Hamster pode comer chia? Saiba quais são as sementes ideais para seu pet
Publicado em 19 de dezembro de 2022Tempo de leitura: 5min
Sabemos o quanto os roedores adoram uma semente, não é mesmo? No entanto, será que eles podem consumir qualquer uma delas? Uma dúvida de muitos tutores é entender se hamster pode comer chia.
A chia é uma semente muito consumida pelos tutores, principalmente porque ela é rica em ômega 3. Além disso, esse grão é fonte de vitaminas, minerais e fibras, prevenindo algumas doenças, segundo especialistas. Hoje, você vai saber se hamster pode comer chia ou não.
De que planta a chia é colhida?
A chia é colhida da planta Salvia hispânica, que possui origem na Guatemala. Alguns estudos acreditam que ela seja uma planta muito antiga, sendo alimento de diversos povos. Inclusive, guerreiros comiam a semente, pois ela sacia a fome.
Por esse motivo, a chia tem sido usada cada vez mais em rotinas de dietas com pouca ingestão de calorias. Essa é uma semente saudável, pois também previne a diabete.
A chia é excelente para o intestino e a digestão devido à quantidade de fibras que possui. O alimento também é uma fonte ideal de proteínas para quem é adepto da dieta vegana.
Produzida no Brasil, ela possui dois tipos: a chia branca e a preta. Ambas possuem os mesmos benefícios. No entanto, a chia branca é usada com mais frequência na produção da farinha, enquanto a preta é utilizada para o consumo. Com tantos benefícios, será que hamster pode comer chia?
Saiba se hamster pode comer chia
A chia não é uma semente tóxica para os animais. Contudo, não existem estudos suficientes sobre o oferecimento desse alimento para a espécie. Sendo assim, não é possível afirmar se ela é um dos itens da lista que contém o que não pode dar para hamster.
A chia não está presente no mix de sementes para hamster, muito oferecido pelos tutores. Como esse é um pet muito esperto, ele separa os grãos que mais gosta de comer.
Por isso, o ideal é oferecer ao hamster a ração extrusada, que contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dele. Essa comida passa por um processo que garante que cada grão conte com um pouco de cada nutriente.
Assim, o hamster pode comer chia, desde que a semente seja indicada pelo médico-veterinário. Afinal, existem outros alimentos que podem ser recomendados e possuem os mesmos benefícios, além de opções alternativas ou complementares.
Para saber o que hamster não pode comer e conhecer as opções indicadas para a espécie, sempre contate o médico-veterinário. Muitos fatores devem ser considerados ao escolher os alimentos, como a necessidade de dieta especial, a presença de algumas doenças e afins.
O que contém a ração do hamster
A melhor comida para hamster é aquela que possui os ingredientes certos para ele e que lhe proporciona uma alimentação balanceada. As rações extrusadas são produzidas por especialistas que estudam sobre as exigências nutricionais dos roedores.
Assim, essas opções oferecem exatamente o que faz bem aos organismo dos pets. Entre os alimentos presentes na ração dos hamsters, estão:
- alfafa;
- amendoim;
- aveia;
- ervilha;
- feno;
- frutas desidratadas;
- semente de girassol;
- linhaça;
- milho;
- proteínas;
- soja;
- sorgo;
- vitaminas.
Posso dar ração de gerbil para meu hamster?
Não é indicado dar ração de outro pet para hamster. Como mencionamos, cada opção é fabricada com aquilo que ele precisa. Quando o gerbil chegou no Brasil, por volta de 2010, os tutores o alimentaram com ração para roedor.
Porém, atualmente, já existem rações específicas para esse tipo de pet. Embora ele seja parecido com o hamster, é um animal com necessidades diferentes. Assim, alguns ingredientes presentes na ração do gerbil diferem da opção para hamster.
Inclusive, na ração dele, também conhecido como esquilo-da-mongólia, é adicionada a chia, o grão-de-bico e as sementes de abóbora. Sendo assim, cada pet deve comer uma comida produzida exclusivamente para ele.
O que hamster come na natureza?
É difícil saber exatamente o que os hamsters comem na natureza. No entanto, provavelmente são os mesmos alimentos do gerbil. Além disso, ambos são pets onívoros, pois consomem pequenos insetos.
Na natureza, os hamsters se alimentam de ervas, gramíneas, flores, sementes, grãos, folhas, frutas e insetos. Tudo depende da estação do ano e das opções disponibilizadas pela natureza.
Em cativeiro, além da ração extrusada, que pode ser a base alimentar, você deve deixar feno à vontade na gaiola e complementá-lo com outros alimentos. Veja as opções em seguida.
Hamster pode comer frutas, legumes e vegetais?
A resposta para “hamster pode comer chia?” é incerta. Porém, caso você alimente seu pet com ração extrusada, saiba que ela é a mais indicada para uma dieta balanceada. Além disso, é possível oferecer outros alimentos como agrado ou prêmio.
Um exemplo são as frutas. O hamster pode comer pequenos pedaços delas, como banana, morango, uva, pera e melão. Evite apenas as opções ácidas, pois elas podem prejudicar o estômago.
Fique atento à quantidade: as frutas são ricas em açúcares e causam obesidade. O pet também pode comer verduras e legumes, como a cenoura. Inclusive, elas ajudam a manter os dentes desgastados, o que é fundamental, já que eles não param de crescer.
Não se esqueça de manter a gaiola limpa e retirar as frutas e os vegetais que sobrarem. Esses restos podem atrair a presença de insetos, o que faz mal. Um cuidado adicional é ter brinquedos no ambiente para o pet se exercitar e evitar a obesidade.
Agora que você sabe se hamster pode comer chia, acompanhe as publicações do blog da Petz para descobrir quais outros alimentos podem (ou não) fazer parte da dieta mais indicada para esse roedor tão simpático!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário