Todo tutor de papagaio sabe que o animal adora sementes. Não à toa, durante muito tempo, o mix de sementes foi considerado a base da alimentação dos psitacídeos, o que não é mais recomendado. Com isso, é muito comum se perguntar se papagaio pode comer amendoim.
Enquanto algumas sementes são conhecidas por serem muito queridas pelas diferentes espécies de psitacídeos, como as de girassol, outras despertam dúvidas nos tutores, como as oleaginosas. Afinal, é possível dar amendoim para papagaio?
Não existem relatos de toxicidade do amendoim para papagaios. Na verdade, trata-se de uma semente muito querida pelos psitacídeos, assim como a de girassol. Entretanto, é fundamental que o alimento seja oferecido com muita moderação, apenas como agrado.
Isso porque, apesar de ser rico em proteínas de origem vegetal, ele possui alto teor de gordura, o que favorece o ganho de peso e reduz a qualidade e a longevidade do pet. O papagaio pode comer amendoim sem problemas na quantidade adequada!
Saboroso, fácil de encontrar e mais acessível que outras oleaginosas, como a castanha-de-caju, o amendoim está disponível em diferentes versões, mas a maioria delas não é recomendada para os companheiros psitacídeos.
Papagaio pode comer amendoim de forma moderada. Ainda mais ricas em gorduras e sódio, as versões fritas, como os famosos ovinhos de amendoim ou o amendoim japonês, estão fora de cogitação, assim como o amendoim glaceado.
Além de ser pouco interessante para os papagaios do ponto de vista da textura, a pasta de amendoim frequentemente é formulada com ingredientes potencialmente tóxicos para eles, como é o caso do adoçante de baixa caloria, xilitol.
Ou seja, se quiser oferecer amendoim como petisco para seu amigo, é importante servir apenas o natural ou assado, sem salgar. Nesse sentido, vale destacar que o amendoim oferecido deve ser aquele vendido fora da vagem, de acordo com as normas sanitárias vigentes.
Papagaio pode comer amendoim natural, mas não é recomendado oferecer o alimento na vagem. Isso porque ela pode estar contaminada pelo fungo Aspergillus sp.
Bastante traiçoeira, a aspergilose em papagaios é uma das principais causas de problemas respiratórios em aves domésticas. Ela afeta o trato respiratório de maneira gradual, podendo atingir desde os olhos até as vias aéreas, como a traqueia, os pulmões e os sacos aéreos.
O fungo afeta o organismo do papagaio causando danos aos tecidos e às estruturas do trato respiratório em um processo gradual que pode levar de semanas a meses.
Uma vez que são presas na natureza, os papagaios tendem a esconder os sinais de que estão doentes para não chamar a atenção de predadores. Assim, a aspergilose só costuma ser diagnosticada quando já está em estágio avançado, tendo comprometido órgãos vitais como os pulmões.
Entre os sinais que podem indicar uma infecção por aspergilose, estão:
Em estágios mais avançados, quando a infecção se torna mais generalizada, o papagaio também pode apresentar sinais neurológicos, como tremores.
O tratamento é considerado longo e difícil. Ele envolve o uso de medicamentos antifúngicos, suporte para o restabelecimento do sistema imunológico da ave, bem como a raspagem de placas que correspondem à colonização fúngica em áreas em que isso for possível.
É importante destacar que animais com sistema imunológico comprometido são os mais suscetíveis à aspergilose. Porém, esse não é o único problema da relação papagaio x amendoim. Uma toxina fúngica produzida em condições específicas pode comprometer a saúde da ave a longo prazo.
Trata-se da aflatoxina, toxina produzida pelo fungo Aspergillus sp. A aflatoxina é extremamente termorresistente e possui atividade cancerígena, alergênica e imunossupressora. Para evitar a intoxicação da ave com a aflatoxina, ofereça apenas amendoim de boa qualidade e fresco.
Uma alimentação para papagaio completa e balanceada é fundamental para garantir o bem-estar físico e mental do pet. Afinal, a partir dela, o papagaio deve obter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. A falta e o excesso de determinados nutrientes pode provocar desequilíbrios que reduzem a qualidade de vida e a longevidade da ave.
Muito usado no passado, o famoso mix de sementes para papagaios apresenta alguns problemas fundamentais. Em primeiro lugar, ele é composto por sementes de baixo custo, pouco nutritivas, mas muito ricas em gorduras.
Nesse sentido, é válido lembrar que as deficiências nutricionais podem desencadear problemas que vão desde a desnutrição até à maior suscetibilidade a doenças devido ao comprometimento do sistema imunológico. A obesidade ainda pode trazer diversas consequências para o pet.
Em segundo lugar, pela natureza mista, o mix de sementes possibilita que os papagaios selecionem apenas os alimentos de que mais gostam, em geral, os mais gordurosos e menos nutritivos, como a semente de girassol.
Isso torna a dieta deles ainda mais gordurosa e deficitária, causando problemas no fígado devido ao depósito de gordura nesse órgão a longo prazo, conhecido como esteatose hepática ou fígado gorduroso.
Muitas vezes, o tutor só percebe o problema quando a ave já está bastante comprometida e em quadro de insuficiência hepática. Por isso, é importante saber o que não pode dar para papagaio comer com um médico-veterinário!
Ao contrário do mix de sementes, os alimentos extrusados passam por um processo que garante que cada partícula tenha o mesmo perfil nutricional, evitando a seletividade.
Formuladas com grãos integrais e nutritivos, como linhaça, trigo sarraceno, diferentes tipos de painço e outros, as rações para papagaio fornecem níveis adequados de proteína, fibras e minerais, levando em conta as necessidades da espécie.
Gostou de saber que papagaio pode comer amendoim? Então, confira as publicações do blog da Petz e entenda melhor a dieta da ave.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…