O Brasil é um dos países que mais produz frutas no mundo, e a banana está entre as três que nós mais produzimos. Não é para menos: é um alimento muito nutritivo e, claro, delicioso. Por isso, muitas vezes, queremos oferecê-lo para nossos bichinhos. Mas será que calopsita pode comer banana como nós?
Essa é uma questão muito válida, pois nem todos os alimentos que fazem bem para nós, seres humanos, vai ter o mesmo efeito positivo no organismo dos pets. Dessa maneira, é fundamental levar em conta o que uma calopsita come e como criar uma dieta rica em nutrientes para ela!
Ao criar uma dieta balanceada, é muito comum que misturemos a banana com alguns outros alimentos. Isso porque, de fato, a fruta nos traz diversos benefícios, além de ter um sabor único tanto sozinha quanto como acompanhamento.
Rica em potássio, um dos principais benefícios da banana é que ela ajuda todo o nosso sistema cardiovascular. Ela cuida da saúde do nosso coração ao mesmo tempo que elimina o sódio que causa pressão em nossos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial e até mesmo cooperando contra AVCs e infartos.
Além disso, é um alimento rico em fibras, que regula a nossa saúde intestinal, ajuda no controle do colesterol e promove a sensação de saciedade. Outros minerais presentes na fruta além do potássio, como o cálcio e o magnésio, também ajudam a evitar cãibras e outros tipos de dores musculares.
Por fim, mas definitivamente não menos importante, a banana também nos traz felicidade! A presença do aminoácido triptofano é uma das responsáveis pela síntese de serotonina em nosso cérebro. Assim, a fruta também nos proporciona mais bem-estar no dia a dia.
Nem tudo que brilha é ouro, especialmente para espécies diferentes. Como mencionamos acima, mesmo que a banana seja uma ótima fonte de nutrição para humanos, não significa que também será para nossos pets. No entanto, no caso das nossas amadas aves de topete, não se preocupe: calopsita pode comer banana!
Não só pode, como a fruta está entre a lista dos alimentos para calopsita que ela mais ama. Por isso, se você quiser, introduzir a fruta à dieta da sua amiguinha de penas está liberado! A seguir, separamos algumas dicas para você oferecer a banana de maneira correta para o pet.
Pode parecer estranho, mas quando falamos de escolher as frutas para calopsita de maneira adequada é porque devemos tomar alguns cuidados. Isso porque, hoje em dia, são usados alguns tipos de agrotóxicos e pesticidas nas plantações que não fazem bem para as nossas penudas.
Dessa maneira, sempre prefira adquirir alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos, que sejam de uma fonte confiável. Assim, você garante que só está oferecendo o melhor para a sua amiguinha!
Depois de escolher a banana, é hora de prepará-la para a calopsita. Para isso, você pode escolher entre oferecer o alimento com ou sem casca. Calopsita pode comer banana com casca, mas, se você não estiver certo de que o alimento não tem agrotóxicos, prefira servir a fruta sem a casca.
Outro cuidado importante ao oferecer a fruta com a casca é lavar bem o alimento com água. Depois de lavar bem ou descascar a banana, corte-a em rodelas e ofereça de duas a três rodelas para a ave. Se todo o alimento não for consumido em cerca de uma hora, retire as sobras e descarte-as, visto que a fruta oxida facilmente.
Algumas calopsitas podem ficar um pouco suspeitas ao serem apresentadas a novos alimentos. Por isso, existem alguns truques que os tutores podem usar para incentivar que as penudas comam os petiscos.
Em dias de calor, procure refrigerar um pouco a banana. As suas aves vão adorar se refrescar com a fruta! Outra dica é colocar as rodelas em algum brinquedo que a ave goste, para ela se divertir enquanto se alimenta. Lembre-se de higienizar o item após a diversão!
Calopsita pode comer fruta e, entre as que ela mais gosta, está a própria banana, mamão, pera e maçã — desde que preparados corretamente, sem sementes. No entanto, mesmo que essas comidinhas sejam importantes para a dieta da ave, elas não são alimentos completos.
Isso significa que elas devem ser oferecidas como petiscos, não como base alimentar das calopsitas. Por isso, a alimentação dessas aves deve ser composta principalmente de ração, que é uma comidinha feita especialmente para elas e com os nutrientes que elas precisam.
Quanto às frutas, procure oferecê-las de duas a três vezes por semana. Assim, a sua amiguinha terá uma alimentação variada e bastante nutritiva, com menor risco de desenvolver quaisquer problemas nutricionais ou gástricos no futuro.
Gostou de saber que calopsita pode comer banana? Aqui, no blog da Petz, sempre postamos diversas dicas para que a sua amiguinha de penas sempre possa aproveitar a melhor dieta possível! Aproveite a visita e aprenda ainda mais!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…