Se você é um amante da natureza, já deve ter tido vontade de ir para um parque e dar aquele pãozinho para as aves. Geralmente, elas ficam felizes e saltitantes ao seu redor. Porém, será que passarinho pode comer pão?
A relação entre os seres humanos e as aves envolve gestos de generosidade, como o oferecimento de comida. No entanto, esse ato pode causar alguns malefícios dependendo do alimento escolhido. Então, venha descobrir se passarinho pode comer pão!
O pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade. Ele tem uma relação histórica com todos os povos do mundo. Por isso, é um item que não falta na mesa dos brasileiros.
É muito comum ver pessoas alimentando aves e pombos em parques com migalhas e outras sobras de comida humana. Porém, será que passarinho pode comer pão? Confira, a seguir, uma avaliação sobre os ingredientes usados na fabricação dessa massa.
Esse alimento é feito basicamente com farinha de trigo, ovos, sal ou açúcar, fermento e, por vezes, leite. As aves, quando vivem na natureza, não entram em contato com esses ingredientes, nem com o trigo processado. Nesse contexto, já podemos ter alguma ideia se pode dar pão para passarinho.
Ainda, muitas pessoas se perguntam se passarinho pode comer miolo de pão. Tanto ele quanto a casca são feitos dos mesmos ingredientes, que não são consumidos pela ave naturalmente.
Outra pergunta bastante comum é se pássaro pode comer pão torrado. A mensagem que deve ficar é que não importa a forma de preparo ou a parte do alimento: ele não é ideal para a ave.
O passarinho pode comer pão e ter uma série de problemas de saúde. Esse alimento inapropriado para a espécie pode provocar deficiências nutricionais e dificuldades digestivas. Sendo assim, não é recomendado oferecer esse alimento para nenhuma ave.
Já que não pode alimentar passarinhos com pão, venha aprender um pouco sobre a correta alimentação das aves. É quase impossível fornecer, em cativeiro, a mesma dieta que os pássaros encontrariam na natureza. Porém, a ração extrusada é uma excelente opção para uma dieta balanceada.
A ração extrusada é desenvolvida por especialistas em aves. Ela é balanceada conforme a necessidade nutricional de cada espécie, afinal, existem pássaros carnívoros e outros onívoros.
Por isso, na hora de comprar a comida do passarinho, fique de olho na embalagem para ver se ela é adequada para a espécie. Fornecer a ração errada é tão maléfico quanto alimentá-lo com pão.
Além da ração, o que passarinho pode comer? A variedade na alimentação é muito benéfica, não só para suprir as necessidades nutricionais do pet, como também para proporcionar bem-estar. Afinal, quem é que gosta de comer a mesma coisa todo dia?
Essa variação também deve obedecer à regra da espécie. A maioria das aves que vivem em cativeiro é onívora, portanto, pode comer frutas, verduras, legumes e proteínas de origem animal, como pequenos insetos.
Se você é uma pessoa observadora, já deve ter reparado que as aves na natureza comem muitas frutas que estão à sua disposição, como pitanga, amora, manga, mamão, maçã, pera, acerola, goiaba e jabuticaba, sendo que todas são liberadas, com exceção do abacate e da carambola.
O abacate é proibido por causa da persina, uma substância que existe em todas as partes da planta e que provoca problemas cardíacos nas aves. Já a carambola, mesmo madura no pé, nenhuma ave se atreve a comê-la, por causa de uma neuro-nefrotoxina que ela contém.
Os legumes em geral são muito bem vindos na alimentação das aves. Eles possuem vitaminas e minerais essenciais para elas. E a maioria não faz mal para os penudos. Desta forma, a cenoura, jiló, abobrinha e chuchu podem ser fornecidos diariamente, crus ou cozidos.
As batatas só podem ser dadas cozidas e maduras. O problema é a solanina, uma substância que está nas batatas cruas e verdes que comumente causa alterações gastrointestinais, como vômitos e diarreia.
Já no caso das verduras, as de coloração verde escura são as mais indicadas para as aves, pois possuem boa quantidade de vitamina A, que protege seus sistema respiratório e mucosas.
No que se refere às verduras verde claras, é melhor evitar a alface. Ela possui em sua composição a lactucina, que possui propriedades sedativas e pode deixar a ave sonolenta e letárgica.
Esperamos ter deixado claro que passarinho pode comer pão e ter problemas nutricionais. Se quiser fornecer a melhor alimentação para o pequeno penudo, visite as lojas da Petz e conheça nossos produtos especialmente desenvolvidos para as aves!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…