A dúvida se papagaio pode comer carambola surgiu após diversos relatos de pessoas que possuem o pé em casa e garantem que não deixam os pássaros chegarem perto da árvore. No entanto, também existem informações sobre aves que se deliciam com essa fruta.
Por isso, hoje, vamos falar mais sobre esse assunto. Afinal, quem tem essa ave fofa e inteligente em casa precisa saber o que papagaio pode comer. Continue a leitura para conferir as informações!
Para os humanos, a carambola pode ser uma fruta tóxica devido à substância caramboxina, um aminoácido parecido com a fenilalanina. Em algumas pessoas, tal composto pode causar agitação, pois age diretamente no sistema nervoso.
Quem tem problemas renais também não pode comer carambola, pois a caramboxina pode causar insuficiência renal grave. A fruta também deve ser evitada por quem possui diabetes e pressão alta. Inclusive, isso também vale para o suco da fruta.
Porém, qual é a relação da substância com as aves? Será que papagaio pode comer carambola? A resposta é não. Afinal, uma fruta que contém um composto que faz mal aos rins e age no sistema nervoso não deve ser oferecida aos papagaios.
Aliás, em cativeiro, é preciso saber o que oferecer às aves, pois não é possível sempre imitar o que elas comem na natureza. Você pode servir fruta para papagaio. Porém, caso seu pet coma apenas disso, vão faltar nutrientes para o organismo, e ele pode ficar obeso.
Pensando nisso, a ração extrusada deve ser a principal comida para papagaio. Algumas frutas e legumes estão liberados, mas com alguns cuidados. Veja mais em seguida!
Já que você sabe a resposta para “papagaio pode comer carambola?”, é importante conhecer também o que ele não pode consumir. Afinal, alguns alimentos fazem muito mal às aves.
Além desses alimentos proibidos, nunca dê ao seu pet algo que você está comendo, pois o organismo dele não é como o seu. Esse animal precisa de uma comida de papagaio, ou seja, uma alimentação própria para a espécie.
Agora que você sabe se papagaio pode comer carambola, vale entender melhor como funciona a dieta do pet. Na natureza, esse animal migra e se alimenta de diversos tipos de frutas e sementes. Porém, em cativeiro, ele precisa de refeições balanceadas.
Se você oferecer apenas as frutas permitidas para ele, vai comprometer a nutrição do bichinho. Por isso, a ração extrusada é um dos principais alimentos para os papagaios, já que ela tem todos os nutrientes e proteínas que a ave precisa.
O mix de sementes também pode ser oferecido, mas fique atento! O pet precisa de todas as sementes que o produto contém. Se ele começar a escolher as preferidas, vai comprometer o organismo.
Sendo assim, sirva o mix como um petisco, assim como algumas frutas e legumes. Em seguida, veja o que papagaio come!
É importante entender que as frutas contém uma quantidade grande de açúcares. Por isso, as ofereça apenas esporadicamente. Inclusive, para o pet se deliciar com os petiscos, é importante que ele tenha uma rotina de exercícios físicos.
Para isso, é possível separar uma parte do seu dia para brincar com ele. Deixe o animal solto pela casa, caso seja seguro. Sabe aqueles rolinhos de papel higiênico? Os papagaios adoram buscá-los pela residência.
Também existem diversos brinquedos próprios para papagaios. Eles são vendidos nos pet shops. Como essas aves são bem inteligentes, elas gostam de objetos que oferecem desafios.
Hoje, você entendeu se papagaio pode comer carambola e descobriu como essa fruta pode fazer muito mal ao organismo dele. Em caso de qualquer dúvida sobre sua ave, consulte um médico-veterinário especialista em animais silvestres. Acompanhe as publicações do blog da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…