Esses pequenos roedores comem tudo o que oferecemos a eles. No entanto, devemos ter cuidado com alguns alimentos, pois existem aqueles que podem ser tóxicos a eles. Uma dúvida de muitos tutores é saber se hamster pode comer tomate-cereja.
O tomate-cereja é um fruto bastante apreciado pelas pessoas, principalmente na salada. Ainda assim, nem tudo que comemos pode ser oferecido aos nossos pets, principalmente quando usamos temperos. Hoje vamos falar se o tomate-cereja é uma das comidas para hamster.
Tanto o tomate tradicional quanto o tomate-cereja possuem as mesmas propriedades e benefícios. Além disso, existem diversos tipos de tomates: alguns são usados para salada, enquanto outros são melhores para fazer molho.
A diferença entre eles também está no sabor: o tomate-cereja, por exemplo, é mais doce e possui menor acidez do que os demais. As principais propriedades benéficas do tomate são:
Sendo assim, o tomate-cereja, principalmente se consumido cru, fortalece o sistema imunológico e reduz os níveis de colesterol. Apesar dos benefícios, será que hamster pode comer tomate-cereja?
Sim, hamster pode comer tomate-cereja. Aliás, ele adora qualquer tipo de tomate. O fruto possui tomatina, um alcaloide que funciona como antibiótico natural e controla o colesterol e vai perdendo à medida que amadurece.
A substância é prejudicial em grandes quantidades. Portanto, como em qualquer alimento, em excesso, ele pode fazer mal. Como nosso amigo é muito pequenininho, qualquer quantidade a mais poderá causar efeitos indesejados à saúde do animal.
Mesmo sabendo que o hamster pode comer tomate de diferentes tipos, é importante conferir com o médico-veterinário a quantidade ideal para o pet. Assim, garante que ele se beneficie com as propriedades do fruto!
As folhas do tomate-cereja são usadas como condimento, em pequena quantidade. Elas também possuem tomatina em sua composição, permanecendo em toda a sua fase. É um dos alimentos presentes na lista de o que não pode dar para hamster.
Além da folha do tomate-cereja, existem outros tipos de folhas que fazem parte da lista de o que hamster não pode comer, por exemplo a folha da batata, da berinjela e do jiló. Em seguida, veja outros alimentos que os roedores não devem comer:
Alguns tutores não sabem que o tomate em excesso pode fazer mal ao hamster. Se você ofereceu a ele, observe se ele apresenta algum sinal de desconforto, como vômitos e diarreia.
O tomate-cereja é tóxico quando consumido em grandes quantidades. Por isso, a partir de agora, quando você tiver dúvidas a respeito da lista de alimentos para hamsters, o ideal é sempre procurar por um médico-veterinário.
Atualmente, existem excelentes rações produzidas especialmente para os roedores. Elas possuem os principais alimentos que o hamster pode comer. Um tipo de ração bastante recomendada é a ração extrusada.
Esse tipo de ração passa por um processo onde todos os ingredientes são moídos e comprimidos, formando uma mistura homogênea. O hamster, ao se alimentar dessa ração, sempre vai comer um pouquinho do que ele precisa.
Ainda assim, além da ração, você pode oferecer em menor quantidade o mix de sementes. E ele adora! As frutas, legumes e verduras também devem fazer parte da alimentação do roedor. Procure identificar as suas favoritas, variando as opções.
Aliás, as verduras são excelentes para ajudar no funcionamento do intestino do hamster. Pensando nisso, o feno é outro alimento que deve ser oferecido diariamente, em consumo livre.
As frutas contêm um carboidrato chamado frutose, que confere o gosto adocicado a elas. Em grande quantidade, a frutose, um açúcar, pode causar obesidade e diabetes. Por isso, o ideal é servi-las sempre em pequenos pedaços, intercalando com outros vegetais.
As frutas devem ser muito bem higienizadas e, de preferência, orgânicas. Não se esqueça de retirar as sementes e os caroços. As frutas mais saudáveis para os hamsters são pera, maçã, banana, uva e melão. Evite as frutas cítricas, pois sua acidez pode fazer mal ao pet.
As verduras podem ser oferecidas diariamente aos hamster. Além de os pets adorarem mastigá-las, elas contribuem para o controle do crescimento dentário. Ofereça sempre pequenas quantidades muito bem higienizadas.
Dentre os vegetais, considera-se boas opções espinafre, folhas de cenoura, acelga, nabo, couve, folhas de couve-flor, brócolis, folhas de abobrinha, salsinha e vagem. Os legumes também podem ser oferecidos, mas cerca de duas vezes na semana. São excelentes escolhas a cenoura, a abóbora e a abobrinha. Se quiser oferecer batata, ela deve ser cozida e sem temperos, sempre. Crua, a batata contém a toxina solanina, também presente nas folhas.
Agora que você sabe que hamster pode comer tomate-cereja, confira as outras publicações aqui, do blog da Petz, para entender melhor a dieta desses roedores tão simpáticos!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…