Aves

Pássaro calafate: saiba tudo sobre essa ave de belas plumas

Originário da Indonésia, o pássaro calafate é uma ave tranquila de belas plumas que também é conhecida como pardal-de-java. Esse nome se deve ao fato de Java ser uma das ilhas em que ele é visto com mais frequência.

Embora seja bem tranquilo, assim como toda ave, o calafate precisa de alguns cuidados. Aliás, nem todos os pássaros podem ser criados em casa, apenas aqueles que foram liberados pelo IBAMA. A seguir, você vai saber mais sobre essa ave que ganhou muitos adeptos no Brasil.

Características do pássaro calafate

O pássaro calafate, ou pardal-de-java, é uma ave que mede cerca de 12 a 15 cm, sendo considerado pequeno em relação a outros. As penas são sedosas e a beleza é única, o que o torna um dos preferidos quando o assunto é ter um pássaro de estimação.

O calafate possui a cabeça branca e preta, e a cauda originalmente é preta. A mudança dos tons é mais evidente no corpo, que possui nuances de cinza. Entretanto, devido aos diversos cruzamentos do pássaro calafate, hoje, ele pode ser encontrado em outras cores.

Dentre as cores mais comuns, há o calafate branco, em tons de azul ou marrom. Apesar da diversidade de tonalidades, eles não ultrapassam os 15 cm e o bico é laranja-avermelhado.

As bochechas do pássaro são brancas e, mesmo quando ele é todo dessa cor, ganham destaque e se diferenciam do corpo. Além disso, ele possui um anel ao redor dos olhos, geralmente avermelhado.

Tenha mais de um calafate na gaiola

Uma característica curiosa do passarinho calafate é que, embora sejam pequenos, eles são bem ativos e vivem em bandos na natureza. Então, se você deseja adotar essa espécie, saiba que é interessante ter mais de um na mesma gaiola, pois sozinho ele pode se deprimir.

De preferência, adote pelo menos um casal. Eles se dão muito bem entre as espécies, mas o calafate não é como uma calopsita que interage bastante com o homem.

Pelo contrário, eles costumam ser tímidos, mas são belíssimas aves. Embora se dê melhor com pássaros de sua espécie, caso você queira colocá-lo em um viveiro com outros, isso é permitido, desde que o espaço seja amplo.

Como deve ser o viveiro do pássaro calafate?

Apesar de ser um pássaro pequeno, o calafate precisa de espaço. Sendo assim, é importante colocá-lo em um viveiro grande, onde ele possa voar de um poleiro para o outro. Entretanto, embora goste de locais claros, ele pode adoecer em contato constante com a chuva e o vento.

Desse modo, o habitat doméstico deve ser variado. Dê preferência a um viveiro que possa ser tanto colocado em um espaço com iluminação natural quanto protegido da chuva e do vento.

Outra curiosidade do pássaro calafate é que ele adora tomar banho, por isso uma dica é colocar uma tigela pequena para ele se banhar sempre que sentir necessidade. No final do dia, troque a água, pois eles são pássaros bem limpos.

Inclusive, a beleza das penas se dá pelos banhos constantes que eles gostam de tomar. Ainda em relação à gaiola, mantenha-a limpa, senão eles podem adoecer.

Qual é a diferença entre a fêmea e o macho do pássaro calafate?

É mais fácil saber quem é o macho e a fêmea da espécie durante a época de reprodução, pois os machos cantam para chamar a fêmea. Algumas características sutis nos olhos também indicam o sexo, mas são mais difíceis de identificar.

Por exemplo, o pássaro calafate macho tem o anel em volta dos olhos em um vermelho mais profundo e o bico pode ser maior. Entretanto, somente um especialista em pássaros consegue perceber esses traços, pois são bastante sutis.

Após o acasalamento, em criadouros, a fêmea pode botar até oito ovos e chocá-los em 15 dias, e tanto ela quanto o macho cuidam dos filhotes. Se for bem cuidado, a expectativa de vida do calafate é dez anos.

O que o pássaro calafate come na natureza?

Quando adotamos um pássaro, tentamos deixar o espaço dele o mais próximo possível de como vive na natureza. Contudo, em cativeiro, existem rações excelentes que dão todos os nutrientes de que eles precisam para viverem saudáveis.

Na natureza e em bando, eles podem devastar uma plantação de arroz, mas também se alimentam de sementes e frutas. Já em cativeiro, eles podem ser alimentados com a ração extrusada com alimentação natural.

Com esses cuidados, você também pode ter um pássaro calafate em casa, mas lembre-se de comprar apenas em locais com boas procedências e autorizados pelo IBAMA.

Gostou de conhecer o pássaro calafate? Se quiser saber outras curiosidades da espécie ou de mais aves, continue lendo os conteúdos exclusivos do nosso blog. Além disso, na Petz, você encontra tudo que seus amigos penudos precisam para ter uma boa qualidade de vida!

 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

7 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

12 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

2 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago