O furão branco de estimação não pertence à flora do Brasil. Por isso, ele é considerado um animal exótico. Contudo, é possível adquirir esse bicho em lojas especializadas. Também chamado de furão-do-ártico, ele é encontrado em locais gelados da natureza, como o Leste Europeu e o Canadá.
Assim como os outros animais da espécie, o furão branco entrou na graça das pessoas como um animal de estimação. Entretanto, ele requer alguns cuidados. Continue a leitura para conhecer as características do pet e saber como cuidar dele!
O furão branco de estimação é bastante parecido com o furão silvestre, também conhecido como ferret. Contudo, ele é menor e pouco resistente, apesar de exigir os mesmos cuidados. Geralmente, esse pet não ultrapassa os 50 cm.
Albino, ele foi usado como caçador de coelhos e ratos. Porém, quando domesticado, é um excelente animal de estimação. Os sons que o pet emite são pequenos grunhidos. Contudo, o bichinho pode gritar se estiver assustado. Assim, como um bom furão, ele adora fugir e se esconder.
O furão de estimação branco pode ter até duas crias por ano, com ninhadas de quatro a nove filhotes. O tempo de gestação da fêmea é de 45 dias. Entretanto, para entrar no Brasil, os pequenos precisam estar castrados e serem chipados.
Quando a mamãe tem os filhotes, não é aconselhável que um macho ou outra fêmea fique com ela na gaiola. Isso porque os furões possuem o hábito de comer as proles.
Os furões são mamíferos e carnívoros, além de caçadores natos. É possível dizer que eles são muito parecidos com os gatos. Essa espécie também não é uma presa, como os roedores, mesmo quando é criada em gaiola.
Na natureza, esse pet é carnívoro e caça para se alimentar. Em cativeiro, o furão branco de estimação deve consumir ração, já que essa opção possui todos os nutrientes que ele precisa. Esse animal requer cuidados especiais. Assim, a comida da espécie é mais cara do que a alternativa para cachorros, gatos e roedores.
Alguns alimentos podem ser inseridos nas refeições do furão de estimação. Contudo, nesse caso, é importante consultar a opinião do veterinário, que pode indicar uma dieta rica e balanceada para o pet. Geralmente, a dieta é à base de carne e ovos.
Os furões são animais que gostam de brincar e interagir com o tutor. Contudo, os silvestres são mais brincalhões do que os brancos, que costumam ser mais teimosos. Porém, ambos são excelentes pets de estimação.
Além disso, eles adoram passear. Isso porque possuem muita energia e precisam de distração constante. Aliás, a falta de exercícios é prejudicial à saúde do furão. Então, além de adquirir uma gaiola espaçosa com diversos brinquedos, é preciso levar o pet para uma caminhada sempre que for possível.
Existem coleiras específicas para furões, e eles adoram andar em parques e locais com muita gente. Entretanto, não os deixe soltos em casa sem supervisão, pois são muito curiosos e tendem a roer fios, entrar em locais apertados e comer objetos.
Como visto, o furão pode ser animal de estimação. Porém, assim como outras espécies, ele demanda cuidados. Além disso, igualmente aos cães e aos gatos, esse pet precisa de vacinas.
Assim como os silvestres, os furões brancos de estimação precisam de vacinas. As principais delas são a antirrábica e a contra cinomose. Eles também necessitam do reforço dos imunizantes todos os anos.
Infelizmente, os furões têm a saúde frágil e precisam de cuidados constantes. Por isso, o tutor deve ficar atento a qualquer diferença no comportamento do pet. As doenças mais comuns são: câncer, diabetes, doença da glândula adrenal e pancreatite.
A genética é a grande responsável por essas doenças, já que os furões passam por muitas cruzas seletivas. Esse é mais um motivo para fazer visitas periódicas ao veterinário. Somente assim, os problemas podem ser identificados no início, facilitando o cuidado.
As cores mais comuns de um furão são:
Eles também são encontrados em alguns padrões, sendo eles:
Conhecida como máscara, a famosa mancha dos furões também pode se formar de diversas maneiras, como em forma de “t” ou “v”, além de ser completa ou incompleta. Em seguida, veja como adotar um furão branco de estimação!
Tanto o furão branco quanto o silvestre precisam de autorização do IBAMA para a adoção, pois são animais exóticos no Brasil. Além disso, por ser um pet importado, o preço dele é alto. Como mencionado, esse bicho precisa ser castrado e microchipado.
É importante comprar um furão ou qualquer outro animal exótico de um local autorizado pelo IBAMA. Assim, você não contribui para o tráfico de animais silvestres.
Gostou de saber mais sobre o furão branco de estimação? Então, não deixe de acompanhar os conteúdos do blog da Petz e conhecer melhor outras espécies de animais: desde os domésticos, até os que vivem apenas na natureza!
Se está pensando em adotar ou já adotou esse pequeno roedor, chegou a hora de…
Decidiu adotar um felino? Pode ser difícil definir como batizar o pet, não é? Há…
Os gatos são animais incríveis, que conquistaram os corações de muitos tutores. Quem ama os…
Você é o mais novo tutor de um passarinho, mas ainda não sabe qual nome…
A cor preta natural em flores não é algo que se vê todo dia! De…
O leite fermentado é um complemento à alimentação muitas vezes usado como auxiliar em diversos…