Você sabia que existem vários tipos de canário? Essa ave pequena é muito conhecida pelo belo canto. Ela é muito comum como pet no Brasil, e o apelido do nosso time nacional de futebol, “seleção canarinho”, vem da semelhança entre as cores de um desses pássaros e o uniforme.
Os canários pertencem à ordem dos passeriformes, que tem mais espécies. Eles têm a habilidade do canto bem desenvolvida e apresentam uma variedade na coloração das penas, atraindo bastante a atenção das pessoas.
Algumas dessas aves tão pequenas, belas e cantantes são originárias de outros países, mas existem alguns exemplares nativos do Brasil. Venha conhecer, a seguir, alguns tipos de canário e veja se são os pets ideais para você e sua família!
Os canários têm origem nas Ilhas Canárias, costa da África. A primeira ave observada desse tipo é datada de 1400, e por volta de 1500 começaram as exportações da espécie para o continente europeu.
Na Europa, passaram a fazer o cruzamento dessas aves por meio das criações mistas a fim de conseguir espécimes com maior habilidade vocal, não importando a aparência. Confira alguns tipos de canário a seguir!
O canário-belga, conhecido popularmente como canário doméstico, é a única espécie domesticada. Ele tem comportamento dócil, canto suave e diversas variedades de cores. Algumas dessas variações são:
– canário-belga amarelo: é um dos tipos de canário mais comum no Brasil, com as penas lisas de coloração amarela. Ele mede cerca de 15 cm de comprimento;
– canário-belga-salsa: ele chama a atenção pelas penas bem coloridas em tons de amarelo, preto e verde. As pernas são rosadas. O bico é marrom na parte de cima e amarelo na parte de baixo;
– canário-belga vermelho: esse canário chama atenção pela coloração avermelhada, que dá origem ao nome. A cor das pernas provém da alimentação, que precisa conter betacaroteno. Além disso, é uma ave que canta muito.
O canário-da-terra (Sicallis flaveola), também conhecido como canário-da-terra-verdadeiro, tem coloração amarelada, variando para amarelo-limão nos machos.
Ele é encontrado em quase todo o território brasileiro. É muito sociável e pode viver com outros da espécie, assim como na natureza, onde vivem em bandos, contanto que o número de fêmeas seja compatível com a quantidade de machos. O canário-da-terra pode chegar a medir 13,5 cm e pesar 2 g quando adultos.
O canário-topete-alemão foi criado na Alemanha e tem um topete, que faz jus ao nome. Porém, esse “penteado” é diferente do dos outros tipos de canário, que passa por cima dos olhos e do seu pescoço.
Essa ave pode chegar a medir cerca de 13 a 14 cm de comprimento. Esses tipos de canário podem ter colorações sólidas, como vermelho, amarelo e branco, sem mechas coloridas.
Os canários são granívoros: no hábitat natural, alimentam-se predominantemente de sementes. Porém, eles também costumam ingerir frutas e pequenos insetos, como as minhocas e os tenébrios.
A alimentação em cativeiro adequada para os canários é a ração extrusada específica para a espécie. Como complemento, é possível ofertar frutas e até mesmo sementes de boa qualidade e de procedência confiável.
Os canários são pequenos, mas não é por isso que podem ficar em gaiolas apertadas. Eles precisam conseguir se movimentar, abrir as asas e voar. Cativeiros que têm cobre ou chumbo na composição não são recomendados, pois a ave pode bicá-los e se intoxicar.
O tamanho da gaiola também precisa ser suficiente para que os potes de água e comida fiquem alocados separadamente e longe do poleiro, pois as fezes podem cair nesses recipientes. Também é necessário ter espaço para colocar brinquedos interativos, como uma casinha para a ave.
O espaço entre as grades da gaiola deve ser justo para evitar possíveis fugas. Além disso, espaçamentos mais largos podem fazer com que a ave se prenda ou se machuque, então, não são recomendados.
Como já dissemos, os canários, assim como outros passeriformes, são muito sociáveis. Eles convivem tranquilamente com outras aves da mesma espécie e com os seres humanos. Além disso, a expectativa de vida varia entre 10 e 15 anos.
Agora que você já aprendeu sobre os tipos de canário, as origens e os cuidados necessários para ter essa espécie como pet, confira, no blog da Petz, mais dicas e acessórios para aves e outros animais!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…