Existem cerca de 24 espécies de hamster no mundo, mas apenas quatro são classificadas como animais domésticos e duas são comercializadas no Brasil. No entanto, cada vez mais pessoas se encantam com esse roedor e tem dúvidas sobre o que o hamster pode comer. Um bom exemplo disso é se hamster pode comer talo de couve.
Os hamsters são seres espertos e interativos, que se adaptam muito bem aos seus tutores. Além disso, são bem fáceis de cuidar. Ainda assim, a alimentação é um ponto importante com o qual se preocupar, pois é a garantia de que o seu pet terá muito mais saúde. Por isso, deve-se ter certeza do que o hamster pode comer.
Na verdade, o hamster é um pet onívoro, ou seja, ele se alimenta de proteína tanto de origem vegetal quanto animal. Na natureza, ele come pequenos insetos, diversos tipos de folhas, sementes e frutas.
É muito difícil oferecer, em cativeiro, tudo o que o hamster come na natureza, mas podemos nos aproximar bastante dela, principalmente se quisermos que nosso pet tenha a melhor dieta possível. Assim sendo, em cativeiro, ele pode comer frutas e vegetais. Por isso, muitos tutores se perguntam se hamster pode comer talo de couve.
Como cada vez mais pessoas têm hamster como pet doméstico, hoje existem comidas para hamster, que são rações específicas para a espécie. Elas podem ser servidas como base alimentar do roedor, sendo complementadas com frutas e vegetais.
Além disso, o feno também é importante na dieta do roedor e é de presença obrigatória na lista de alimentos para hamster, já que o alimento ajuda na digestão e funcionamento do intestino, além de manter seus dentes desgastados. Mas você sabe quais são as espécies de hamster domésticos?
Essas são as espécies de hamsters domesticadas. No entanto, apenas o hamster sírio e o hamster anão russo são liberados para viver em cativeiro no Brasil. Veja, em seguida, se o hamster pode comer talo de couve.
Sim, hamster pode comer talo de couve. Assim como as folhas da couve, ambos os alimentos contêm vitaminas essenciais aos pets. O talo é rico em potássio e cálcio, além de fibras, que são muito importantes aos roedores.
Da mesma forma que o hamster pode comer couve, o talo possui vitaminas A, K e B, além de ferro, que fortalece o organismo do pet. Mas você sabe quanto talo de couve pode ser oferecido para o hamster?
O primeiro passo antes de oferecer qualquer tipo de vegetal para o hamster é comprar de um local com boas procedências. Além disso, veja se a couve está fresca, pois não é indicado servir o vegetal passado do tempo.
Após escolher a couve, higienize-a muito bem. Sempre que oferecer algo novo para seu pet, ou seja, algo que ele nunca comeu antes, dê pequenos pedaços e observe. Caso seu organismo não aceite o alimento, suspenda.
Retire as folhas e dê um pequeno talo ao hamster. Deixe que ele se divirta roendo o alimento, mas quando deixar ele de lado, retire da gaiola.
As pessoas têm o costume de dar com mais frequência a folha da couve para o hamster. O talo é um excelente alimento, rico em vitaminas e minerais.
O talo pode ser encarado por ele como um enriquecimento ambiental, já que é algo diferente e que vai demandar mais esforço para o hamster roer. Além disso, como o hamster pode comer outros vegetais, ofereça o talo apenas uma vez na semana.
Assim, você pode variar os vegetais na semana e manter a alimentação do roedor balanceada. Em seguida, saiba mais sobre o que o hamster pode comer além da ração.
Se na natureza os hamsters comem pequenos insetos, isso também pode ser feito em cativeiro. Um dos principais insetos que o hamster adora são os tenébrios, fonte de proteínas e rico em ômegas 3 e 6.
O tenébrio é a larva do besouro e pode ser encontrado vivo ou desidratado. No entanto, os insetos não podem ser a base alimentar do hamster, mas um complemento da ração e do feno, assim como as frutas, os legumes e as verduras.
Assim como qualquer produto de origem animal e vegetal, só compre tenébrio vivo de locais seguros e com boas procedências. O inseto também funciona como um enriquecimento alimentar para hamster, já que ele vai caçar o alimento e aflorar seus instintos.
Além do tenébrio vivo, você também encontra nos pet shops o tenébrio desidratado. Ele também pode ser servido como um agrado ao hamster. Ainda assim, a maior parte da alimentação do hamster é de origem vegetal.
Se tem um alimento que o roedor adora é o mix de sementes. O hamster é um pet inteligente e vai logo escolher a semente que mais gosta. Ao selecionar o alimento, ele acaba não recebendo todos os nutrientes de que precisa.
Por isso, o ideal é servir a ração extrusada e apenas uma colher de sopa de mix de semente por dia, além do feno, que deve ser deixado à vontade em sua gaiola. Em adição aos vegetais, você também pode variar a alimentação com frutas, como bananas, maçãs e peras. Desse modo, seu hamster vai ter uma alimentação balanceada, nutritiva e bastante interessante!
Agora que você sabe que hamster pode comer talo de couve, aproveite para conferir o que mais esse simpático bichinho pode comer no dia a dia aqui, no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…