Aves

Cores do calafate: saiba mais sobre a coloração da ave de penas sedosas

Publicado em 02 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Se você tem a intenção de adotar essa ave, precisa conhecer as cores do calafate. São variações que tornam a coloração ainda mais delicada e diferente. 

imagem montada com mulher ao centro, dedo no queixo e vários pontos de interrogação flutuando ao seu redor

O calafate é um pássaro pequeno, nativo da Indonésia, mais especificamente das Ilhas de Bali. A história da ave está ligada aos marinheiros e a outros viajantes que a introduziram em países diferentes. 

Antigamente, o calafate era eliminado por destruir plantações de arroz. Hoje, o pássaro calafate é considerado uma linda ave de estimação. Se você quer saber mais sobre as cores do calafate e os cuidados da criação, leia este artigo até o final e surpreenda-se com a beleza dessa ave!

Quais são as variações de cores do calafate?

O calafate ou pardal-de-java, como é conhecido em algumas regiões, possui uma grande variação de cores. Entretanto, a coloração original é voltada para dois tons de cinza no corpo, preto na cabeça e na cauda, além de branco nas bochechas. O peito tem variações de cinza, mas também pode ser voltado para a cor canela ou marrom.

O bico é laranja-avermelhado. Na maioria das vezes, a volta dos olhos acompanha uma tonalidade mais clara. Com o tempo e algumas mutações, é possível encontrar outras cores do calafate. Todavia, quanto mais diferenciado, maior é o valor. 

Um detalhe interessante nessa ave é que, indiferentemente da cor, as bochechas sempre se sobressaem. O tamanho não possui variações, medindo de 12 a 15 cm. Ela pesa 13 g e pode viver uma média de 10 anos em cativeiro. Confira quais cores do calafate podem ser encontradas:

Calafate branco

O calafate branco possui essa cor em totalidade, mas o bico e o redor dos olhos são laranja-avermelhados. Mesmo nessa cor, a pelagem mantém-se sedosa, e diferenciada e, enquanto as bochechas continuam sobressalentes.

Calafate branco e cinza

Nessa mutação, o calafate possui tonalidade cinza e branco no corpo, mas cabeça em um tom de cinza mais escuro. Apesar de ser um pássaro cinza, as bochechas são brancas, e a cauda pode acompanhar o tom da cabeça ou do corpo.

Calafate marrom

O calafate também pode ser encontrado na tonalidade marrom, sendo até dois tons mais claros no corpo e na barriga. A cabeça pode ser marrom mais escuro ou mais claro, mas as bochechas continuam brancas.

Calafate azul

Igualmente bonito como as demais variações, esse calafate tem tonalidades de cinza e azul no corpo. A cauda e a cabeça são pretas, as bochechas são brancas, e o bico é avermelhado.

Agora que você já sabe quais são as cores do calafate, veja como é a alimentação e os cuidados necessários para o bem-estar dessa ave. Vale lembrar que essas recomendações também podem ser complementadas com a ajuda de um especialista. 

O calafate pode ficar sozinho na gaiola?

Não é aconselhável ter apenas um exemplar do calafate na gaiola, pois essa ave vive em bandos e pode ficar entristecida quando está sozinha. Ele se dá muito bem com outros da espécie, então, tenha pelo menos um casal na gaiola.

Dependendo do tamanho da gaiola, você pode ter mais exemplares de calafates, inclusive das cores que citamos acima. Em um viveiro de 1,5 de comprimento e 1 metro de altura, você pode ter até 5 casais dessa ave.

Para isso, também é preciso disponibilizar comedouros e bebedouros adequados para a quantidade das aves. Além disso, a limpeza do viveiro é primordial para a saúde. Também é importante colocar poleiros para a prática de exercícios.

O calafate também gosta de tomar banho, portanto, coloque uma banheira própria para pássaros no viveiro em dias quentes. Fique sempre atento a qualquer mudança de comportamento, como pouca ou nenhuma atividade e bico branco. Nesses casos, um veterinário deve ser consultado.

Outra orientação é que o pássaro calafate fique protegido do vento e da chuva. Evite sol em excesso, mas mantenha o viveiro em um local iluminado, principalmente com insolação entre 7-8h e 16-17h. 

O que o calafate come?

O calafate é conhecido como devorador de arroz na natureza, contudo, em cativeiro, ele precisa de uma alimentação balanceada, à base de sementes e ração. Eventualmente, algumas frutas podem ser oferecidas para eles, como banana, maçã e pera, mas sem sementes.

As sementes das frutas são prejudiciais às aves por conterem uma substância conhecida como cianeto. Portanto, tire as sementes antes de dar frutas ao calafate.

Calafate é uma ave dócil?

Embora o calafate seja uma ave dócil, ele não é como a calopsita, que pode ficar solta. Além disso, evite condições de estresse ao animal, como manipulação excessiva ou ambientes muito agitados, pois isso pode ser prejudicial à saúde.

Com o tempo e presença diária do tutor, ele se acostuma com as pessoas. Muitos até conseguem acariciá-lo, porém, sem forçar o contato.

três calafates empoleirados

Gostou das cores do calafate? Esse pássaro conquista tutores e admiradores de aves pela beleza das penas. Se você quer conhecer outras curiosidades dessa espécie, continue acompanhando os conteúdos aqui, no blog da Petz! Com nossa ajuda, você cuida dos seus bichinhos sem dúvidas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog