Sabemos que além de fazerem bem à saúde, as frutas são alimentos que as aves adoram. No dia a dia, a maioria dos tutores já está habituado a oferecer aos penudos, mas quando se depara com uma fruta menos convencional, surge a dúvida se pode fazer mal ao animal. Por exemplo: será que papagaio pode comer pitaya?
Quando soltas na natureza, as aves têm a possibilidade de migrarem de uma área a outra, alimentando-se das mais diversas frutas e vegetais. Devido a esse comportamento, é até mesmo difícil saber o que papagaio pode comer. Hoje, porém, vamos desvendar o mistério sobre a pitaya. Leia mais!
A pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão em algumas regiões do país, é originária das Américas Central, do Sul e do Norte,. No Brasil, ela está presente entre os meses de abril e dezembro.
A principal parte da pitaieira e mais consumida é a fruta, que é doce e suculenta. Em alguns países, porém, as pessoas também têm o hábito de comer o caule ou as flores. A casca da pitaya é vermelha e com espinhos flexíveis, e sua polpa é branca. Além da fruta in natura também é possível fazer sucos, sobremesas e geleias.
Entretanto, nada como comer a fruta o mais natural possível e se beneficiar de seus nutrientes, como fósforo, cálcio e fibras que auxiliam o funcionamento do intestino. Sua semente pode ter efeito laxante quando consumida em excesso, mas é um aliado à prisão de ventre e diminui o colesterol ruim.
Chegou o momento tão esperado! Papagaio pode comer pitaya, sim! Nas regiões cheias de pitaya, é comum ver essa ave na natureza se alimentando da fruta, então, por que também não oferecer em cativeiro.
Além dos benefícios digestivos, a pitaya também possui propriedades antioxidantes, que renovam as células e auxiliam na imunidade. Por ter poucas calorias, também não tem muito impacto no ganho de peso do papagaio, que sempre deve ser uma preocupação uma vez que estão em cativeiro são mais sedentários.
A pitaya e outras frutas para papagaio sempre devem ser oferecidas já higienizadas para evitar qualquer contaminante. No caso da pitaya, mesmo que as pessoas possam comer as flores e caule, somente a fruta deve ser dada.
Dê preferência a frutas orgânicas sem agrotóxicos e sem a casca, já que esta não tem sabor muito agradável para os papagaios. Corte em pequenos pedaços e ofereça uma quantidade moderada.
Apesar de ser nutritiva e pouco calórica, o excesso de pitaya pode causar diarreia na ave, então, ofereça no máximo três vezes por semana. Geralmente, essa fruta tem boa aceitação pelas aves, mas caso a penuda não goste, não insista.
É importante ressaltar que as frutas fazem parte da dieta dos papagaios e devem ser oferecidas ao pássaro no dia a dia. Porém, não se esqueça de que os animais criados como pets não gastam energia como se estivessem na natureza. Então, é preciso estar atento ao ganho de peso, mesmo que sejam alimentos naturais.
Quando oferecemos alimentos saudáveis e saborosos, é um momento de alegria e descontração para a ave. Esse consumo proporciona seu bem-estar e, por consequência, melhora sua saúde. Confira, então, algumas frutas que papagaio pode comer:
Quando temos um animal silvestre como pet de estimação, devemos tentar proporcionar uma vida equivalente à que ele teria na natureza, o máximo possível. Sendo assim, oferecer uma alimentação adequada é de responsabilidade do seu tutor.
Na natureza, o papagaio come variedade de frutas, verduras, sementes e até alguns insetos pequenos. Esse cardápio pode ser oferecido como alimentação natural, onde diariamente o tutor prepara o alimento.
A alimentação natural é um tipo de dieta caseira,com alimentos frescos e equilibrados, mas precisa ser elaborada por um médico veterinário para assegurar que não falte nenhum nutriente. Ela é a mais interessante para o papagaio pois é mais similar ao que encontraria na natureza.
Sabemos que na correria do dia a dia pode ser difícil preparar comida para papagaio e de forma completa. Para resolver esse problema existem as rações específicas para papagaios com todos os nutrientes que ele precisa. A ração deve ser a base da alimentação do papagaio.
O mix de sementes é uma mistura de sementes variadas, que não tóxicas ou prejudicam a saúde do papagaio, mas precisam ser oferecidas esporadicamente e nunca como a principal alimentação da ave (que deve ser a ração).
O papagaio pode comer pitaya e outras frutas, legumes e verduras diariamente, mas também não podem ser as únicas fontes de alimentação. Elas servem como petiscos e contribuem para a nutrição da ave.
Para quem gosta e tem acesso a essa fruta, a notícia que papagaio pode comer pitaya deve ter agradado. Se deseja conhecer outros alimentos que papagaio pode comer, acesse já o blog da Petz.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…