Chegando a até 80 kg quando adultos, os porcos têm virado os favoritos para adoção até de personalidades ao redor do mundo. Porém, independentemente do tamanho do animal, o que não muda é a seguinte dúvida: o que os porcos comem?
Se você está pensando em adotar, é importante saber o que os porcos gostam de comer e quais alimentos precisam estar na dieta saudável deles. A seguir, confira os principais cuidados que devem ser tomados com a dieta desses pets!
Antes de explicarmos sobre o que os porcos comem, é importante falarmos qual é o contexto da vida de cada animal. Mais especificamente, qual é a finalidade dele para a vida humana. Assim, pense em três situações de criação de porco:
Quando o animal é destinado à produção, a alimentação do porco consiste, exclusivamente, em rações industrializadas balanceadas. O alimento é desenvolvido com o objetivo de suprir as necessidades nutricionais da espécie e a fase da cadeia produtiva.
No caso dos porcos de estimação, o manejo nutricional é diferente, pensando não apenas na riqueza de nutrientes, mas também na longevidade esperada. De acordo com Sérgio Alcântara, especialista em Silvestres do grupo Petz, os porcos são bem característicos quando o assunto é alimentação.
“Os porcos comem ou passam boa parte do dia procurando por comida e só recusam alimentos em caso de doença. Diante dessa característica, é importante estar atento à quantidade oferecida, já que os excessos e as faltas podem diminuir a qualidade e a expectativa de vida”, explica o especialista.
Por último, os porcos selvagens são considerados onívoros oportunistas, ou seja, alimentam-se de fontes variadas de origem animal ou vegetal. “Eles estão constantemente à procura de alimento, escavando o solo com os cascos e o focinho para comer o que conseguirem expor, como raízes, vagens e pequenos animais, que podem ser vertebrados ou invertebrados”, complementa o especialista.
Ao contrário do que muitos pensam, os porcos não comem lavagem. Porcos criados em granjas regularizadas nada têm a ver com a sujeira e a qual tantas vezes são imaginados.
Hoje, qualquer local regulamentado e legalizado destina ambientes limpos e higienizados com frequência a esses animais, além de rações apropriadas para o desenvolvimento deles.
Dessa forma, a popularmente conhecida “lavagem” passa bem longe dos porcos. Nada de resto de comida ou comida velha. O que os porcos comem é uma ração à base de soja e milho, chegando a até 3 kg de alimento por dia.
No caso de porcos domésticos, também é recomendado ofertar frutas, verduras, hortaliças, legumes e demais grãos. Porém, alguns alimentos não devem ser oferecidos aos porcos:
Tanto o milho quanto o farelo de soja fazem parte da lista de “o que os porcos comem”. Ambos são fontes ricas de nutrientes, mas não suficientes para o desenvolvimento pleno dos porcos. É necessário suplementar as refeições, contando com o apoio de microminerais, como o fósforo e o cálcio, por exemplo.
Segundo o Centro de Produções Técnicas (CPT), entre os alimentos que os porcos comem, é recomendado fornecer a seguinte fórmula:
Além de engordar os suínos, os microminerais colaboram para a saúde reprodutiva das porcas, como sugere estudo da Comunidade Profissional Suinícola.
“A este respeito, Peters e Mahan (2008) publicaram que porcas alimentadas com uma combinação de microminerais na forma orgânica produziram mais leitões por ninhada (p<0,05) em comparação com porcas alimentadas com os mesmos níveis de minerais inorgânicos: 12,2 x 11,3 total de nascidos e 11,3 x 10,6 nascidos vivos, respectivamente”.
Além disso, os profissionais concluíram que os nutrientes diminuem as chances de leitões imperfeitos e aumentam a qualidade do leitão ao nascer. Na dúvida, quando alguém te perguntar o que os porcos comem, diga: milho, soja e suplemento micromineral (ferro, zinco, manganês, cobre, iodo e tantos outros).
Gostou de saber o que os porcos comem? Então, não deixe de acompanhar os posts do blog da Petz e descobrir mais sobre como cuidar dos amigos de quatro patas! Para garantir tudo o que eles precisam, confira nossa loja on-line!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…