Quer ter uma ave feliz e saudável? O primeiro passo é saber como alimentá-la da forma correta, oferecendo os nutrientes que ela precisa. Hoje, você vai descobrir se papagaio pode comer jiló!
Saber o que papagaio pode comer faz toda a diferença na vida dos penudos! Isso garante que eles fiquem ao seu lado por muitos anos, trazendo alegria e muitas risadas para o lar. Vamos lá?
Sim! O jiló é um dos legumes para papagaio que pode ser oferecido sem restrições. Você pode dá-lo tanto cru quanto cozido. Se optar pela versão crua, lave bem a casca para retirar as possíveis sujidades.
O jiló, apesar de ser pequeno, possui muitos benefícios. Ele é rico em vitaminas do complexo B e vitamina C, fósforo, ferro, cálcio e fibras. Por isso, ajuda a manter as gorduras do sangue controladas, protegendo o sistema circulatório.
O papagaio pode comer jiló e o que mais? Você já deve ter ouvido que “você é o que você come”, e isso também vale para nossos animais de estimação! Como eles não compram seus próprios alimentos, ficam à mercê de comer o que lhes damos.
Por isso, é muito importante saber o que está fazendo ao cuidar de um pet. Seguir dietas malucas achadas na internet ou recomendações de uma pessoa leiga não é o melhor caminho. Sendo assim, continue a leitura e fique bem-informado com nossas dicas.
Você já ouviu falar em DTA? Essa sigla significa “Doenças Transmitidas por Alimentos”, que são responsáveis pelo adoecimento de milhões de pessoas no mundo todo, causando grandes problemas para a saúde pública.
Essas enfermidades são contraídas pelo consumo de água e alimentos contaminados por vírus, bactérias e parasitas. Os dados epidemiológicos só são feitos com casos humanos, mas isso não quer dizer que não aconteçam com os animais.
Sabendo disso, higienizar corretamente frutas, verduras e legumes que serão oferecidos para os animais é fundamental para evitar problemas de saúde, como vômitos, diarreias, anemia e até mesmo óbitos. Por isso, o papagaio pode comer jiló e demais alimentos, desde que devidamente higienizados.
O primeiro passo é lavar bem todos os alimentos — que serão oferecidos com a casca — com o auxílio de uma esponja usada somente para esse fim. Depois, coloque de molho os alimentos em 1 litro de água contendo duas colheres de sopa de hipoclorito de sódio a 1% (água sanitária, sem alvejante ou perfume). Pronto!
O sódio contido no sal de cozinha não é bem-tolerado pelo corpinho das aves, por isso, não deve ser colocado em sua alimentação. Isso porque ele pode causar sérios problemas de saúde — o que também vale para os alimentos conservados em salmoura.
Já o açúcar está presente em muitos dos alimentos naturais que oferecemos para os papagaios, na forma de frutose e amido. Dessa forma, saber dosar a quantidade desses nutrientes na dieta deles é fundamental para que não fiquem com sobrepeso ou obesos.
Não precisa nem falar que doces, como chocolates, bolos, tortas e afins, são tudo o que o papagaio não pode comer! Imagine que, na natureza, eles não comem esse tipo de alimento, por isso, seu trato gastrointestinal precisa se esforçar muito para digeri-lo.
Quem tem uma ave como animal de estimação sabe que esse pet faz uma grande bagunça com a comida. É muito comum ver restos de alimento nas paredes próximas à gaiola, uma vez que a ave costuma chacoalhar a cabeça para limpar o bico.
Sendo assim, manter a casa dos papagaios sempre limpa é um grande desafio, mas deve ser feito diariamente. Os restos de comida não podem ficar na gaiola, pois fermentam, exalando odores desagradáveis e atraindo pragas para o lar.
Afinal, o que dar para papagaio comer? A base da alimentação do papagaio deve ser a ração extrusada, como a dos cães e gatos. Ela deve ser deixada no comedouro, à disposição da ave. Ao longo do dia, a dieta pode ser suplementada com frutas, verduras e legumes.
As verduras para papagaio de folhas escuras são as ideais para a espécie, pois são ricas em vitamina A, o que protege o sistema respiratório contra gripes e a temível pneumonia. A única proibição são as alfaces, que podem causar diarreia.
Muitas frutas podem ser dadas para os papagaios, mas algumas são proibidas, como abacate, abacaxi e carambola. Além disso, você já sabe que papagaio pode comer jiló, mas e outros legumes? Cenoura, vagem, chuchu, maxixe, nabo, pimentas, milho-verde, pimentão, pepino, rabanete e beterraba (cuidado com o excesso de açúcar desta) são permitidos. A batata crua e a cebola são proibidas.
Papagaio pode comer jiló, frutas, legumes e verduras como adicionais à sua dieta, sempre frescos e bem limpinhos. A base da alimentação deve ser a ração extrusada, que você encontra nas lojas da Petz. Aqui, temos uma grande variedade de produtos para papagaios. Venha conferir!
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…