Se tem um alimento que causa controvérsia é o jiló! Ainda que ele esteja muito presente nos pratos dos brasileiros, há quem não coma de jeito nenhum! Porém, quando se trata dos animais, é difícil saber o que eles podem ou não comer. Por exemplo, será que periquito pode comer jiló?
Quando se tem um pet em casa, é normal que o tutor queira alimentar seu bichinho de estimação com comidas além das convencionais – a ração e as sementes. Além da ave gostar de provar novos sabores, alguns alimentos fazem tão bem para as pessoas quanto para os animais.
Não é todo alimento que pode ser oferecido para nossos filhos de penas. Felizmente, o periquito pode comer jiló e outros alimentos e usufruir das propriedades benéficas para a sua saúde. Confira mais sobre esse assunto!
O jiló pode estar presente na alimentação das aves, como os periquitos, e contribuir para uma boa digestão. Ele proporciona uma maior absorção de nutrientes a serem aproveitados pelo organismo, melhorando sua saúde.
Outro benefício do jiló para periquitos é melhorar as funções do coração e da visão, devido às vitaminas e minerais contidos nesse vegetal. Veja as principais a seguir.
É muito importante que na comida para periquito a vitamina A esteja presente em abundância. Isso porque esse nutriente ajuda a prevenir de um modo geral uma variedade de doenças, pois é um excelente antioxidante.
Os antioxidantes melhoram o funcionamento das células de todo o corpo, prevenindo o envelhecimento e combatendo os radicais livres. Essa ação aumenta a imunidade das aves, diminuindo os riscos de doenças, além de contribuir para a saúde dos olhos.
A vitamina B é conhecida como complexo B, pois existem algumas variações desse nutriente contido nos alimentos, como:
As vitaminas do complexo B executam uma variedade de funções e proporcionam muitos benefícios ao corpo, como a ação antioxidante (assim como a vitamina A). Eles ainda atuam na saúde do intestino, sistema nervoso e imunológico.
Outro ponto positivo do complexo B é sua atuação na produção de glóbulos vermelhos do sangue. O periquito pode comer jiló e se beneficiar das suas propriedades, como a prevenção da anemia.
A vitamina C contida no jiló é muito importante para a saúde dos periquitos. Essa vitamina aumenta a absorção de ferro e outros minerais pelo organismo, além de possuir propriedades antioxidantes.
Um dos principais benefícios do cálcio é proteger a saúde dos ossos, tornando-os mais fortes e resistentes. Além disso, ajuda a melhorar a função do músculo do coração, o miocárdio, ajudando na contração e no relaxamento do órgão.
O jiló é rico em ferro, fundamental para auxiliar no transporte de oxigênio do sangue. Ele faz parte da hemoglobina, proteína responsável por carregar o oxigênio para todo o corpo.
O ferro é um mineral que deve estar presente nos alimentos para periquitos, pois contribui positivamente para o funcionamento cerebral, muscular e digestivo e ainda evita alguns tipos de anemias.
Uma das principais funções do potássio é auxiliar na formação e recuperação da massa muscular. Participa da condução dos impulsos nervosos, importantes para o funcionamento dos órgãos. Também melhora a circulação sanguínea e o metabolismo celular.
Como vimos, o jiló é um alimento muito nutritivo e traz diversos benefícios para a saúde da ave, mas é muito importante manter uma dieta equilibrada para o correto funcionamento do organismo. Veja outros alimentos que periquitos podem comer:
As frutas e verduras oferecidas aos periquitos, além de serem fonte de vitaminas e sais minerais, auxiliam na hidratação por conterem água (principalmente em dias mais quentes). Além disso, são excelentes em proporcionar o enriquecimento ambiental, fornecendo um momento de descontração e bem-estar da ave.
Mesmo que muito nutritivas e naturais, as frutas e vegetais devem ser oferecidos com moderação. Uma boa opção é alternar ao longo dos dias da semana e variar entre elas. Dessa maneira, a ave terá acesso a uma gama maior de nutrientes, além de experimentar sabores e texturas atrativas a cada dia.
É importante higienizar os alimentos. Se necessário, retire a casca e as sementes. Tenha cautela quanto à quantidade. Uma dieta balanceada não é composta somente por frutas e verduras, mas também por ração, sementes e grãos. Por isso, é importante ofertar a dieta própria para o periquito e acrescentar os vegetais no dia a dia.
Já sabemos o que periquito come, mas tão importante quanto isso é conhecer também os alimentos que fazem mal à saúde da ave. Para evitar acidentes, confira quais são eles:
Para ter uma saúde melhor, o periquito pode comer jiló e muitos outros vegetais, mas é importante estar atento ao que pode prejudicar sua saúde. No site da Petz, você encontra alimentação adequada para sua ave e muitas outras informações.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…