A calopsita é um pássaro muito inteligente, comumente escolhido como pet pela sua habilidade em aprender a falar, cantar e realizar pequenos truques. Ela também é conhecida pela sua capacidade de imitar sons e barulhos repetitivos.
Originária da Austrália, a calopsita é um dos menores exemplares da família de papagaios e, muitas vezes, é confundida com a cacatua, sua “prima em tamanho maior”, que é normalmente inteira branca, preta ou salmão.
Calopsitas são facilmente reconhecidas pela sua crista característica, além da plumagem em tons de branco, amarelo ou cinza. Para confirmar que a calopsita é o pássaro ideal para você, leia mais abaixo!
As calopsitas não são apenas pássaros muito bonitos. Esta espécie também possui uma personalidade encantadora e cria laços de afeto muito rapidamente com sua família humana, o que faz dela um pássaro doméstico perfeito.
É muito comum que uma calopsita bique levemente o seu tutor, demonstrando afeição e querendo dizer que se sente muito bem enquanto recebe atenção.
Elas não ficam felizes quando deixadas sozinhas por um longo período e, caso sejam criadas em par, se afeiçoarão bastante uma à outra – apenas se certifique de escolher um par de calopsitas do mesmo sexo, pois elas tendem a se reproduzir com facilidade.
Esse entusiasmo por companhia e toda essa alegria em viver se traduz em uma grande inclinação a gostar de brinquedos. Atualmente, o mercado pet oferece uma grande variedade de brinquedos para calopsita e outros pássaros, então é bastante fácil encontrar opções de entretenimento para o seu pet!
Dica: faça um rodízio entre os brinquedos disponíveis na gaiola, assim o seu pássaro se mantém interessado por eles.
Se você gosta da ideia de um pássaro que gosta de falar, a calopsita pode ser o “match” perfeito para você. Ainda que não sejam como outros pássaros que realmente vocalizam palavras, as calopsitas adoram produzir sons e assobios como nenhum outro.
Elas podem até exagerar um pouco no volume da conversa, mas nada muito grave e, geralmente, esse volume chega com mais intensidade apenas ao acordar e na hora de irem dormir.
A expectativa de vida de uma calopsita que recebe os cuidados adequados e uma boa alimentação excede o que se espera de um cachorro ou de um gato. Elas vivem por volta de 15 anos e não é incomum que algumas cheguem aos 20 anos de idade.
Ao mesmo tempo que isso significa que você e sua calopsita podem curtir longos anos juntos, também é importante considerar sua disponibilidade para se responsabilizar e cuidar de um animal de estimação por tanto tempo antes de, por impulso, levar um exemplar para sua casa.
Assim como acontece para a maioria dos pássaros domésticos, a alimentação da calopsita deve consistir no mínimo de 80% de ração para calopsitas, complementada com até 20% de frutas e vegetais frescos. Elas gostam especialmente de bananas, uvas, brócolis e abobrinha.
Nunca alimente sua ave com sementes de frutas, abacate, chocolate, cafeína e álcool, e lembre-se de oferecer a ela acesso contínuo à água limpa e fresca.
Antes de trazer para sua família uma calopsita ou duas, garanta que você pode oferecer a ela (ou a elas) tudo o que é necessário para uma vida longa, saudável e muito feliz.
Se você ainda não tem certeza de que pássaro escolher para sua casa, converse com criadores de pássaros mais experientes e considere, também, a opinião de um veterinário de confiança e dos atendentes da Petz – que podem dar as orientações de que você precisa.
Para ter acesso às melhores opções de alimentação, brinquedos e produtos em geral para sua calopsita, encontre a unidade Petz mais próxima a você e nos faça uma visita!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…