Espécies

Formiga de estimação: como ter um formigueiro em casa?

Você sabia que é possível ter formiga de estimação? Sim, um dos menores (e extremamente inteligentes) animais do mundo podem ser criados em casa, não só no açucareiro! Que tal ter em casa um pouquinho dos dez quatrilhões de formigas estimadas no mundo?

Pertencentes à família Formicida e à ordem Hymenoptera, existem milhões de espécies de formigas ao redor do planeta. São insetos muito conhecidos pela organização. Será que é fácil ter formiga de estimação e criar um formigueiro?

Conheça as formigas de estimação

Como insetos de estimação, as formigas possuem organização biológica, chamada de eussocialidade, na colônia, com funções e deveres bem definidos.

Alguns são: levar comida, organizar e fazer túneis para movimentação de toda a colônia, proteger o ambiente para evitar a entrada de outros insetos, como lagartas e lagartixas, e cuidar para as larvas se manterem vivas.

Entre os tipos de formigas domésticas, estão: formiga-fogo, formiga-faraó, formiga-carpinteira, formiga-fantasma, formiga-louca e formiga-argentina. A formiga de estimação é onívora, ou seja, possui o hábito de se alimentar diversificadamente com mel, xaropes, carnes, óleos, açúcares, queijos e proteínas.

Por que ter uma formiga de estimação?

Por que ter uma criação de formigas? Um formigueiro pode ser ideal para quem tem crianças em casa. Assim, elas acompanham a evolução e a organização das formigas. Outra dica é ter um formigueiro para uma aula de biologia e química, estudando melhor a colônia.

Como montar um formigueiro?

Para montar o formigueiro de estimação, é importante ir até um local especializado em animais. Vamos dar algumas dicas para você se preparar para essa aventura!

O primeiro passo é ter um recipiente. O tamanho vai variar de acordo com o que você queira criar em sua colônia. Entre grandes, pequenos, profundos e planos, é fundamental que uma das paredes seja transparente para você acompanhar as formigas trabalhando.

 

Na natureza, os formigueiros são feitos com elementos terrosos. É necessário ter areia ou terra para as formigas domésticas cavarem túneis. Lembra-se que elas gostam de ambientes úmidos, onde possam cavar com facilidade.

Cuidados com o formigueiro

É muito importante simular a natureza. As formigas-operárias cavam e buscam alimento para a rainha. Por isso, é necessário ter uma caixa conectada ao formigueiro, onde você deixará alimentos, como mel, xarope e outros já citados. 

Atenção: não deixe a comida lá por muito tempo! Como a formiga de estimação não se alimenta de elementos sólidos (apenas aquosos), eles possuem maior probabilidade de criar mofos e embolar. Por isso, retire-os de um dia para o outro.

As formigas domésticas preferem construir e cavar no escuro. É importante evitar o excesso de luz, que pode causar estresse e desorientá-las. Elas também não são adeptas às temperaturas extremas. Então, evite colocar o formigueiro em janelas ou próximos às portas com alta ventilação.

O que deve ser evitado no formigueiro

Diferente do aquário, que recebe elementos decorativos, como baús e castelos, que servem de obstáculos e atrações, o habitat das formigas domésticas não precisa desses adereços. Inclusive, eles atrapalham o trabalho das operárias, pois ficam no caminho.

Outro ponto importante é evitar que o formigueiro tenha inseticidas de qualquer tipo, incluindo os de tomada. As formigas também não gostam de vibrações, por isso, tome cuidado com a presença de eletroeletrônicos e eletrodomésticos que vibrem ou emitam sons, como motor de geladeira. Tudo isso interfere no ambiente saudável e no trabalho diário. 

Por fim, a vida das formigas no formigueiro é muito intensa e pode ensinar muitas coisas. Com o formigueiro montado, é possível acompanhar todo o processo da colônia. Algumas das atividades que você pode presenciar ao criar seu próprio formigueiro em casa são: 

  • a colocação dos ovos pela formiga-rainha;
  • o nascimento dos “filhotes”;
  • as larvas tecendo os casulos;
  • a complexidade da organização;
  • a arrumação dos armazéns de sementes;
  • a  limpeza do ambiente onde as formigas vivem;
  • a comunicação pelas antenas.

Elas são animais realmente incríveis, diferentes e que têm muito a ensinar. Por isso, muitos desejam ter formiga de estimação. Se você tem interesse em saber como criar outros animais, continue lendo os conteúdos do blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Share
Published by
Petz

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

1 dia ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

1 dia ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

4 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

5 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

5 dias ago