Para algumas pessoas, pode parecer estranho ter um ratinho de estimação. Porém, esse simpático animal conquista o coração de muita gente. Para oferecer o que há de melhor para ele, o tutor deve saber o que rato twister pode comer.
A primeira coisa a ter em mente é que esse rato de estimação come quase tudo que é oferecido a ele. Por isso, é preciso ter cuidado e saber quais alimentos são permitidos e quais são proibidos para o pet!
O rato twister é um animal onívoro, ou seja, come produtos de origem tanto animal quanto vegetal. Por isso, a lista de alimentos permitidos é grande. Alguns podem ser fornecidos apenas cozidos; outros podem ser oferecidos dessa forma ou crus.
Então, a lista com o que rato twister pode comer é ilimitada? Não! Muitos alimentos humanos fazem mal para eles, principalmente os industrializados e com adição de sal ou açúcar. Fique atento!
Lembre-se: nenhum produto industrializado, frito ou com adoçante pode ser dado ao ratinho. Então, quer saber o que rato twister pode comer? Confira a longa lista de alimentos permitidos a seguir.
Que tal começar pelos vegetais que podem ser consumidos pelo rato twister? Acompanhe a seguir!
Quem não gosta de uma frutinha, não é mesmo? O ratinho pode adorar! Quer saber quais são as doçuras naturais permitidas? (lembrando que devem ser oferecidas apenas como petisco!) Veja abaixo!
Sim, o rato twister também pode comer cereais e grãos! É uma variedade que parece que não acaba. Veja os permitidos a seguir.
A lista é longa mesmo, não é? Abaixo, estão listados alguns petiscos que o ratinho pode ingerir. Porém, lembre-se: eles devem ser oferecidos com moderação.
Ao introduzir novos alimentos na dieta do ratinho, procure oferecer um de cada vez. Mesmo que eles sejam naturais, o pet pode ter uma intolerância individual, apresentando um desarranjo intestinal. Lembre-se: o que rato twister pode comer também depende do organismo de cada bichinho.
Alguns alimentos são proibidos para o pet. Além dos fritos, industrializados e com temperos adicionados, você não pode oferecer: cebola, couve-de-bruxelas, alcachofra, milho seco, manga, laranja, limão, abacaxi, carnes cruas, queijos, insetos e larvas de procedência desconhecida.
A alfafa, muito usada na alimentação da chinchila, também não deve ser oferecida ao twister, pois ele não a digere bem. Ela causa muita fermentação no intestino, gerando gases e desconforto. Além disso, jamais dê ração de cachorro para ele!
A ração para rato twister é a base da alimentação do pet. Procure um alimento extrusado em vez da mistura de sementes. Mesmo balanceado, esse mix permite que o pet selecione as nuts que mais gosta e deixe de lado as que menos agradam seu paladar, desbalanceando a dieta.
Além disso, na alimentação do rato twister, procure comprar as rações feitas com sementes não transgênicas. Ainda não se sabe ao certo qual é o efeito de componentes geneticamente modificados na dieta das pessoas e dos animais.
Agora que você já sabe o que rato come, precisa saber como oferecer os alimentos para que ele não fique abaixo ou acima do peso ideal. O pet adulto pesa em torno de 300 g (fêmea) ou 400 g (macho).
Em geral, é possível oferecer por volta de 15 g de alimento ao dia, divididos em três a cinco porções diárias. No entanto, essa quantidade pode estar acima ou abaixo do que ele precisa. Por isso, é importante pesá-lo a cada dez dias para acompanhar adequadamente.
Depois que o ratinho estiver satisfeito, não deixe os restos de comida na gaiola. Isso atrai moscas que podem transmitir alguma doença para ele, além de deixar mau cheiro pela casa. O twister é tão limpinho quanto um gato, por isso, é importante deixar o ambiente sempre bem higienizado!
Mesmo retirando as sobras da alimentação, é preciso lavar os pratinhos de comida todos os dias, assim como os bebedouros, para o pet não adoecer. Use água e detergente neutro. Depois, enxágue bem.
Os ratos costumam ser um pouco bagunceiros e jogam a comida para fora do pratinho, sujando a gaiola. Por isso, é recomendo trocar todo o substrato a cada sete dias, no máximo — principalmente se ele não usar o banheirinho corretamente.
Os brinquedos e acessórios também podem ficar sujos tanto de comida quanto de urina e fezes. Caso note essas sujidades, lave bem os objetos, passe desinfetante de uso veterinário e enxágue bem. Só devolva os itens à gaiola depois que estiverem totalmente secos.
Por ser um roedor, o twister tem dentinhos que crescem continuamente. Por isso, ele precisa desgastá-los corretamente. O tipo de alimento oferecido ao pet é um fator determinante no desgaste. Agora que você já sabe o que rato twister pode comer, invista principalmente nas comidinhas in natura da lista.
Além disso, ofereça brinquedos específicos para os ratos roerem. No geral, são objetos de madeira comestível. Preste bastante atenção quando for comprá-los, pois eles devem ser naturais, sem verniz ou qualquer tratamento com produto químico.
Não é demais aprender sobre os pets? Ao saber o que rato twister pode comer, você melhora seus cuidados com seu ratinho! Aproveite e visite uma loja da Petz para conhecer os produtos específicos para esse pet. Ele vai amar!
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…
Quem é apaixonado pela vida marinha e por todo o ecossistema envolvido nos fundos dos…
Existem plantas que podem ser usadas não apenas para decoração, mas também na culinária, no…