Deseja ter um psitacídeo em sua casa, mas não sabe como fazer isso de forma legal? Confira as nossas dicas e adquira o seu de um jeito seguro!
Coloridos e falantes, os papagaios já fazem parte dos animais de estimação mais queridos de muitas famílias brasileiras. No entanto, para ter um bichinho desse em casa, são necessários alguns cuidados, já que a compra ilegal dessas aves infelizmente é bem comum. Por isso, nós vamos falar um pouquinho sobre a venda de psitacídeos, para que você consiga comprar esse companheiro tão especial da forma correta.
Infelizmente o tráfico de aves está cada vez maior, pois muitas pessoas retiram esses bichinhos do seu habitat natural e tentam ganhar dinheiro ilegalmente, vendendo-os em mercados clandestinos — principalmente pela internet — e em feiras que não são aprovadas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
As vítimas dessa venda ilegal não se resumem aos papagaios e araras, como muitos acham. As maritacas, os periquitos verdes e as jandaias — que também são classificados como psitacídeos — também podem sofrer com o tráfico de aves, passando por maus tratos, más condições de vida e de saúde.
Os psitacídeos são aquelas aves inteligentes e com o raciocínio mais desenvolvido comparado às outras. Você sabia que um papagaio chega a ter o nível de fala igual ao de uma criança de 5 anos? Pois é! Devido a toda essa inteligência e suas penas de cores fantásticas, os psitacídeos são alvos de diversos criminosos, que pensam apenas em lucros e não ligam para a qualidade de vida dos pássaros e muito menos para o funcionamento da natureza.
Por esse motivo, é necessário saber como comprar aves legalmente. Em boa parte dos casos, esses bichinhos podem ser adquiridos em criadouros e lojas legalizadas, onde são criados com muito amor, carinho e diversos outros cuidados, até que possam fazer parte de uma família.
Esse locais são fiscalizados pelo IBAMA e as aves desses estabelecimentos possuem um selo do instituto, uma identificação individual e permanente, que aprovam a reprodução e origem legal mesmos.
Por terem sido criadas em cativeiros — ao invés de retiradas da natureza —, essas aves também possuem um comportamento mais tranquilo e irão se adaptar com mais facilidade a sua casa. Lembrando que o mais importante é: na hora de escolher um criadouro, é necessário saber se ele é legal.
As aves que não são reproduzidas dentro do próprio criadouro, em alguns casos, são resgatadas após abandonos, ou então de alguma prática de venda ilegal.
A venda, a aquisição, a caça, o cárcere e o transporte de animais silvestres sem regulamentação são crimes ambientais, previstos na Lei 9.605/98, com pena de prisão de 6 meses a 1 ano e multa.
Para saber se o criadouro ou pet shop está realizando a venda de papagaio legalizada é necessário exigir a licença da loja pelo órgão competente e a Nota Fiscal com a identificação individual no animal. Ela será a segurança e o documento que afirma que o pet foi adquirido de forma legal.
Além disso, é essencial que todos os dados da organização — seja ela uma loja ou criadouro — estejam na nota fiscal de compra do pet. Essa é uma outra forma de ter a certeza que o local é de confiança.
Quer ter a certeza de que o local está realizando a venda de psitacídeos corretamente? Uma ótima forma é entrando em contato com o IBAMA ou um órgão estadual competente da sua região para saber essa informação. Você pode entrar no site do instituto, ou então contatá-los pelo telefone: 0880-61-8080.
Adquirindo o seu companheiro — seja ele papagaio, maritaca, arara ou qualquer outro tipo de psitacídeo — seguindo as regras, você terá a tranquilidade em criar um bichinho próprio para isso, sem alterar ou prejudicar o ecossistema brasileiro.
Gostou das dicas? Então continue ligado no Blog da Petz, que sempre está recheado de novidades para você!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…