Não é à toa que os veterinários alertam: não dê um alimento para seu pet se você tem dúvidas sobre se pode ou não dar, pois o risco de uma intoxicação ou de desarranjos gastrointestinais é grande. Veja se papagaio pode comer mandioca e não erre mais!
A mandioca é um alimento bastante comum na mesa brasileira, principalmente na culinária mineira e nordestina. Por isso, surge a dúvida: papagaio pode comer mandioca ou faz mal para ele?
Antes de pensar se papagaio pode comer mandioca, o tutor deve se perguntar como é a dieta da ave quando ela está em seu habitat natural. O papagaio e a maioria dos outros psitacídeos é onívora.
Dessa forma, eles comem “de tudo”, desde frutas até brotos, folhas, flores, casca de árvores, grãos e sementes. Além disso, podem ingerir pequenos insetos e larvas. Porém, não existem relatos dessas aves comendo raízes enterradas de plantas.
Isso significa que o papagaio, na natureza, não irá procurar a mandioca para comer. No entanto, algumas espécies de mandioca não são tóxicas para a ave, ou seja, o papagaio pode comer mandioca.
O tutor já deve ter ouvido falar da mandioca-brava, mandioca-amarga ou mandioca-união. Se não for preparada da forma correta, essa espécie da planta é tóxica tanto para os humanos quanto para os animais, o que inclui um processamento intenso para retirar o ácido cianídrico, seu composto tóxico.
Sendo assim, esse tipo de mandioca não deve ser fornecido a nenhum animal. Já a mandioca de mesa, macaxeira ou simplesmente mandioca pode ser consumida sem problemas, desde que cozida. Dessa forma, o cianeto, que é outro composto tóxico, é eliminado na água de fervura.
Então, o papagaio pode comer mandioca cozida sem problemas. No entanto, o tutor deve ficar atento à quantidade que irá fornecer desse alimento. Como toda raiz, a mandioca é rica em carboidratos que, se consumidos em excesso, podem causar sobrepeso e obesidade.
Além da mandioca, o que come o papagaio? Como dito, a ave é onívora e come uma variedade bastante grande de alimentos. Existem algumas variações dentro das diversas espécies de papagaios, mas, no geral, eles comem alimentos muito parecidos.
Sendo assim, não faz muita diferença se perguntar o que dar de comer para papagaio-verdadeiro, da Bahia ou do mangue, pois suas dietas são praticamente iguais, variando somente no tipo de planta que encontram em seu habitat.
Começando pelas frutas, o papagaio pode comer quase todas. É melhor que o tutor as sirva sem sementes e caroços, com exceção do mamão e do maracujá, cujas sementes não fazem mal e são até apreciadas pelo papagaio.
O ideal é servir pequenas porções de diferentes frutas, como uma salada de frutas, pela manhã e pela tarde. Procure diversificar bastante esse cardápio para que a ave experimente diversos sabores e obtenha os diferentes nutrientes de que precisa para que seu corpinho funcione direitinho.
A lista de o que papagaio pode comer também é extensa no caso dos legumes, já que ele pode comer a maioria. No entanto, a lista de legumes proibidos deve ser conhecida pelo tutor a fim de evitar acidentes e intoxicações.
Dessa forma, além das variedades de mandiocas citadas, evite os demais tubérculos crus. Assim, batata (inglesa ou doce), mandioquinha, cará, inhame e demais raízes devem ser oferecidas somente cozidas. Evite também o tomate, pois é muito ácido.
As verduras também podem ser oferecidas sem restrições para o papagaio. Inclua as folhas diariamente e em grande quantidade na dieta da ave. Prefira as folhagens mais escuras, pois são ricas em vitamina A, nutriente essencial para a saúde do trato respiratório das aves.
A única exceção dessa lista é a alface. Essa folha possui uma substância chamada lactucina, que é responsável por causar um grande relaxamento da ave, podendo levá-la a sedação e letargia. Além disso, causa problemas intestinais, como fezes pastosas e diarreia.
Mesmo com toda a variedade de alimentos citada acima, o papagaio ainda necessita de outros nutrientes essenciais para seu bom desenvolvimento e para a manutenção de sua saúde.
Por isso, os veterinários especialistas em aves recomendam que o animal tenha a ração como base da alimentação, pois ela é completa, balanceada e possui todos esses nutrientes.
Lembre-se de não confundir a ração para papagaios com a mistura de sementes! A ração é parecida com a dos cães e gatos, e vem em grãos uniformes. Já a mistura de sementes é aquela que vem com várias sementes misturadas. Ela não é recomendada devido à possibilidade de escolha, por parte da ave, daquilo que ela mais gosta, principalmente o temido girassol.
Que papagaio pode comer mandioca você já sabe, mas sabia que as lojas da Petz possuem os mais variados produtos especialmente desenvolvidos para as aves? Lá você encontra alimentos, brinquedos, petiscos e muito mais. Confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…