Se você está em busca de uma ave encantadora ou simplesmente quer saber mais sobre essa espécie, está no local certo! O pássaro Mandarim cores branca, laranja, castanho ou colorido é um dos passarinhos mais belos que existem!
O pássaro Mandarim também é muito conhecido como Diamante-mandarim. Ele conquistou os corações das pessoas por todo o mundo graças à sua plumagem colorida e comportamento amigável. Que tal aprender um pouco mais sobre essa maravilhosa ave? Continue lendo!
O pássaro Diamante-mandarim é originário da Austrália e encontrado principalmente nas regiões Norte e Leste do país. Em seu habitat natural, prefere ficar em locais que possam ter acesso a áreas abertas para voar e próximo à vegetação mais densa para fazer ninho e procurar alimento.
O Taeniopygia guttata (nome científico do pássaro Mandarim), tem boa capacidade de adaptação, até mesmo em cativeiro. Por isso, hoje em dia, podemos ver esse pássaro sendo criado em muitos países, inclusive no Brasil.
O pássaro Mandarim é uma ave pequena que mede aproximadamente 12 centímetros de comprimento e pesa cerca de 12 gramas. Geralmente, os machos são um pouco maiores do que as fêmeas. Sua expectativa de vida é de aproximadamente oito anos, em condições ideais.
Essa espécie possui uma variação de cores das penas que aparentam listras, por isso, também recebe o nome em inglês: Zebra Finch. A combinação de cores acaba criando um padrão único, por isso, é um dos pássaros coloridos mais desejados.
Cada parte do corpo do Diamante-mandarim tem uma cor. A parte de baixo costuma ser branca, e o dorso e as asas, cinza. Além disso, vemos na cauda do pássaro Mandarim cores como preto e branco.
Ainda que os machos e fêmeas sejam muito parecidos, é possível diferenciá-los. Temos pássaro Mandarim cores marrons com pontos brancos nas penas e uma mancha alaranjada no bico. Além disso, há os com listras pretas e brancas desde a base do bico até o peito.
A fêmea, apesar de também ser um pássaro Mandarim colorido, possui menos cores do que o macho e de tom menos vibrante. Outra diferença é que o macho costuma cantar com mais frequência e mais alto do que a fêmea.
Como já vimos, essa ave é muito conhecida por ser bastante colorida, mas há uma variação: o pássaro Mandarim branco. O seu corpo é praticamente todo branco, podendo ter algumas penas alaranjadas ou amarronzadas, de bico também alaranjado.
Além da beleza, sem dúvida alguma, o que faz desse pássaro um excelente animal para ser criado em casa ou interagir na natureza é o seu carisma. Ele é muito sociável, brincalhão, e gosta de companhia.
Essas aves formam fortes laços de relacionamento com integrantes do grupo, se comunicando em linguagem corporal, vocalizações e canto. Por isso, não é indicado criar o pássaro Mandarim sozinho em cativeiro.
Em relação aos humanos, o penudo não decepciona e acaba criando afeto com seus tutores. Por ser muito inteligente, é capaz de aprender comandos simples e interagir até mesmo com outras espécies — sempre sob supervisão.
Agora que sabemos um pouco mais sobre o pássaro Mandarim, é provável que ele tenha encantado quem estava em busca de uma ave para ter em casa. Por isso, aqui seguem algumas dicas para cuidar bem do novo amigo!
Essa ave é relativamente fácil de manejar, mas, assim como qualquer animal, precisa dos cuidados básicos e atenção com local, alimentação, higiene, brincadeiras e saúde.
O pássaro pode ficar em uma gaiola ou um viveiro, que deve ter tamanho suficiente para a ave realizar pequenos voos. O local deve ter o máximo de altura possível e pelo menos 70 centímetros de extensão.
O local da gaiola ou onde o aviário será construído deve estar longe de corrente de vento, com sombra nos dias quentes e possibilidade de ser aquecido nos dias frios. Para impedir o frio extremo, pode ser colocado um pano para bloquear a corrente fria.
Também é importante que o pássaro tenha um local para repouso e descanso, como uma casinha. Caso tenha um casal de animais, eles também precisam de um local para construir o ninho. Em uma gaiola adequada, o pássaro Mandarim cores branca ou alaranjada vai ganhar destaque na sua casa!
A alimentação do pássaro Mandarim é à base de grãos e sementes, então, em cativeiro, o ideal é oferecer uma ração específica para a espécie ou mix de sementes, também específica para aves, além de água fresca.
Como uma maneira de agradar e cuidar do bem-estar do Diamante-mandarim, algumas frutas ou verduras podem ser dadas como petiscos, tais como: rúcula, pepino, espinafre, maçã, pera, laranja e morango.
Esse pássaro não faz muita sujeira, mas é inevitável que a gaiola não se suje com fezes e restos de comida, então, a limpeza se faz necessária pelo menos três vezes por semana.
Por ser muito brincalhão, é importante passar um tempo com o pássaro, seja ensinando truques, fazendo carinho ou fornecendo galhos ou brinquedos para se distraírem.
Agora só falta escolher o pássaro Mandarim cores branca, alaranjada ou todo colorido para ser seu novo companheiro! Se precisar de mais informações e dicas, não deixe de acessar o blog da Petz!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…