Canário-belga pode comer cenoura? Saiba se o alimento pode ser oferecido a ave
Publicado em 08 de novembro de 2022Tempo de leitura: 5min
Os apaixonados por aves sempre têm alguma dúvida sobre a alimentação delas, já que querem o melhor para os pets. Uma questão comum é se canário-belga pode comer cenoura, pois o legume é rico em minerais.
Para os humanos, a cenoura é um excelente alimento, bastante usado na culinária brasileira, tanto para alimentos salgados quanto para doces. Porém, será que o canário-belga também pode consumir cenoura? Hoje, vamos falar mais sobre a alimentação correta e as necessidades nutricionais dessa ave.
Será que canário-belga pode comer cenoura?
No habitat, o canário-belga se alimenta de sementes e frutas. Em cativeiro, além da semente, a alimentação pode ser composta por legumes, frutas e verduras.
Entre as sementes, o canário-belga se alimenta de alpiste, aveia, niger, linhaça, painço e colza. Entre os vegetais, o canário-belga pode comer cenoura, mas alguns cuidados devem ser seguidos. Veja em seguida.
Como dar cenoura para canário-belga?
Agora que você já sabe que canário-belga pode comer cenoura, a melhor maneira de inserir o alimento em sua rotina é ralando o vegetal. No entanto, se a ave nunca comeu cenoura, comece com quantidades bem pequenas e observe.
Canário-belga come cenoura crua ou cozida. Você pode cozinhar a cenoura apenas com água, amassar e servir ao canário-belga. Perceba se ele gostou da novidade e aumente a quantidade gradualmente, mas nunca ultrapasse uma colher de sopa. Qualquer alimento em excesso pode ser prejudicial à saúde da ave.
Nutrientes da cenoura para o canário-belga
A cenoura é um alimento importante para o canário, pois possui minerais, vitaminas e fibras. Além disso, é rica em licopeno, uma substância que ajuda a controlar o colesterol. Confira os nutrientes:
- ferro;
- cálcio;
- vitaminas K, A, C, E, do complexo B;
- manganês;
- potássio;
- fibras.
Canário-belga pode comer cenoura, e esse é um alimento ótimo para a ave, mas você precisa variar os vegetais para ele ter uma dieta balanceada. Veja, em seguida, o que canário-belga come além da ração e dos grãos.
Quais são os alimentos ideais para a dieta do canário-belga?
Para a boa saúde do canário-belga, a alimentação deve ser balanceada. Então, o que dar para canário-belga comer além da ração? Mesmo em cativeiro, ele pode saborear algumas frutas, legumes e verduras, além das sementes, que são a base da alimentação.
Em relação às frutas, as melhores e que ele mais gosta são a maçã, a laranja, a pera, o mamão e a banana. No entanto, você precisa de cautela ao oferecer frutas a ele, pois elas contêm açúcar, e o excesso também pode ser prejudicial
Desse modo, ofereça pedaços bem pequenos, três vezes na semana, variando a fruta. Assim, ele pode saborear e aproveitar os benefícios de cada uma.
Sobre as verduras para canário-belga, aquelas que possuem folhas verdes-escuras são geralmente as melhores opções. Elas possuem vitamina C e substâncias com ação antioxidante. Ofereça em pequenas quantidades, variando diariamente verduras como o almeirão, a couve e a chicória.
Além da cenoura, ofereça pepino e jiló. As aves geralmente gostam bastante dessas opções. Em todos os casos, frutas, verduras e legumes precisam ser muito bem higienizados. Dê preferência aos orgânicos, pois não possuem agrotóxicos. Além disso, retire as sementes das frutas, pois algumas podem ter toxinas potentes, como maçã e pera.
Qual é a melhor ração para canário-belga?
Canário-belga pode comer cenoura e mais uma série de alimentos, mas isso não significa que ele não deva consumir ração. A melhor para a espécie é aquela que possui ingredientes selecionados e balanceados.
As rações premium tem ótima qualidade, possuem frutas desidratadas e principais sementes. Além disso, a própria ração já tem a quantidade de vitaminas e minerais que o canário-belga precisa.
Você pode complementar com alimentos que mencionamos acima, mas somente um médico-veterinário pode indicar outros tipos de suplementos. Também é muito importante que você dê ao canário a ração específica para ele, pois cada ave tem necessidades diferentes, e alguns alimentos podem ser saudáveis para uma espécie, mas não para outra.
Existe algum alimento que pode ser tóxico para o canário?
É possível dar frutas, verduras e legumes para canário-belga, mas existem alimentos prejudiciais e tóxicos para os canários. Às vezes, o tutor acredita que não tem problema dar apenas um pedacinho, mas essa atitude é bastante perigosa. Veja, em seguida, alimentos perigosos ao canário-belga.
Lista de alimentos tóxicos ou prejudiciais ao canário-belga
- Chocolate: essa guloseima pode causar hiperatividade às aves devido à substância teobromina;
- Alho e cebola: mesmo em pequenas quantidades, são tóxicos ao canário;
- Avocato (uma variedade específica de abacate): contém uma substância chamada persina, sendo prejudicial a diversos animais, inclusive às aves;
- Alimentos industrializados: salgadinhos e bolachas são prejudiciais às aves, pois, além do açúcar, não somam em nada na dieta.
Agora que você sabe que canário-belga pode comer cenoura, além de outros vários alimentos, confira outros conteúdos aqui, do blog da Petz, sobre a alimentação dos animais de estimação de várias espécies diferentes!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário