Espécies

Cacatua negra: saiba tudo sobre esse pet exótico

Você já ouviu falar na cacatua negra? Ela é uma ave exótica e pouco conhecida aqui no Brasil, mas na Austrália e na Europa já conquistou muita gente com seu jeito peculiar de ser. 

Assim como as espécies com as quais já estamos familiarizados e costumamos adotar, a cacatua negra tem características únicas: é muito divertida, carismática e alegre, além de ser um pet muito companheiro.  

Mas o que é uma cacatua?

Algumas pessoas não sabem o que é uma cacatua e acabam confundindo essa ave com outros pássaros. Assim como o papagaio, o periquito e a calopsita, a cacatua faz parte da família Psitaciforme, por isso, ela se parece muito com essas outras espécies. 

São muitos tipos de cacatua: além da cacatua negra, que é nativa da Austrália, existe também a cacatua da crista amarela, a corella, a branca, entre outras. A cacatua negra é um animal solar, que concentra seus hábitos durante o dia e, na natureza, adora voar em bandos de até 500 cacatuas!

A cacatua negra

Ainda que tenha o nome de cacatua negra, essa ave não é totalmente preta. Existem algumas diferenças entre os machos e as fêmeas. As fêmeas têm a cauda na cor marrom-escuro e algumas listras alaranjadas no peito e na cauda. Suas asas e a cabeça têm várias pintinhas amarelas. 

Já os machos têm o corpo quase todo preto, exceto por algumas penas vermelhas na cauda. A cabeça conta com um topete bem comprido e cheio, que vai da testa até a nuca. O tamanho dessa ave varia de 35 a 70 cm, e ela pode chegar a viver mais de 70 anos! 

Um detalhe

Uma curiosidade é que machos e fêmeas têm bicos em formatos de banana e, nos pés, eles têm dois dedos voltados para frente e dois para trás. Isso faz com que ele possam subir em árvores, levar comida na boca e fazer várias artimanhas. 

A cacatua como pet

A cacatua negra é um animal muito divertido. Ela é tão inteligente que consegue seguir ritmos de músicas e, com seu jeito animado, adora dançar. Além disso, é capaz de imitar a voz humana, e algumas aprendem até a cantar.

Criar essa ave não é difícil. Como ela é um pássaro da Austrália, não é muito comum vê-la como pet por aqui, mas isso não impede que você adote uma. Porém, você deve ficar atento a um detalhe: autorização do IBAMA.

Antes de saber como criar cacatua, é necessário salientar que por ela ser um animal silvestre, é preciso uma autorização legalizada pelo IBAMA antes de adotar a ave. Fique de olho nisso e adote somente em estabelecimentos regularizados, ok? 

Como é um pássaro silvestre, você pode não saber quanto custa um filhote de cacatua, então saiba que o preço varia entre 8 e 20 mil reais, dependendo do local onde você vai adotar. 

Como criar essa ave

O filhote de cacatua negra pode ser adotado depois de 10 semanas de vida, fase em que ele já não depende mais da mãe. A cacatua é um animal que gosta de explorar o ambiente e, com seus dois dedos para frente e dois para trás, tem muita facilidade em abrir gaiolas, portas, latas, além de pegar alguns objetos.

 Para evitar que fique estressada e acabe fazendo essas artimanhas, mantenha-a ocupada com brinquedos que ela possa mastigar, bicar, e que tenham som. Ossos para cachorro, brinquedos com sinos e argolas são algumas opções. 

Ela se adapta muito bem às pessoas. Em um ambiente acolhedor e seguro, é dócil e divertida. Para proporcionar esse ambiente, o ideal — se você tiver espaço em casa — é ter um viveiro para pássaros para que a ave tenha espaço para voar e ser ativa como é em seu habitat natural.  

Se não for possível, não tem problema. Nesse caso, escolha uma gaiola grande o suficiente para ela não se estressar. Deixe que passeie pela casa, onde ela não possa fugir, durante alguns minutos do dia. 

Como entender as necessidades desse pássaro?

Quer saber como está o humor da cacatua? É só reparar no seu topete: além de lindo, o topete da cacatua traz várias explicações. Um topete relaxado, por exemplo, significa que ela está tranquila e feliz, enquanto um topete eriçado mostra que ela está em estado de alerta ou animada. Já um topete deitado mostra tensão ou submissão.

Essa ave, assim como as outras da família Psitacídeos, gosta de se alimentar de sementes e frutas frescas. Uma alimentação com nozes, goiaba, manga e banana, por exemplo, é saudável e possibilita que ela afie seu bico ao abri-los. Rações para pássaros, como ração de papagaio, também são indicadas. 

Apesar de exótica, os cuidados e alimentação da cacatua negra não são tão diferentes assim das outras aves. São similares aos pássaros brasileiros com o papagaio, por exemplo. 

Essa ave adora companhia, então, se você passa bastante tempo em casa ou tem crianças, vai adorar conviver com um animal tão divertido e dócil como esse. Todos os itens que você precisa para criar a cacatua negra feliz e saudável você encontra aqui, na Petz! Visite o nosso site!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

35 minutos ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

5 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago