Antes de saber o que a chinchila come, é importante entender que esse pequeno e fofo animal é da família dos roedores. Originária do Chile, principalmente das regiões mais frias, ela precisa de alguns cuidados.
Se você tem intenção de adotar um animal como esse, siga a leitura deste artigo. Você vai saber diversos cuidados com chinchila, como o que ela come, qual é o temperamento e tudo mais para ela crescer saudável!
A chinchila é um roedor da família Chinchillidae. Muitas pessoas perguntam se ela é um tipo de rato. A resposta é não, a chinchila não é um rato, nem um coelho ou um esquilo.
Essa confusão pode acontecer porque existe uma raça de coelho com o nome chinchila, que pesa entre 4 e 5 kg. Além disso, o nome “chinchila” está relacionado a uma cor padrão de coelhos.
A seguir, confira as características e o que a chinchila come. Esse animal fofo e dócil é encontrado na natureza, nas regiões da Bolívia, do Peru, do Chile e da Argentina.
A chinchila é um pequeno animal, com 400 g, que se adapta muito bem como bicho de estimação. Caso não seja oferecida uma alimentação adequada, ela pode engordar.
Quando adulta, não ultrapassa 36 cm. A pelagem é bem macia. Você pode encontrar chinchila nas cores cinza, branco, bege, púrpura, veludo, ébano e safira. Além disso, existe a chinchila de cauda curta e a de cauda comprida.
Geralmente, a chinchila de cauda curta tem a pelagem azulada. Ela entrou em perigo de extinção devido ao aproveitamento da carne e da pele, justamente pela beleza da pelagem.
A chinchila de cauda comprida é a mais conhecida comumente, embora também faça parte da criação para comércio devido à pelagem valiosa. Ambas são vistas na natureza, mas a chinchila de cauda curta apresenta-se em um número cada vez menor.
Caso você queira adquirir uma chinchila, é importante saber que ela tem uma boa expectativa de vida, chegando até aos 20 anos. Porém, apenas a chinchila de cauda comprida é doméstica.
Entre as características, a pelagem da chinchila é o que mais chama a atenção. Os pelos são muito macios. A higiene deve ser indicada por um especialista, já que ela não toma banho.
Desse modo, existem alguns produtos específicos para chinchila, como escovas e areias de banho. Agora que você já sabe as características desse animal tão fofo, saiba o que a chinchila come.
É necessário oferecer alimentação balanceada para a chinchila ter boa saúde. Existem rações específicas, que possuem o que ela precisa para o desenvolvimento. Além disso, vale acrescentar feno, alfafa e água na dieta. Com o aval do veterinário, outras opções podem ser incrementadas:
Entretanto, ao oferecer feno para chinchila ou qualquer outro alimento da lista, sempre disponha apenas pequenas quantidades e, no máximo, duas vezes por semana.
Além de saber o que a chinchila come, é válido conhecer alguns alimentos que não devem ser oferecidos a esse animal, pois podem fazer mal à saúde dele:
Apesar de ser um pet resistente, ele requer diversos cuidados, principalmente quando o assunto é o que a chinchila pode comer. Veja mais em seguida.
Um dos principais cuidados com a higiene da chinchila é que ela não deve tomar banho com água, apenas com produtos específicos, como pó de mármore. O motivo é que os pelos da chinchila não secam tão facilmente, e o acúmulo de água pode causar fungos.
Contudo, basta colocar o pó de mármore ou a areia específica que a chinchila toma banho sozinha. A gaiola deve ser limpa diariamente. Nunca deixe restos de alimentos ali, pois podem fazer mal à chinchila.
Uma curiosidade é que ela não tem ectoparasitas, já que o pelo não permite que entre em contato com a pele.
Além de saber o que a chinchila come, é importante se atentar à saúde do animal. Infelizmente, a chinchila pode ter algumas doenças. Vamos abordar algumas delas. Ao perceber qualquer sinal de enfermidade, consulte um veterinário.
Caso você perceba alteração nas fezes, veja se a alfafa para chinchila não possui fungos. Eles são prejudiciais ao intestino do pet e podem fazer mal. Por isso, sempre ofereça alimentos de qualidade e mantenha a gaiola limpa.
Do mesmo modo, alguns alimentos também podem causar constipação. Por isso, com o aval de um profissional, algumas frutas estão liberadas para as chinchilas.
Caso você perceba qualquer alteração nos olhos da chinchila, um médico-veterinário também deve ser consultado. O pet pode apresentar conjuntivite, e o problema deve ser tratado.
Com esses cuidados e sabendo o que a chinchila come, você já pode adquirir esse animal fofo de pelos macios! Quer aprender ainda mais características e outras curiosidades? Então, acompanhe o blog da Petz e fique por dentro de diversos assuntos.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…