Chegando a até 80 kg quando adultos, os porcos têm virado os favoritos para adoção até de personalidades ao redor do mundo. Porém, independentemente do tamanho do animal, o que não muda é a seguinte dúvida: o que os porcos comem?
Se você está pensando em adotar, é importante saber o que os porcos gostam de comer e quais alimentos precisam estar na dieta saudável deles. A seguir, confira os principais cuidados que devem ser tomados com a dieta desses pets!
O que você precisa saber sobre a alimentação dos porcos
Antes de explicarmos sobre o que os porcos comem, é importante falarmos qual é o contexto da vida de cada animal. Mais especificamente, qual é a finalidade dele para a vida humana. Assim, pense em três situações de criação de porco:
- porcos destinados à produção de carne e derivados;
- porcos criados em granjas de suínos;
- porcos criados como animais de estimação (pets);
- porcos selvagens.
Quando o animal é destinado à produção, a alimentação do porco consiste, exclusivamente, em rações industrializadas balanceadas. O alimento é desenvolvido com o objetivo de suprir as necessidades nutricionais da espécie e a fase da cadeia produtiva.
No caso dos porcos de estimação, o manejo nutricional é diferente, pensando não apenas na riqueza de nutrientes, mas também na longevidade esperada. De acordo com Sérgio Alcântara, especialista em Silvestres do grupo Petz, os porcos são bem característicos quando o assunto é alimentação.
“Os porcos comem ou passam boa parte do dia procurando por comida e só recusam alimentos em caso de doença. Diante dessa característica, é importante estar atento à quantidade oferecida, já que os excessos e as faltas podem diminuir a qualidade e a expectativa de vida”, explica o especialista.
Por último, os porcos selvagens são considerados onívoros oportunistas, ou seja, alimentam-se de fontes variadas de origem animal ou vegetal. “Eles estão constantemente à procura de alimento, escavando o solo com os cascos e o focinho para comer o que conseguirem expor, como raízes, vagens e pequenos animais, que podem ser vertebrados ou invertebrados”, complementa o especialista.
O que os porcos não podem comer?
Ao contrário do que muitos pensam, os porcos não comem lavagem. Porcos criados em granjas regularizadas nada têm a ver com a sujeira e a qual tantas vezes são imaginados.
Hoje, qualquer local regulamentado e legalizado destina ambientes limpos e higienizados com frequência a esses animais, além de rações apropriadas para o desenvolvimento deles.
Dessa forma, a popularmente conhecida “lavagem” passa bem longe dos porcos. Nada de resto de comida ou comida velha. O que os porcos comem é uma ração à base de soja e milho, chegando a até 3 kg de alimento por dia.
No caso de porcos domésticos, também é recomendado ofertar frutas, verduras, hortaliças, legumes e demais grãos. Porém, alguns alimentos não devem ser oferecidos aos porcos:
- alimentos preparados para consumo humano, como restos de comida;
- alimentos em conserva ou enlatados;
- alimentos que contenham sal ou açúcar;
- rações específicas para cães e gatos ou diferentes espécies de animais.
Porcos e minerais: qual é a relação?
Tanto o milho quanto o farelo de soja fazem parte da lista de “o que os porcos comem”. Ambos são fontes ricas de nutrientes, mas não suficientes para o desenvolvimento pleno dos porcos. É necessário suplementar as refeições, contando com o apoio de microminerais, como o fósforo e o cálcio, por exemplo.
Segundo o Centro de Produções Técnicas (CPT), entre os alimentos que os porcos comem, é recomendado fornecer a seguinte fórmula:
- 75% de milho moído;
- 21% de farelo de soja;
- 4% de suplemento vitamínico à base de microminerais.
Além de engordar os suínos, os microminerais colaboram para a saúde reprodutiva das porcas, como sugere estudo da Comunidade Profissional Suinícola.
“A este respeito, Peters e Mahan (2008) publicaram que porcas alimentadas com uma combinação de microminerais na forma orgânica produziram mais leitões por ninhada (p<0,05) em comparação com porcas alimentadas com os mesmos níveis de minerais inorgânicos: 12,2 x 11,3 total de nascidos e 11,3 x 10,6 nascidos vivos, respectivamente”.
Além disso, os profissionais concluíram que os nutrientes diminuem as chances de leitões imperfeitos e aumentam a qualidade do leitão ao nascer. Na dúvida, quando alguém te perguntar o que os porcos comem, diga: milho, soja e suplemento micromineral (ferro, zinco, manganês, cobre, iodo e tantos outros).
Gostou de saber o que os porcos comem? Então, não deixe de acompanhar os posts do blog da Petz e descobrir mais sobre como cuidar dos amigos de quatro patas! Para garantir tudo o que eles precisam, confira nossa loja on-line!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário