Muita gente se pergunta se calopsita pode comer repolho. Assim como outros alimentos que os humanos comem, é normal querer compartilhar um alimento diferente, com sabor e texturas novos como petisco para o pet.
No entanto, é muito importante lembrar que nem tudo pode ser oferecido a eles, por serem tóxicos aos seus organismos. Por isso, o melhor é se informar por meio de pesquisas e até mesmo com o médico-veterinário para não errar na hora de alimentar a ave.
Para te ajudar a entender o que calopsita pode comer e se repolho está entre esses alimentos, é só continuar a leitura. Ao final, você terá opções diferenciadas para a dieta do animal.
Não há como negar que a alimentação ideal para calopsita deve ter como base uma boa ração extrusada, indicada para a espécie.. Isso, claro, depois de ser domesticada. Porém, precisamos considerar que o animal já viveu na natureza selvagem e tinha que buscar o próprio alimento.
As populações selvagens de calopsitas se alimentam basicamente de grãos/sementes de gramíneas podendo eventualmente utilizar como recurso alimentar algumas frutas e pequenos insetos.
Com a domesticação da espécie, o tutor tem a opção de fazer uma alimentação apenas baseada em ração, que oferece todos os nutrientes que a ave precisa, mas também pode diversificar.
A chamada “alimentação natural” ganhou espaço entre várias espécies. Ela consiste em oferecer frutas, verduras e legumes como alimento aos pets. É interessante, mas precisa de alguns cuidados que te mostraremos a seguir.
Quando falamos em alimentação, queremos mostrar o que calopsita come além de ração. Várias frutas e verduras são muito bem-vindos e podem ser oferecidas sem problemas para o animal. Mas é sempre importante conferir a porção diária.
Antes de começar, pense se você vai querer oferecer a alimentação natural como única forma de comida do pet ou se será um complemento. Há tutores que também dão essas frutas e verduras em brincadeiras ou como recompensa por bom comportamento.
Caso você queira introduzir como única forma de alimento da ave, o melhor é consultar um profissional para que ele informe as quantidades corretas, bem como a porcentagem de cada grupo nutricional. Assim, você consegue oferecer uma dieta balanceada à ave.
Lembre-se: todos os alimentos que você oferecer ao seu pet devem ser frescos. Isso estimula a alimentação e promove o interesse pela comida. Se a calopsita não conseguir comer a porção toda, retire a comida da gaiola e guarde ou sirva porções menores das próximas vezes.
No entanto, quem procura alimentos diferentes para servir e se pergunta se calopsita pode comer repolho e se o alimento pode estar na alimentação natural, a resposta é não. A escolha de folha não é a melhor, e te contaremos a seguir o motivo.
Agora que você descobriu que repolho não está entre o que calopsita come em uma dieta saudável, é interessante saber o motivo da contraindicação. Na composição do repolho não há nada que vá causar uma intoxicação no momento da ingestão. Porém, podem ocorrer distúrbios relacionados ao metabolismo do cálcio a longo prazo.
Além disso, quando alguém te perguntar se calopsita pode comer repolho e você contar que não, acrescente a informação que o periquito também não deve comer essa folha. Nesse caso, o motivo está mais ligado à ave não conseguir digerir bem o alimento. Já os canarinhos podem comer sem medo.
Viu que nem todas as aves são iguais? Muitos tutores confundem e acham que os hábitos e a alimentação podem ser os mesmos, mas esse é um grande engano. Cada espécie tem suas necessidades e, claro, suas restrições. Por isso, reforçamos a importância da busca por informação com um especialista antes de qualquer coisa.
Agora que você sabe se calopsita pode comer repolho, é hora de saber quais alimentos podem ser oferecidos sem medo ao seu pet. Existem várias opções, mas também proibições.
Por exemplo, calopsita pode comer banana e maçã tranquilamente. Entre outras frutas apreciadas pela espécie podemos citar: pera, morango, mamão, goiaba, manga, pêssego, melão e melancia.
Há tutores que também gostam de oferecer um mix de sementes à ave. Quem quiser seguir a ideia pode misturar sementes de girassol, aveia, arroz com casca, de alpiste e painço. O ideal é que, na mistura, o painço componha metade da porção servida.
Legumes e frutas também despertam o interesse das calopsitas. Brócolis, espinafre, cenoura, pepino, pimentão, couve, couve-flor, chicória e acelga são as favoritas da espécie. No entanto, para preservar o sabor e a textura, precisam estar sempre frescas.
Por outro lado, existem alimentos proibidos para calopsitas. Chocolate e abacate podem fazer muito mal e causar intoxicação alimentar à ave. Há casos em que as comidas afetaram a saúde do pet e o levaram a óbito. Por isso, anote aí mais algumas proibições:
Engana-se quem pensa que calopsita pode comer repolho e que o alimento é inofensivo para essa ave. Agora que você sabe o que pode oferecer, mas achou complicado porcionar os nutrientes, conte com as rações para aves que a Petz vende. Com a gente, o pet tem sempre o melhor!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…