Se você deseja saber tudo sobre papagaio, está no lugar certo. Bonita, engraçada e alegre, essa ave é encantadora! Originária das Américas Central e do Sul, ela está entre os pets mais populares. Entenda, a seguir, por que essa espécie é tão querida!
Além de sua beleza impressionante, essa ave cativa os tutores também por sua capacidade de reproduzir a fala humana. Ela também tem uma facilidade incrível para aprender truques. A seguir, você aprende tudo sobre papagaio!
O papagaio é um simpático pássaro verde com fama de falador. Sua popularidade é tanta — quem não se lembra do imortal Zé Cariosa? — que ele foi escolhido como símbolo do Brasil. Abaixo, conheça a fundo as características da ave!
Essas aves pertencem ao gênero Amazona. Você sabia que esse gênero tem mais de 30 espécies e que 12 delas estão aqui no Brasil? Anote aí para saber tudo sobre papagaio!
O exemplar mais conhecido por aí, falando de tudo e discutindo a relação com o tutor, é o Amazona aestiva, conhecido como “papagaio-verdadeiro”. Também é possível encontrar outras espécies domésticas, como o papagaio-do-mangue (Amazona amazonica) e o papagaio-moleiro (Amazona farinosa).
As diferenças entre eles são poucas. Todos se destacam pela beleza e pela graciosidade! Além disso, todos são zigodáctilos, ou seja, têm aqueles pezinhos engraçados com dois dedos para frente e dois para trás, superadaptados para agarrar a comida!
Os diferentes tipos de papagaio guardam algumas características comuns. Eles são aves médias, atingindo entre 30 e 40 cm. A cor predominante é o verde. Geralmente, eles apresentam manchas amarelas, laranjas e azuis, que dão um charme irresistível!
O bico é uma das características mais marcantes (e fofas!) dessas aves. Ele é tortinho e muito forte, para conseguir quebrar coquinhos e arrancar cascas de árvores com facilidade.
Quantos anos vive um papagaio? Muita gente não sabe, mas a expectativa de vida da ave é grande, podendo chegar a mais de 60 anos! Em cativeiro, com uma dieta balanceada, ela vive em média 20 anos, sempre com seu característico bom humor.
Na natureza, o papagaio, assim como a maior parte das aves, tem uma alimentação para lá de variada. Ele come frutas, sementes e até pequenos insetos. Em cativeiro, é muito comum os tutores darem uma dieta à base de mix de sementes, mas isso não é recomendado!
Você deve estar se perguntando por quê. Além de o mix não oferecer todos os nutrientes de que a ave precisa, ele possibilita que o animal escolha suas sementes favoritas. Geralmente, ele seleciona as mais gordurosas, que não fazem bem à sua saúde.
Isso contribui para deficiências nutricionais e problemas como obesidade. O melhor, portanto, é oferecer os chamados alimentos extrusados, que são rações balanceadas, completas. Está gostando de saber tudo sobre papagaio?
Determinar se um papagaio é macho ou fêmea é uma tarefa difícil. Essa ave não apresenta diferenças marcantes entre os sexos. Além disso, os órgãos reprodutores são internos, complicando ainda mais a identificação.
Há algumas dicas para tentar adivinhar: os machos geralmente são maiores que as fêmeas. Já elas costumam ser mais agressivas e menos dóceis. Porém, para ter certeza, só mesmo levando a ave a um veterinário, que poderá verificar características mais sutis.
Outro ponto interessante dos papagaios é que eles são monogâmicos e muito carinhosos! Geralmente, atingem a maturidade sexual entre 2 e 3 anos. Então, o macho corteja a fêmea escolhida para a reprodução. Geralmente, ela bota três ou mais ovos, que eclodem em aproximadamente um mês.
Após 60 dias, os filhotes deixam o ninho e passam a explorar o mundo. Muito amorosos e fiéis, essas aves, quando perdem o parceiro, dificilmente escolhem outro, vivendo sozinhas até o fim da vida! Essa é uma das curiosidades sobre papagaios mais romântica, não acha?
Dóceis e sociáveis, os papagaios adaptam-se bem a diferentes ambientes. Muito brincalhões, eles precisam de itens essenciais para suas atividades, como poleiros e brinquedos.
Eles gostam de bastante espaço para suas brincadeiras, então, é recomendado deixá-los livres em um ambiente amplo, onde possam voar e se divertir. Atenção para itens de madeira: papagaios costumam bicar praticamente tudo, e podem se machucar com lascas e pedaços cortantes.
A limpeza regular do ambiente também é essencial para mantê-lo saudável. Assim, o papagaio terá condições para viver feliz ao lado do tutor por muitos anos! É sempre importante priorizar o bem-estar do animal!
Existe muita dúvida em relação à venda legal de papagaios, já que essa bela ave é uma das principais vítimas do tráfico de animais. Hoje, o Ibama permite que institutos de preservação e resgate de animais façam a criação em cativeiro.
Essa atitude consciente preserva a espécie, além de permitir que tutores criem animais silvestres legalmente. Assim, é possível comprar papagaios de origem certificada, com autorização do Ibama, que zela pelo bem-estar dessas aves.
Por isso, confira sempre a idoneidade do estabelecimento, para garantir uma criação regular e livre de sofrimento. Agora que você sabe tudo sobre papagaio e resolveu ter um, visite as lojas da Petz. Nas unidades, você encontra tudo que ele precisa para ser saudável e feliz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
View Comments
amei isso obr por me ensinar.