Ouvir o canto dos pássaros após uma longa noite de descanso é saber que o dia já raiou. Assim como todos os animais, as aves precisam recuperar a energia. Já parou para pensar que horas e como o passarinho dorme?
Os pássaros estão sempre de um lado para o outro. Quando são vistos parados nas árvores, logo levantam voo, e até parece que não se cansam nunca. Porém, a verdade é que a maneira como passarinho dorme vai te surpreender!
Independentemente da espécie, tirar alguns minutos ou horas de soneca é fundamental para recuperar a energia e estar revitalizado para realizar todas as atividades necessárias. Afinal, o voo requer muita habilidade e resistência das aves.
Mesmo sendo algo inevitável e necessário, passar muito tempo dormindo não é vantajoso para algumas espécies de aves, pois elas podem ser atacadas por predadores — principalmente se estiverem com filhotes no ninho! Sendo assim, o passarinho dorme, mas desenvolveu habilidades para se manter alerta.
Talvez você já tenha visto um passarinho dormindo, mas não tenha percebido. A forma mais comum de pássaro dormir é em pé, usando suas garras para ficar firmes em algum galho, normalmente em locais mais altos.
Ainda em pé, algumas espécies apoiam somente uma pata no galho, aproximando a outra do corpo. Além de descansar e recuperar a energia, deixar uma pata encolhida é uma forma de se manter aquecido.
As espécies que se sentem constantemente ameaçadas por predadores desenvolveram uma técnica para se manter em alerta. O passarinho dorme com um olho aberto e outro fechado, ficando em estado de sonolência. Ao mesmo tempo que descansa, ele está preparado para fugir.
Muitos pássaros dormem com a cabeça escondida embaixo de uma das asas. É assim como passarinho dorme na gaiola, geralmente, pois se sente seguro nesse local, sem constantes ameaças de predadores.
Essa posição também é utilizada por pássaros livres na natureza que estão em um ambiente mais favorável. A postura dificulta a reação de fuga, mas é mais confortável e permite mais relaxamento.
Algumas espécies de pássaros são migratórias e passam dias voando durante o deslocamento para outra região. Então, que horas o passarinho dorme nessas condições?
Durante a viagem, o passarinho dorme parcialmente durante o voo, com apenas um olho fechado. Ele entra em um estado de sonolência para descansar ao mesmo tempo que não precisa interromper o voo.
Que os pássaros se adaptaram de uma maneira incrível ao seu estado de vigília e sono para não serem atacados, não restam dúvidas. Outra habilidade essencial para poderem se recuperar é ficar em pé e em equilíbrio durante as sonecas!
Algumas espécies de pássaros fixam os pés firmemente ao galho ou fio, flexionando os joelhos e ficando levemente agachadas. Enquanto as pernas estão flexionadas, os músculos dessa região ficam travados. Assim, o passarinho não consegue abrir e relaxar os dedos, portanto, não cai.
Somente quando a perna estiver esticada, ou seja, o passarinho estiver de pé, os músculos da perna permitem mexer os dedos. Assim, o passarinho dorme tranquilamente sem se preocupar em cair!
Que os pássaros acordam bem cedo é de conhecimento de todos, mas que horas os passarinhos vão dormir? Será que dormem cedo também? O sono das aves é comandado pela luminosidade, então, logo que o dia está clareando, a maioria das espécies desperta. Quando está anoitecendo, elas se recolhem para descansar.
Embora a maioria das espécies acompanhe essa rotina, os passarinhos de hábitos noturnos fazem o inverso. Isso porque eles são ativos durante a noite e precisam repousar durante o dia.
Mesmo ficando menos ativo durante a noite, isso não quer dizer que o passarinho dorme a noite toda. Há pássaros que dormem cerca de 40 minutos por dia, como as aves migratórias.
Entretanto, algumas espécies domésticas podem dormir até 12 horas por dia, mesmo que seja em intervalos intercalados. Elas não necessariamente dormem todas essas horas seguidas.
Além disso, a hora que o passarinho dorme e a duração da soneca também varia de acordo com a estação do ano. No verão, por ter mais incidência da luz solar, as aves dormem menos do que no inverno.
As horas de sono do passarinho em relação à estação do ano também estão ligadas ao controle da temperatura corporal. No frio, a posição de agachar, recolher a cabeça embaixo da asa ou aproximar uma das patas ao corpo são maneiras de se manter aquecido.
Nos últimos tempos, pesquisadores observaram que, com o crescimento das cidades, os hábitos dos passarinhos também mudaram. Com a urbanização e o consequente aumento dos barulhos de automóveis, máquinas e pessoas circulando, as aves estão acordando cada vez mais cedo!
De acordo com a espécie e onde vive, a maneira como passarinho dorme pode sofrer algumas variações. Ainda assim, todos os tipos continuam com suas principais características. Para mais conteúdo sobre sua espécie favorita, acesse o blog da Petz!
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…