Espécies

Conheça o canto de periquito-australiano e saiba como cuidar da ave

O periquito-australiano é um companheiro alegre, colorido e muito amigável. Entre as diferentes espécies de aves, uma característica a diferencia das demais: o canto de periquito-australiano.

Entre todas as espécies de periquitos, o periquito-australiano costuma ser o preferido, devido ao seu comportamento altamente sociável. Para saber mais sobre essa ave e entender por que o canto de periquito-australiano é tão marcante, leia este texto até o final!

O canto do periquito-australiano

Afinal, o que faz o canto de periquito-australiano ser tão encantador? É muito comum ver todas as espécies de periquitos cantando e vocalizando, mas essa ave específica tem algo de diferente.

Em primeiro lugar, uma das características mais interessantes é a frequência do seu canto. Definitivamente, não é difícil escutar o canto de periquito-australiano todos os dias. Quem é tutor sabe que essa é uma das alegrias diárias da convivência com esse animal.

Além disso, o canto dos periquitos não é único. A espécie é capaz de aprender mais de um tipo de melodia, ou seja, dependendo do aprendizado ao qual for submetido, o periquito-australiano pode ampliar muito seu repertório!

No entanto, a cantoria está diretamente ligada ao bem-estar. Em outras palavras, quanto mais saudável e feliz for a ave, mais fácil será ouvir o canto do periquito no dia a dia.

Canto do acasalamento

O canto de periquito-australiano para acasalar também é um tipo de som que o pet emite para seu companheiro. Porém, não é só o canto que é diferente. O comportamento da ave também muda.

O canto de periquito-australiano fêmea para chamar o macho é bem marcante. Ela faz como um piado e arrulha de forma repetitiva. Além disso, fica olhando em volta para ver se o seu príncipe encantado chega!

É preciso ensinar o periquito a cantar?

O periquito-australiano possui um canto próprio, que não precisa ser ensinado à ave. Esse canto não é melodioso como o canto de um canário, por exemplo. Ele é mais parecido com o som que ouvimos dos periquitos verdes de vida livre no amanhecer e entardecer.

No entanto, caso o tutor deseje os periquitos cantando uma música ou vocalizando algumas palavras, como é possível ver em diversos vídeos na internet, é preciso ensiná-los. Como a ave é bastante inteligente, ela aprende rápido o que deve fazer.

Cuidados com o periquito-australiano

Muitas pessoas se perguntam se a criação dessa espécie é cara ou trabalhosa. A resposta é que o maior investimento se concentra somente no início, quando é necessário adquirir todos os itens básicos para a ave.

Você vai precisar de uma gaiola espaçosa com comedouro, bebedouro, ninho de madeira, pedra de cálcio, banheira, poleiros e alguns brinquedos. Após essa fase inicial, os gastos diminuem bastante.

Antes de comprar todos esses utensílios, certifique-se de garantir um local apropriado para acomodar a gaiola. Evite deixá-la em locais muito abertos e vulneráveis às mudanças do tempo, pois isso pode afetar a saúde do periquito.

Alimentação

O periquito-australiano, quando em seu habitat natural, alimenta-se de sementes, grãos, frutas e pequenos insetos. Sendo assim, reproduzir essa dieta é o melhor que o tutor pode fazer pelo seu bicudinho.

Por isso, diversifique bastante as frutas, legumes e verduras que vai oferecer a ele. Procure não exagerar nos grãos e sementes, pois são ricos em gorduras e viciantes para o animal.

É possível encontrar nas lojas especializadas em produtos para animais as rações extrusadas para periquitos australianos. Elas são uma excelente dieta para o pet e complementam os alimentos naturais.

Higiene

Além de uma boa alimentação, é essencial que a gaiola e os utensílios utilizados pela ave sejam higienizados com certa regularidade. Dessa forma, você evita que o animal seja contaminado com algum tipo de bactéria ou fungo.

A limpeza do bebedouro e do comedouro precisa ser feita todos os dias. Os restos de alimentos devem ser retirados para não formar bolor. O próprio animal utiliza a banheira localizada na gaiola para manter a higiene. Nesse caso, o papel do tutor é apenas preservar a limpeza da banheira.

Tenha o cuidado de colocar os potes de comida e água de forma que não fiquem debaixo dos poleiros. Isso evita que a ave defeque ou urine em cima do seu alimento e de sua água.

Como o periquito costuma limpar o bico na gaiola, é preciso lavá-la com frequência para evitar o acúmulo de sujidades. Os poleiros também devem ser higienizados a cada 15 dias ou sempre que estiverem sujos.

Brinquedos

O periquito-australiano é super brincalhão e tem bastante energia. Por isso, use e abuse dos brinquedos para o amigo. Eles adoram argolas, bolinhas, balanças e cordas de sisal, que beliscam e “penteiam” com os bicos.

Evite brinquedos que possuem metal, principalmente os que podem ser levados à boca da ave. Isso porque eles podem conter chumbo em sua composição, sendo tóxico para todos os animais.

Desfrute de uma companhia alegre por bastante tempo!

Uma das principais alegrias de ser tutor dessa ave é a expectativa de vida dela, que pode chegar a 20 anos. Assim, tem-se bastante tempo desfrutando de uma companhia alegre e colorida.

Para que ele se mantenha saudável por bastante tempo, leve o pet a consultas rotineiras com o médico-veterinário. Assim, o profissional o conhecerá bem e saberá detectar precocemente quando algo estiver errado.

Além de contar com o canto de periquito-australiano todos os dias, sua casa se tornará um ambiente mais divertido com a presença desse pássaro. Para começar a criação, encontre tudo o que precisa no site da Petz. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

30 minutos ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago