Quem tem uma ave em casa está sempre querendo apresentar novidades no cardápio para ver o pet se deliciar com a guloseima. Será que papagaio pode comer siriguela?
A siriguela é uma fruta pequena, genuinamente brasileira, típica de regiões secas como o Nordeste. Muitas pessoas gostam do sabor levemente adocicado e com um toque ácido e podem se perguntar se papagaio pode comer siriguela.
Essa fruta é uma poderosa arma contra os oxidantes que causam malefícios às células do nosso organismo! A siriguela é rica em flavonoides, carotenoides e vitamina C.
Esses compostos são fortes aliados no combate aos radicais livres, ao câncer e a problemas cardiovasculares. Eles protegem as células, mantendo-as saudáveis e com ótimo funcionamento.
Além disso, a fruta é rica em fibras e, por isso, ajuda na saciedade e controla os níveis de açúcar no sangue, prevenindo o surgimento de diabetes e de prisão de ventre. Diante de tantos benefícios, será que o papagaio pode comer siriguela ou faz mal?
Sim, o papagaio pode comer siriguela! Além de ser uma frutinha com um sabor único, que essas aves adoram, ela é uma adição saudável ao cardápio da ave, que se beneficia de tudo que mencionamos acima!
É claro que, como na introdução de qualquer alimento para o penudo, existem alguns cuidados especiais para evitar que ele passe mal. Siga nossas recomendações:
Agora que a siriguela já faz parte da lista de comida para papagaio, venha aumentar seus conhecimentos sobre a dieta dessa ave para evitar possíveis acidentes com alimentos proibidos.
Todo tutor responsável oferece a melhor dieta ao papagaio para garantir uma vida saudável e longeva à ave. É importante conhecer os alimentos que podem ser ofertados e aqueles que precisam ser evitados.
O que papagaio come? Existe uma grande variedade de frutas, legumes e verduras que podem fazer parte da lista de alimentos que a ave pode comer com gosto e sem preocupações!
Alguns exemplos de o que papagaio pode comer são frutas como banana, maçã, melão, melancia, morango, pera e uva. Entre os legumes permitidos, estão cenoura, abobrinha, chuchu, abóbora, pimentão, pimenta dedo-de-moça e milho.
Além disso, muitos grãos, sementes e cereais são fontes de nutrientes seguras para as aves. Os papagaios adoram as castanhas, amêndoas e sementes de coquinho e de girassol. Só é preciso tomar cuidado, pois a maioria é oleaginosa, podendo ser prejudicial em excesso.
Na alimentação do papagaio, a lista de itens proibidos é igualmente variada. Nem sempre o que os humanos consomem é adequado para a dieta das aves, então, é importante tomar cuidado.
Por exemplo, alguns tutores dão café com leite para o papagaio. Na natureza, a ave não se dirigiria a uma cafeteria para consumir uma bebida como essa, não é mesmo?
O café é um potente estimulante para as aves e causa taquicardia, ansiedade e excitação, além de ter potencial viciante. Já o leite é para mamíferos, certo? Então, não ofereça nem um, nem outro para o penudo. Confira, a seguir, o que mais é proibido para os papagaios:
A ração extrusada (que tem a mesma forma de produção que as rações de cães e gatos) é a melhor opção para alimentar o papagaio porque é completa e balanceada. Os grãos contêm todos os nutrientes de que a ave precisa.
Algumas dessas rações têm frutas e sementes na composição para tornar o sabor mais atrativo para a ave, sendo, também, excelentes fontes de nutrientes. Para complementar a dieta, é possível oferecer outros alimentos permitidos, mas apenas entre as refeições principais e em quantidades moderadas.
E então, papagaio pode comer siriguela? Hoje, você aprendeu que sim! Sabia que, nas lojas da Petz, você encontra tudo de que ele precisa? Confira, aqui, as melhores rações e os brinquedos especialmente desenvolvidos para o enriquecimento ambiental para as aves. Venha nos visitar!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…