Espécies

Papagaio pode comer alho? Entenda melhor a dieta da ave!

Você sabe se papagaio pode comer alho? Esse alimento é potencialmente tóxico para cães e gatos, por isso, nunca deve ser oferecido, independentemente de estar cru ou cozido. Porém, será que isso também vale para as aves?

Alho para papagaio: sim ou não?

Apesar de os enormes avanços na medicina veterinária nas últimas décadas, ainda há poucos estudos que buscam investigar os benefícios ou a toxicidade de determinados alimentos para os pets.

Muitas vezes, a questão do alimento ser tóxico ou não se baseia em algumas observações em um número pequeno de animais ou extrapolação de outras espécies.

Isso posto, existem alguns alimentos sabidamente proibidos para os psitacídeos. É o caso do alho, da cebola e de outros vegetais da família das aliáceas, como a cebolinha e as chalotas, todos potencialmente tóxicos para os papagaios. Sendo assim, a resposta para “papagaio pode comer alho?” é não!

Entenda por que o alho e a cebola são alimentos proibidos

O problema das aliáceas são as moléculas conhecidas como tiossulfatos. Compostas por oxigênio e enxofre, elas são parcialmente responsáveis pelo odor característico desses vegetais. Uma vez ingeridas pelos papagaios, elas liberam radicais livres no organismo das aves, desencadeando um processo de oxidação das células.

Entre as consequências mais graves desse processo de oxidação celular em papagaios, estão as alterações do sistema imunológico, deixando a ave mais suscetível às doenças e, principalmente, ao risco de anemia hemolítica decorrente da oxidação e à destruição dos glóbulos vermelhos.

Também conhecidos como hemácias, os glóbulos vermelhos são células sanguíneas responsáveis pela troca do gás carbônico e do oxigênio. A destruição das células ocasionadas pela intoxicação pode causar até o óbito do pet. Por isso, não pode dar alho para papagaio!

Sintomas da intoxicação por alho e outras aliáceas

Como outros animais presas na natureza, os papagaios procuram esconder os sinais de que não estão bem a fim de não atraírem predadores em busca de uma “refeição fácil”.

Não bastasse isso, alguns sinais de intoxicação e anemia podem ser pouco específicos ou menos perceptíveis para os tutores, ao menos no início. É de grande importância saber o que papagaio não pode comer para evitar que a ave sofra sem você perceber.

Sabendo a resposta para “papagaio pode comer alho?”, fique atento aos seguintes sinais de que algo pode não estar bem:

  • regurgitação;
  • diarreia;
  • mudanças na frequência respiratória;
  • penas arrepiadas;
  • anorexia;
  • fraqueza;
  • letargia.

Em caso de anemia, as mucosas do papagaio podem tornar-se mais pálidas, o que nem sempre é percebido pelos tutores.

Vale lembrar que a anemia em papagaios não é um problema raro de saúde da ave. Além da intoxicação por alho, ela pode estar ligada a outras causas, como traumas com perda significativa de sangue, parasitas hematófagos e dieta inadequada e deficiente em ferro. Na dúvida, procure um veterinário com urgência.

Existe uma quantidade considerada segura?

O risco de intoxicação e comprometimento do organismo varia de acordo com a relação entre a quantidade de substância ingerida e o peso do pet. Fatores individuais, como o estado de saúde de cada paciente, também interferem na maneira como cada ave reagirá à ingestão.

Assim, considerando a quantidade insuficiente de estudos sobre o tema, não é possível falar em uma quantidade segura de alho para papagaio. O melhor é evitar oferecer o vegetal à ave e, caso alguém pergunte se papagaio pode comer alho, responda não.

Também é importante se informar com um veterinário sobre a melhor alimentação para papagaio, garantindo a saúde da ave!

O que fazer se o papagaio comer alho por acidente?

O papagaio pode comer alho acidentalmente? Justamente devido ao cheiro, é improvável que o papagaio se interesse por um dente de alho cru. No entanto, é possível que ele não recuse um biscoitinho, vegetais ou qualquer alimento de consumo humano temperado com alho.

Se ele comer algum alimento com alho por qualquer motivo, considere a quantidade ingerida. Caso o pet tenha comido apenas um pouquinho do alimento, é possível que ele não apresente reações. Ainda assim, a recomendação é observá-lo atentamente nas próximas horas e dias. Em caso de qualquer alteração, leve-o para uma consulta em uma clínica veterinária com urgência.

Evite compartilhar comida com o papagaio

Um dos problemas de oferecer alimentos, em especial, os ultraprocessados, para os pets é que eles podem conter ingredientes tóxicos, estando na lista de o que não pode dar para papagaio comer.

Sabendo a resposta para “papagaio pode comer alho?”, evite compartilhar comida com o pet. O alimento pode conter o tempero e fazer mal à ave. Além do alho, da cebola e da cebolinha, outros alimentos perigosos para os papagaios são feitos à base de cacau, cafeína, álcool, entre outros.

Ainda que não sejam tóxicos, esses alimentos agregam calorias e gorduras desnecessárias à dieta do pet, aumentando o risco de desequilíbrios que podem levar a uma série de problemas de saúde.

Já outros legumes e frutas, como pera e maçã sem sementes, podem fazer parte de uma dieta variada e equilibrada, desde que com moderação. Em caso de dúvidas, consulte um especialista!

Agora que você sabe se papagaio pode comer alho, confira as outras publicações do blog da Petz e veja quais outros alimentos não são recomendados para a sua ave. Lembre-se de sempre consultar um médico-veterinário para ter certeza do que o animal pode ou não comer.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

14 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

2 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

3 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

3 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago