Um tutor de ave precisa saber o que fazer em caso de calopsita engasgada. Diferenciar os sons que a calopsita emite de um engasgo acidental é extremamente importante. Por isso, vamos ensinar como identificá-los a seguir!
Afinal, a calopsita faz alguns sons que podem deixar o tutor confuso e acreditar que ela esteja engasgada. Leia nosso artigo até o fim e saiba como proceder com sua ave de estimação.
A calopsita faz alguns movimentos e sons específicos que podem ser facilmente confundidos com engasgos. Portanto, fique atento aos comportamentos indicados abaixo para compreender melhor sua ave e não pensar que se trata de uma calopsita engasgada.
Esse comportamento é bastante comum em uma calopsita. Ela tem o costume de mexer o pescoço e a cabeça para os lados. É como se estivesse dançando, mas não se preocupe, pois é perfeitamente normal.
Algumas vezes, a calopsita abre o bico de modo que dá para ver até a língua. Essa atitude demonstra apenas que ela está relaxada, portanto, não é um indício de calopsita engasgada.
Outro comportamento comum na calopsita é abrir as asas. Geralmente, isso indica que ela está feliz em ver o tutor ou até se espreguiçando, sendo mais um dos hábitos normais da ave.
Não é incomum uma calopsita filhote regurgitar na época que está trocando a papinha pela ração. Isso também pode acontecer com a calopsita adulta, mas com pouca frequência, sendo um sinal de que ela comeu demais. Entretanto, se acontecer diversas vezes, e ela vomitar, um veterinário deve ser consultado.
O som de uma calopsita tossindo também pode ser confundido com a ave engasgada. Algumas vezes, a calopsita pode tossir e, se não for algo que aconteça com frequência, não há motivo para entrar em pânico.
Esses comportamentos fazem parte da ave e não são sinais de calopsita engasgada. No entanto, se forem frequentes, um especialista deve ser consultado.
O que fazer com uma calopsita engasgada? Um motivo de preocupação é que, caso ela esteja solta, você pode não ter percebido que ela colocou um pequeno objeto no bico.
Quando isso acontece, o objeto pode obstruir as vias aéreas e dificultar a respiração da ave. Nesse caso, o mais indicado é levá-la imediatamente ao veterinário.
A ave não é como os humanos, portanto, nada de tentar fazer alguma manobra para desengasgá-la. Na maioria das vezes, ela consegue sair desse apuro sozinha, porém se você notar que ela está realizando movimentos estranhos e incomuns daqueles que está acostumado, não perca tempo.
O mais importante é sempre ficar atento à calopsita, afinal, quanto mais você convive e brinca com o seu pet, mais sabe sobre o comportamento dele. Agora, para te ajudar ainda mais, vamos falar o que calopsita não pode comer. Veja em seguida!
Primeiro, ao adotar essa ave, é importante entender o que a calopsita come no habitat. Na natureza, ela busca os alimentos preferidos, que atendem às suas necessidades.
Em cativeiro, ela precisa de mais atenção. Se você der qualquer tipo de alimento à calopsita em cativeiro, ela pode ganhar peso, uma vez que não se exercita tanto quanto no habitat. Portanto, o alimento ideal para ela é a ração, que contém tudo que é necessário para um desenvolvimento saudável.
Aliás, esses alimentos não são bem processados pelo organismo da calopsita, fazendo-a vomitar. Portanto, caso queira oferecer um agrado a ela com o aval do veterinário, algumas frutas estão moderadamente liberadas.
Agora que você já sabe mais sobre calopsita engasgada e os movimentos que podem ser confundidos com o problema, veja as frutas que ela pode comer de vez em quando:
Todas essas frutas estão liberadas, entretanto, nunca dê sementes para as calopsitas ou outros tipos de pets. Algumas delas possuem toxinas que fazem mal aos bichinhos. Outra dica é comprar frutas orgânicas. Assim, até a casca pode ser liberada.
Gostou de saber os cuidados com uma calopsita engasgada e evitar que isso aconteça? Então, não deixe de acompanhar outras dicas de bem-estar para sua ave de estimação aqui, no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…