Aves

Tipos de ninhos de pássaros: conheça alguns deles

É incrível como a natureza funciona, não é mesmo? Os animais se adequam à realidade, criando casas e o que mais precisarem. Você já percebeu que nem todos os lares das aves são iguais? Na verdade, existem vários tipos de ninhos de pássaros.

Não é estranho saber que existem diversos tipos de ninhos de pássaros, não é mesmo? Afinal, há passarinhos que gostam mais de água, alturas e até solo para fazer o lar dos filhotes.

O que acha de descobrir detalhes sobre os ninhos encontrados na natureza? Leia a lista abaixo com atenção e se apaixone pela vida animal selvagem. Confira!

1. Ninhos escavados

Um dos tipos de ninhos de pássaros mais conhecidos são aqueles que ficam nos topos das árvores, mas nem todos são assim. Isso porque existem algumas aves que preferem escavar aberturas nos troncos das árvores. O pica-pau é o exemplo perfeito.

Outra ave que tem um costume peculiar é a coruja-buraqueira. Afinal, ela não recebe esse nome por nada, já que gosta de fazer buracos no solo, criando o próprio ninho.

A talha-mar é mais uma ave que não poderia ficar de fora desta lista de ninho de pássaro que não fica nos topos das árvores. Esse animalzinho costuma escavar buracos em grandes rios, escondendo-se de grandes predadores.

2. Ninhos com dois cômodos

Um bom exemplo de ninhos de passarinho pendurado é o de dois cômodos, feito, principalmente, por aves “construtoras”, como o joão-de-barro. Ele é capaz de moldar toda a estrutura da casa com barro úmido, separando a entrada da incubadora, aumentando a proteção dos filhotes.

3. Condomínio de ninhos

Se estamos falando de ninho de passarinho grande, não podemos deixar de mencionar os grandes condomínios nas árvores. Em outras palavras, chupins, xexéus e japus criam grandes colônias com folhas de palmeiras e gravetos para viverem juntos e protegidos dos predadores.

Outros ninhos de pássaros grandes encontrados na natureza são os das aves guarás. À beira dos mangues e dos lamaçais, esses passarinhos coloridos criam grandes colônias, que, com a sua forte coloração, chamam a atenção de vários apreciadores.

4. Ninhos gigantes do Pantanal

Entre os tipos de ninhos de pássaros, não podíamos deixar de mencionar a casa da maior ave do Pantanal, o tuiuiú. Afinal, ele pode medir cerca de três metros de diâmetro e até dez metros de altura.

Esse é um exemplo de ninhos de pássaros em árvores. O peso do animal ajuda a manter a estrutura mais estável.

5. Ninhos no barranco

A maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado é um pássaro que costuma ter hábitos incomuns quando falamos de ninhos. Isso porque já foram encontrados alguns lares na ponta de barrancos, lugares perigosos.

O ninho do capitão-de-saíra também pode ser encontrado em lugares similares. Assim, ele e a família consegue se camuflar de possíveis predadores, mantendo todos a salvo.

6. Ninhos flutuantes

Também é possível encontrar ninhos de pássaros na água. É o caso de famílias de aves mergulhadoras, em que os filhotes nascem já prontos para dar um mergulho sob a supervisão dos pais atentos.

Os ninhos são criados de maneira isolada, porém sempre sobre a água, com a ajuda de montes de lama ou vegetais aquáticos densos, que podem ser encontrados ao redor.

7. Ninhos fofos

O beija-flor é um exemplo de ave que cria lares bem bonitos. Isso porque o objetivo é deixar as casas aquecidas e aconchegantes para os filhotes, ao contrário de outros tipos de ninhos de pássaros.

Esse pássaro colhe teias de aranha para fazer a estrutura dos ninhos. Além disso, pega painas e líquens para dar os toques finais para o lar durante a incubação dos filhotes.

Sabia que, às vezes, é possível encontrar ninhos fofos de beija-flores com tons um pouco diferentes? Eles se tornam grandes atrações para os apaixonados por animais. Inclusive, um dos ninhos encontrados era cor-de-rosa bem chamativo.

Existem pássaros que roubam ninhos!

Às vezes, as aves não querem ter o trabalho de criarem um ninho, por isso elas aproveitam aqueles que estão vazios. A andorinha-do-campo, por exemplo, é uma espécie que depende totalmente desses achados para se procriar, já que não os constrói.

Em alguns casos, os pássaros se aproveitam desses ninhos vazios para “abandonar” os ovos, algo comum na natureza. Esse é um hábito conhecido como nidoparasitismo, no qual a responsabilidade de criação fica para os donos desses lares.

O que achou dessas curiosidades sobre os tipos de ninhos de pássaros? Se você precisa de produtos para cuidar de um ninho, conte com a gente. Acesse o site da Petz e encontre tudo para manter o seu passarinho feliz e saudável.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

6 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

11 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago