Considerada uma ave exótica, o papagaio ecletus vem ganhando cada vez mais espaço como animal de estimação, devido ao temperamento alegre e às cores vivas da penugem. Porém, será que o papagaio ecletus fala, assim como as outras espécies de papagaio?
Continue lendo para saber tudo sobre a capacidade de vocalização desse bicho fascinante. Além de contar se o papagaio ecletus fala, vamos apresentar outras curiosidades sobre os cuidados com essa ave a seguir!
Assim como os periquitos e as araras, o Ecletus roratus, nome científico do papagaio ecletus, faz parte de uma família de pássaros chamada de Psitacídeos. Essas aves possuem o cérebro bem desenvolvido, o que lhes garante grande inteligência e ótima habilidade de imitar diversos sons.
Além de ter toda essa esperteza, a espécie costuma ser muito amigável, sendo uma ótima escolha para quem deseja um pet companheiro e alegre. Com esse papagaio de estimação em casa, o silêncio e a apatia vão embora, pois a ave é muito sociável e se apega bastante ao tutor.
Uma característica marcante do bicho é o dimorfismo sexual, ou seja, os machos e as fêmeas apresentam traços marcantes que os diferenciam mutuamente. Enquanto os primeiros têm uma cor verde brilhante, com bico alaranjado, as fêmeas contam com penas de um vermelho vivo, detalhes em roxo e bico preto.
O tamanho de um ecletus adulto pode variar entre 35 e 42 cm, medindo da cauda até o bico. O peso, por sua vez, fica em torno de 450 g. Para garantir o pleno desenvolvimento, é preciso fornecer uma alimentação balanceada e permitir que o bicho se exercite, pois ele costuma ser bem ativo.
Em relação ao tempo de vida, a expectativa é bem alta e chama atenção, tendo em vista que a ave pode viver até 50 anos ou mais. Já deu para perceber que ela pode ser uma parceira para a vida inteira, não é verdade? Será que dá para ensiná-la a falar que nem outras espécies de papagaio?
Os papagaios são conhecidos pela capacidade de emular a voz humana, mas será que isso se aplica a todas as espécies dessa ave? Como mencionamos, o papagaio ecletus apresenta uma personalidade bastante sociável, logo consegue facilmente aprender a “falar” por meio da interação com os humanos.
Na verdade, não ocorre necessariamente a produção de fala, mas sim a imitação das palavras e frases ouvidas das pessoas. Dessa maneira, podemos afirmar que, sim, da mesma forma que outros psitacídeos, o papagaio ecletus fala e é possível, inclusive, treiná-los para isso.
Isso é possível graças à alta inteligência e à língua arredondada dessas aves, que a torna semelhante à nossa. Entretanto, vale dizer que os machos costumam ser mais fáceis de adestrar que as fêmeas, pois elas são mais independentes que eles.
No entanto, não há com o que se preocupar em relação ao aprendizado de ambos os sexos, pois o processo frequentemente é simples e rápido, justamente porque os ecletus são muito afetuosos e adoram brincar com os tutores.
Além da imitação da voz humana, esse papagaio falante é capaz de produzir uma infinidade de outros sons, bastando a exposição a diferentes estímulos sonoros.
Na natureza, essas aves utilizam a capacidade vocal para se comunicarem com parceiros de espécie, acasalar e defender o território. Sendo assim, os ruídos variam desde assobios mais suaves e ritmados até gritos fortes e mais agressivos.
Na vida doméstica, por outro lado, ao serem apresentados, por exemplo, à fala humana, às músicas e ao barulho dos eletrodomésticos, os bichos vão aprendendo a modular sons de acordo com esse contexto. Por isso, é comum encontrar papagaio falando e cantando em diversos vídeos da internet.
Apesar de haver muita discussão sobre os papagaios entenderem ou não os humanos, já deu para perceber que esses bichos são espertos. Portanto, o papagaio ecletus fala e pode aprender muitos truques e sons diferentes.
Para isso realmente acontecer, é essencial que eles tenham a saúde em dia. Os cuidados com a alimentação constituem um dos elementos mais importantes desse processo.
Os tutores do papagaio ecletus precisam ter em mente que o sistema digestivo dele apresenta características próprias da espécie, o que exige atenção especial. Sendo assim, a dieta deve se basear em fibras, obtidas a partir de frutas e legumes. Sementes e rações, por sua vez, devem ser ofertadas em menor quantidade.
Gostou de conhecer mais sobre uma das espécies mais bonitas e encantadoras, o colorido Ecletus roratus? Ficou claro que o papagaio ecletus fala e pode aprender a imitar palavras, frases humanas e outros sons, além de ser ótima companhia para quem detesta o silêncio em casa.
Continue acompanhando o blog da Petz para conferir outras curiosidades e dicas de cuidados com seu papagaio. Aqui, você fica sabendo tudo sobre o mundo animal e diversas novidades!
A pancreatite em cachorro é uma condição séria, que pode afetar cães de todas as…
Assim como os seres humanos, os pets podem encontrar benefícios para a saúde física e…
Se você conhece um cão do grupo de raças dos Pastores, sabe que ele é…
As capivaras são animais sociáveis, que habitam regiões da América do Sul. Cada vez mais…
Os felinos costumam ser pets ágeis, com ótimos reflexos. Por isso, muitas vezes o tutor…
Para que o ecossistema de um tanque funcione adequadamente, é necessário que todos os parâmetros…