Camelo ou dromedário? Jabuti ou tartaruga? Foca ou leão-marinho? Alguns animaizinhos podem até se parecer fisicamente, mas, na prática, têm estilos de vida totalmente distintos. Entretanto, sem os conhecimentos necessários, é normal se confundir. Hoje, você descobrirá qual a diferença entre pato e ganso!
Comuns em fazendas, aviários e até mesmo soltas pela natureza, essas aves podem, sim, ter aparências bem semelhantes em alguns casos. No entanto, características comportamentais ajudam a diferenciar o pato do ganso com mais facilidade.
Pensando nisso, preparamos este artigo completo com as principais diferenças entre pato e ganso, sejam elas físicas ou não. Assim, ficará muito mais fácil reconhecer os bichinhos e até mesmo cuidar deles. Por isso, não deixe de ler o conteúdo até o fim!
Uma grande família
Antes de saber qual a diferença entre pato e ganso, é importante entender o seguinte: os bichinhos fazem parte da mesma família, denominada Anatidae. Por isso, a confusão é algo ainda mais aceitável, uma vez que até mesmo os hábitos dos penosos são parecidos.
Um exemplo é que os dois animais são considerados aves aquáticas, ou seja, eles têm a capacidade de flutuar na água e até mesmo de nadar. Além disso, eles dividem os galhos da árvore genealógica com outros membros da família que são bem famosos: os marrecos e os cisnes.
Portanto, não ache que é simples desvendar as principais diferenças entre pato e ganso, marreco ou cisne. A boa notícia é que com olhar atento e após pouco tempo de convivência com as aves, acaba sendo mais simples diferenciá-las. Aprenda mais sobre cada uma delas a seguir.
Pato
Sem dúvida, o mais popular. Os patos estão presentes em diversos locais do mundo, sendo os membros mais numerosos da família Anatidae. São estimadas mais de 90 espécies diferentes de patos. Eles são excelentes nadadores e alguns podem até mesmo chegar a 17 metros de profundidade na água.
A variação de tamanho entre os patos é de 45 a 80 centímetros. Por isso, são consideradas aves de pequeno porte. De maneira geral, eles costumam ter uma protuberância no bico, próxima às narinas. Essa característica é fundamental para diferenciá-los, principalmente dos marrecos.
Ganso
Por natureza, os gansos são animais maiores, podendo chegar até 1,14 m de altura. Assim, por mais que muita gente se confunda, é relativamente simples diferenciar o pato do ganso. Além disso, por mais que goste de tomar banhos em lagos e lagoas, esse animal costuma passar menos tempo na água do que seus primos.
Comparados aos patos, os gansos podem ser considerados mais “bravos” e até mesmo escandalosos. Se você já se deparou com a ave, sabe bem do que estamos falando! Por esse motivo, é comum ver gansos sendo criados como animais de guarda. A maior parte das espécies se encontra no hemisfério norte do planeta.
Bônus: cisnes e marrecos
Talvez a tarefa mais difícil para os amantes de aves seja diferenciar patos de marrecos. Como dissemos, os primeiros têm uma protuberância nos bicos, enquanto o bico dos segundos é liso. Além disso, os marrecos são um pouco menores (ficam na faixa dos 35 e 50 cm).
Por outro lado, os cisnes são os maiores animais da família, podendo chegar até 20 kg e 1,70 m de altura. Sempre elegante, essa ave tem como principal característica física um pescoço esbelto e alongado. Por isso, é muito utilizada para ornamentar parques, jardins e fazendas.
Mais sobre patos e gansos
Você já sabe quais as principais diferenças entre pato e ganso do ponto de vista anatômico. Sendo assim, agora é válido aprender um pouco mais sobre os hábitos e outras características das aves. Você sabe, por exemplo, o que pato come? E o ganso?
Em geral, a alimentação dos patos é baseada em pequenos peixes, plantas e insetos. Em contrapartida, os gansos preferem uma dieta mais light, se alimentando de plantas como capim, folhas verdes, frutas e legumes. Eles só costumam se alimentar de insetos em casos específicos.
E quanto a habilidade de voar? Muitas pessoas podem achar que apenas os patos desenvolveram esse hábito. No entanto, a notícia bombástica é que sim, o ganso voa. Isso depende, é claro, da espécie em questão. Porém, de maneira geral, pode-se dizer que os dois animaizinhos fazem bom uso de suas asas.
Outra diferença está na troca de plumagem. Enquanto esse fenômeno ocorre com os patos mudam duas vezes por ano (no inverno e na primavera), os gansos realizam a troca apenas uma vez a cada 365 dias.
No que diz respeito a hábitos reprodutivos, os patinhos estabelecem parceiros anuais, enquanto os gansos podem desenvolver relações vitalícias. Os gansos (machos e fêmeas) se revezam para incubar os ovos. No caso dos patos, a fêmea é responsável por essa função, já que o macho se ausenta após o acasalamento.
Agora que você sabe quais são as principais diferenças entre patos e gansos, ficou mais fácil admirar e cuidar desses bichinhos, não é mesmo? Para mais conteúdos informativos sobre animais (das mais variadas espécies) não deixe de continuar de olho no blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário