Quem está em busca de um pet exótico, já pode pensar em comprar porquinho-da-índia, também chamado de cobaia. Esse bichinho tem várias qualidades: é carinhoso, companheiro, fácil de cuidar e não ocupa muito espaço.
Mesmo que o porquinho-da-índia seja um animal de fácil manejo, é importante conhecer suas características, seu comportamento e os cuidados básicos com ele. Assim, toda a família consegue conviver em harmonia!
Então, se pretende comprar porquinho-da-índia, continue a leitura deste artigo para aprender tudo sobre essa espécie. O blog da Petz ajuda a decidir se esse dentucinho é o pet ideal para você!
Apesar do nome, o porquinho-da-índia não é parente dos suínos. Na verdade, ele é um roedor. Além disso, ele não é asiático; é oriundo da América do Sul. Muitos confundem a cobaia com hamsters ou coelhos, apesar do tamanho e de outras características físicas serem diferentes.
A cobaia também tem outros nomes em diferentes regiões do país: preá e coelho-da-índia. Esse animal mede cerca de 20 a 25 cm e pesa apenas 1 kg. Você sabe quanto tempo vive um porquinho-da-índia? A média é de 4 a 5 anos, mas, com cuidados adequados, ele pode chegar a 8 anos.
Na hora de comprar porquinho-da-índia, o novo tutor pode ficar em dúvida sobre tonalidade da pelagem. É possível encontrar animais nas cores branco e marrom, marrom e preto, totalmente pretos ou brancos, amarelos etc.
Outra questão ao comprar porquinho-da-índia é a característica dos pelos. Eles podem ter texturas e comprimentos diferentes (curtos ou longos), ou até mesmo não ter fio algum. Veja as principais raças de porquinho-da-índia:
Sabia que o porquinho-da-índia é tímido? Quando está na natureza, ele é uma presa dos outros animais. Por isso, ele tem um comportamento mais assustado e pode tentar esconder-se do tutor inicialmente.
Quando for comprar porquinho-da-índia, é necessário ter um pouquinho de paciência para conquistar a confiança do seu novo amigo. A socialização é importante para o bem-estar do bichinho e também para o tutor, que vai ganhar uma excelente companhia.
O porquinho-da-índia filhote é um pet dócil que não costuma morder. Inclusive, ele se dá muito bem com crianças. Fazer sua socialização para que ele perca o medo dos humanos e a timidez é fundamental.
Para isso, logo que o pet chegar em casa, deixe a gaiola em um local mais movimentado pelo menos algum período do dia para que ele reconheça as vozes de todos da família, escute os barulhos e sinta os cheiros. Inicie colocando a mão nas grades e, quando perceber que o pet está confortável, tente fazer carinho.
Aos poucos, o pet irá notar que essa interação não oferece perigo, sentindo-se à vontade até mesmo para ficar no colo dos tutores. Também vale a pena oferecer alimentos de que o roedor gosta durante a socialização para o momento ser ainda mais agradável a ele.
Afinal, onde comprar porquinho-da-índia? Ele é facilmente encontrado em lojas especializadas em produtos veterinários e animais exóticos. Para cuidar bem do pet, é importante oferecer alimentação adequada e incluir acessórios na gaiola. Confira, a seguir, tudo o que é necessário para que o roedorzinho viva confortável e bem saudável.
As gaiolas para porquinho-da-índia precisam ter 120 cm de comprimento por 160 cm de largura, no mínimo. Esse espaço é suficiente para que a cobaia se movimente tranquilamente.
O chão da gaiola deve ter substrato. Além disso, o espaço precisa ter uma casinha para o pet ficar abrigado quando não quiser interação com os tutores. Às vezes, ele gosta de ficar sozinho, tirando uma longa soneca.
Em relação às comidas para porquinho-da-índia, deixe o feno sempre à disposição. A ração específica deve ser oferecida duas vezes por dia. Já frutas, legumes e vegetais frescos podem ser dados como petiscos.
Na gaiola é necessário ter um comedouro e um bebedouro. Além disso, se possível, invista em túneis e tocas porque, na natureza, o porquinho-da-índia costuma cavar buracos para ficar escondido. Invista também em brinquedos próprios para a espécie que desgastam os dentes, pois eles nunca param de crescer.
Sempre que necessário, remova o substrato, substituindo-o por um novo. Também retire os dejetos diariamente. Não é necessário dar banho no porquinho-da-índia, a não ser que o médico-veterinário recomende.
Agora, você já sabe os cuidados necessários e está pronto para comprar porquinho-da-índia. Esse pet será o seu melhor amigo! Se deseja saber ainda mais sobre esse roedor tão especial, confira outros artigos do blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
View Comments
amei tudo sobre porquinho da india
ameii essas dicas
Muito bom