O hamster é um animal onívoro, assim como o cachorro. Devido a essa similaridade no hábito alimentar, muitos tutores têm dúvidas se hamster pode comer ração de cachorro. No entanto, será que essa é a única semelhança entre esses pets tão diferentes?
É impossível comparar fisicamente um hamster a um cachorro. Porém, será que existe algum alimento em comum para ambos? Hoje, o blog da Petz vai abordar esse assunto para acabar de vez com as dúvidas dos leitores, explicando a dieta do hamster.
Apesar de ambos serem pets onívoros, a resposta para “hamster pode comer ração de cachorro?” é não. Cada espécie possui uma exigência nutricional diferente. Um bom exemplo para isso é que os cães necessitam de uma quantidade maior de proteínas em relação aos hamsters.
Mesmo que você ofereça uma quantidade pequena de ração de cachorro para o hamster, essa atitude não é recomendada. Talvez, em um primeiro momento, não faça mal a ele, mas irá fazer a longo prazo. Portanto, a ração canina está na lista de o que um hamster não pode comer.
No entanto, o hamster pode comer ração de cachorro acidentalmente. Nesse caso, não se desespere. Observe o comportamento do roedor. Se a quantidade ingerida for pequena, provavelmente, não fará mal. Entretanto, se você perceber que o animal está muito quieto, reativo ao manuseio, sem se alimentar e com diarreia, leve-o imediatamente ao médico-veterinário.
Será que hamster e cachorro comem algum alimento em comum? Existem alguns alimentos naturais que podem fazer parte da rotina alimentar do hamster e do cachorro. No entanto, a quantidade oferecida a um não é a mesma do outro, até porque a diferença de peso entre eles é enorme!
Mesmo as menores raças de cachorro não são tão pequenas quanto um hamster. Se você está se perguntando o que hamster pode comer em comum com o cachorro, veja alguns alimentos que ambos podem ingerir:
Esses alimentos devem ser oferecidos sempre em pequenas quantidades adequadas para o tamanho do animal. Vale ressaltar que, apesar de o hamster comer certas proteínas, a base da alimentação deve ser herbívora.
O ovo deve ser oferecido muito bem cozido, tanto para o hamster quanto para o cachorro. Para o roedor, ofereça ½ ovo por semana.
O hamster gosta muito mais de frutas que o cachorro. Porém, elas são ricas em açúcar, então, tanto para um quanto para o outro, devem ser oferecidas em pequenas quantidades. As mais encontradas em casa são:
Ofereça cerca de dois pedaços pequenos, variando a fruta, duas vezes na semana. Para os cachorros, ofereça dois pedaços maiores, também variando a fruta. Em ambos, prefira frutas orgânicas. Tire o caroço e higienize muito bem o alimento. É interessante servir apenas como um agrado para evitar o aumento de peso.
Para saber o que hamster não pode comer, seja fruta ou qualquer outro alimento, converse com um médico-veterinário. Ele ajudará com a lista de alimentos mais indicados para a espécie, bem como as quantidades que devem ser oferecidas.
Apesar de a resposta para “hamster pode comer ração de cachorro?” ser negativa, as duas espécies podem comer algumas verduras e legumes. Eles também devem ser muito bem higienizados. Para o hamster, podem ser oferecidos diariamente:
A ração de cachorro está na lista de o que não pode dar para hamster porque o roedor possui a base alimentar mais herbívora, enquanto o cão tem uma base mais onívora.
Atualmente, há dois tipos de ração para hamster: a extrusada e o mix de sementes. O roedor adora sementes, então, você até pode servir, mas fique atento, pois ele costuma escolher a semente que mais gosta.
Para uma alimentação balanceada, é importante que ele coma um pouquinho de cada uma. A ração extrusada é melhor nesse sentido. Você pode oferecê-la como base alimentar, enquanto reserva uma colher de sopa de mix por dia. Assim, você agrada seu hamster e o mantém saudável
O feno deve fazer parte da base alimentar do hamster. Inclusive, deixe-o à vontade na gaiola. O hamster ainda tem a necessidade de ingerir folhas e matos, ricos em fibras, para auxiliar o intestino. Não esqueça de manter a gaiola sempre muito limpa. Retire os restos de alimentos, principalmente das frutas, que estragam com mais facilidade.
Mesmo com uma alimentação balanceada, o hamster precisa se exercitar. Sempre que for possível, tire-o da gaiola e interaja com ele, deixando-o andar pela casa com supervisão. Além disso, coloque brinquedos na gaiola para ele se distrair quando estiver sozinho.
Gostou de saber se hamster pode comer ração de cachorro? Então, acompanhe as publicações do blog da Petz para ficar por dentro das principais informações sobre a dieta dos amiguinhos de quatro patas!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…