muito interativa e precisa desse contato com o tutor. Além disso, em cativeiro, o ideal é ter um casal.
O papagaio é uma ave monogâmica. Isso significa que ele escolhe um parceiro e vive com ele durante toda a vida. Quando está sozinho, o animal pode se sentir triste e depressivo. Por isso, se ele tem um parceiro ou não, tenha uma rotina de brincadeiras com ele.
Com supervisão, deixe o papagaio solto em casa e certifique-se sobre a segurança no local. Observe a curiosidade e faça algumas brincadeiras com ele. Uma dinâmica que ele adora é buscar os rolinhos de papel higiênico. Quanto maior for o contato com o tutor, mais dócil, inteligente e interativo ele vai ficar.
Agora que você já sabe que papagaio pode comer manga esporadicamente e precisa de uma rotina de exercícios para não ficar obeso, conheça quais outras frutas podem ser oferecidas.
Além da manga e da comida de papagaio, existem outras frutas, legumes e verduras liberadas para a ave. Antigamente, muitos acreditavam que essa espécie comia apenas semente de girassol.
Entretanto, ela é muito gordurosa e não fornece todos os nutrientes e vitaminas que os papagaios precisam. Por isso, fora alguns complementos vegetais, o ideal é oferecer a ração extrusada. Ela possui tudo o que os papagaios precisam em uma dieta balanceada.
No mix de sementes, o papagaio seleciona os grãos que mais gosta, dispensando os demais. Com isso, ele não adquire todos os nutrientes e vitaminas que necessita, desperdiçando outros componentes.
Portanto, se está na dúvida de qual é a comida de papagaio, opte pela ração extrusada. Lembre-se de não recolher e servir novamente os grãos ou as sementes que caem no viveiro, já que, em contato com o solo, eles se contaminam.
Mais que a manga, o papagaio pode se deliciar com outras frutas, legumes e verduras, desde que sejam oferecidos com cautela no preparo e na quantidade. Caso tenha dúvidas sobre demais cuidados, sobre como fazer papinha para filhote de papagaio, por exemplo, consulte um veterinário.
Essas frutas são muito apreciadas pelo papagaio, mas precisam ser muito bem higienizadas. Além disso, sempre retire as sementes e os caroços, pois são tóxicos para as aves.
Esses legumes também são seguros e podem ser servidos na dieta do papagaio. No entanto, eles devem estar cozidos, pois tubérculos crus podem fazer mal à saúde das aves.
Essas verduras são as preferidas do papagaio e estão liberadas para o consumo da espécie, mas lembre-se que devem ser muito bem higienizadas. Sempre que oferecer frutas, legumes e verduras para ele, não deixe os restos na gaiola por mais de duas horas, pois podem estragar e atrair insetos.
Todos os cuidados com a alimentação do papagaio são fundamentais para ele ter uma vida longa com você. Além disso, o acompanhamento com um veterinário faz toda a diferença no bem-estar da ave.
Sim, desde que ele tenha sido criado em cativeiro licenciado pelo IBAMA. Jamais compre um papagaio em locais sem procedência. Infelizmente, o tráfico de aves silvestres ainda acontece com muita frequência no Brasil.
O papagaio é uma das aves mais vistas nas regiões do Amazonas. Existem diversas espécies, mas infelizmente muitas estão ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-peito-roxo, o papagaio-da-cara-roxa e o papagaio-da-serra.
Se você resolveu ter um papagaio em casa, antes de adquiri-lo, entre em contato com a Linha Verde do IBAMA (0800-618080). Nesse telefone, você pode saber se está comprando uma espécie com documentação e liberada em cativeiro. Saiba que manter uma ave de origem ilegal em cativeiro é crime ambiental (lei 9.065/1998).
Agora, você já sabe que o papagaio pode comer manga e outras frutas saborosas. Para continuar acompanhando dicas de alimentação e cuidados, leia os demais conteúdos do blog da Petz. No site, você também encontra todos os produtos que sua ave precisa no dia a dia!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…