Quando observamos uma ave, o que chama bastante atenção, além das penas, são os bicos. De diferentes formatos e tamanhos, essa estrutura é única em cada espécie. Certamente, o pássaro de bico grande desperta a curiosidade das pessoas.
O bico é um tipo de boca característica das aves e de alguns outros grupos de animais. Ele exerce diferentes funções, e seu formato indica muito sobre seu comportamento e hábitos. Veja mais a seguir.
O bico é formado por duas estruturas de queratina, chamadas de rinoteca (mandíbula) e gnatoteca (maxila). Apesar de serem grossas, são leves, pois não possuem dentes, ossos ou músculos. Ser leve é uma vantagem para a ave, pois facilita o voo.
Geralmente, o pássaro com bico grande tem o bico liso, pois, para ele, é mais fácil engolir o alimento inteiro sem mastigar. Já as aves com aparelho bucal menor tendem a ter bicos serrilhados, que se assemelham a dentes, para auxiliar a abrir, cortar ou rasgar o alimento.
As cores dos bicos variam. Alguns possuem cores vivas, outros, mescladas. Alguns têm protuberância ou escudos faciais. A variedade de bicos é imensa, e cada espécie possui o tipo bico exatamente de acordo com suas necessidades.
Existem muitos tipos de bicos de aves, por exemplo: bico de aves carnívoras, de aves granívoras, de aves frugívoras, de aves insectívoras, de aves limícolas, de aves nectarívoras e de aves filtradoras.
Como pode notar, essas divisões estão de acordo com o que o pássaro come, pois, dependendo de onde a ave encontra o alimento, o bico deve ser capaz e de tamanho suficiente para fisgar e deglutir a comida em questão. Nesse caso, o tamanho e o formato dos bicos são muito relevantes. Podemos encontrar:
Os bicos têm a mesma função da boca, ou seja, servem para o animal se alimentar. Embora essa seja sua principal função, o bico ainda realiza termoregulação, que é importante para a reprodução (as cores chamativas podem atrair o sexo oposto) e também é uma ferramenta de defesa do animal.
Geralmente, o pássaro com bico grande ou longo tem hábitos alimentares específicos. São aqueles que precisam encontrar a comida em locais lamacentos, alagados ou com areia. Ter um bico comprido evita que a ave molhe as penas e mantenha o campo de visão alto.
Outra característica de uma ave com bico grande é também ter as pernas alongadas, com o mesmo objetivo de não se molhar e capturar o alimento sem perder de vista tudo o que está acontecendo ao seu redor.
Já um pássaro de bico longo, como o beija-flor, precisa alcançar o néctar das flores que se encontra na parte mais profunda da planta, enquanto outras aves necessitam inserir o bico em buracos para encontrar insetos. Ou seja, o bico grande está relacionado principalmente aos hábitos alimentares do pássaro.
Agora que você entendeu o motivo e a importância das aves terem determinado tamanho ou formato de bico, vamos conhecer algumas espécies de pássaro com bico grande. Confira:
Essa ave é conhecida por seu bico longo e curvo, sendo muito comum em regiões da Ásia, África e Europa. Sua dieta é à base de pequenos invertebrados, e seu bico permite que ela varra o solo em águas rasas e filtre sua comida da lama.
Muito presente em filmes de animação, essas aves são aquáticas, e seu bico é longo. Isso permite que ela consiga alimento em áreas alagadas. Comumente vive na Ásia, na África e na Europa, mas também é encontrada na América.
A ave tem esse nome por conta do formato do seu bico, que lembra um sapato de madeira, com a ponta em formato de gancho afiado. É um pássaro carnívoro, que se alimenta, principalmente, de peixes. Além disso, produz alguns sons com seu bico.
Essa ave tem o bico como o das cegonhas: longo e fino. Isso permite que ela pesque com mais facilidade. A garça pode ser encontrada em todos os cantos do mundo, próxima a áreas com água.
Os pelicanos têm um bico longo, forte e com um “papo” (bolsa gular) característico. Esse formato permite que ele pesque suas presas e retenha água. Assim como as garças, está presente em todos os continentes do mundo.
O beija-flor é uma ave de bico grande — inclusive, é considerada a ave com o bico mais longo do mundo em relação ao seu tamanho corporal. Ele tem formato longo e fino, e serve para extrair o néctar das flores.
Existem mais de 30 espécies espalhadas pela América Latina. De acordo com a espécie, seu bico pode mudar de tamanho e cor. Normalmente é longo, largo e curvado para baixo, nas cores preto, amarelo e branco. Seu bico tem borda serrilhada e serve para alimentação e controle da temperatura corporal.
É bem comum vermos pássaro de bico grande na natureza. Agora, já podemos até imaginar o que cada um come! Para saber mais curiosidades sobre a sua espécie predileta, acompanhe o blog da Petz!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…