A pimenta é uma especiaria que causa polêmica! Ao mesmo tempo que não agrada muitas pessoas, há outras que adoram uma comida apimentada — inclusive os animais. Porém, e as aves? Será que o papagaio pode comer pimenta, assim como as pessoas?
Livres na natureza, os papagaios voam longas distâncias em busca de abrigo e comida. Passando por tantos lugares, é difícil saber tudo o que o papagaio come. Porém, com certeza, seu cardápio é muito variado, contendo frutas, verduras, grãos, sementes, flores e até alguns insetos.
Nesse ambiente, os papagaios provavelmente irão se deparar com uma pimenteira em algum momento da vida. Como comem de tudo, vão experimentar essa especiaria. Sendo assim, o papagaio pode comer pimenta, sim.
A pimenta é um dos alimentos para papagaio que pode causar estranheza. Afinal, sempre que pensamos em pimenta, já imaginamos a sensação de ardência que ela causa.
O interessante é que as aves não sentem a ardência desse tempero como as pessoas. Enquanto os seres humanos têm cerca de 4 a 8 mil papilas gustativas na língua, o voador tem entre 300 e 500, apenas. Sendo assim, o papagaio pode comer pimenta e não se incomodar nem um pouco.
Embora o papagaio seja uma dos animais que comem pimenta, é bom ter cautela. Mesmo sem sentir ardor, a ingestão de pimenta em excesso pode causar irritação no estômago do pet.
Caso queira oferecer pimenta ao seu papagaio, dê apenas aquelas que não possuem tanta ardência, como, por exemplo, a pimenta biquinho e a pimenta dedo-de-moça. A pimenta-malagueta tem grau de ardência 9, enquanto a pimenta biquinho, 1. Já a pimenta dedo-de-moça tem grau de ardência 6.
Também é muito importante consultar o médico-veterinário antes de oferecer a pimenta ou qualquer outra comida para papagaio que saia da rotina. Muitas vezes, a ave já tem uma dieta balanceada e não necessita de outros petiscos que, inclusive, se dados em excesso, podem comprometer a saúde do verdinho.
O papagaio pode comer pimenta e usufruir de muitos benefícios que ela traz, se o médico-veterinário permitir. Lembre-se de que tudo em excesso pode não fazer bem, e com a pimenta não é diferente, mesmo tendo tantos nutrientes.
A maioria das pimentas possui zinco, potássio e ácido fólico, além das vitaminas A, E e C. Se a especiaria for oferecida de forma moderada (semanalmente, por exemplo), a ave terá sua saúde favorecida. Confira os benefícios da pimenta para o papagaio:
Muitos tutores e criadores dão pimenta para aves quando elas estão no período reprodutivo ou irão participar de competições. Isso porque a pimenta esquenta o organismo e estimula o metabolismo, favorecendo a fase de reprodução.
Inclusive, em pet shops especializados, é possível encontrar farinhada de pimenta: uma mistura de diversos tipos do tempero para aves na quantidade e concentração adequada. Mais uma vez, é importante ressaltar que o papagaio pode comer pimenta, mas não em excesso.
Papagaio pode comer pimenta de todos os tipos, já que a ardência não é um problema para ele. Como já mencionado, porém, deve-se dar preferência àquelas menos ardidas. Veja as opções:
Muito comum na culinária brasileira, a pimenta-do-reino (preta, com ardência mais marcante, ou branca, com ardência mais leve) deve ser evitada. Esse tipo de condimento é rico em sódio e pode prejudicar a ave.
Como base alimentar para o papagaio que vive em cativeiro e não pode escolher seus alimentos, deve-se oferecer ração específica. Nela, estão contidos todos os nutrientes necessários para o crescimento e a manutenção da saúde do verdinho.
Mesmo que a ração seja nutritiva, comer somente isso pode não ser interessante para o bem-estar da ave. Afinal, na natureza, ela adora explorar novos sabores e texturas. Então, é interessante complementar sua dieta com frutas, verduras e legumes, como mamão, banana, couve-flor, maçã, cenouras e tantos outros alimentos naturais.
Sendo assim, o papagaio pode comer pimenta e outros alimentos para complementar o cardápio, ficando ainda mais feliz! Se você tem outras dúvidas sobre a alimentação dos verdinhos, acesse agora mesmo o blog da Petz. Lá, você encontra tudo sobre sua espécie favorita!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…