Oferecer uma dieta equilibrada para os animais é um ato de responsabilidade e amor, afinal, o que o pet come reflete diretamente na saúde dele. Antes de dar qualquer alimento para o penudo, é necessário ter certeza de que isso não o prejudicará. Nesse contexto, surge a dúvida: papagaio pode comer mamão?
Essa é uma fruta saudável para os seres humanos, mas será que também é para as aves e pode ser incluída na alimentação do papagaio? Continue a leitura para descobrir!
É um pouco difícil saber o que papagaio come especificamente, pois, quando solto na natureza, ele gosta de explorar novos locais. O que sabemos é que a alimentação dessa ave é bastante variável, pois ela acaba comendo aquilo que está disponível.
Já quando o papagaio é criado em cativeiro, como outros pets, fica mais simples atender às suas necessidades nutricionais. Ele só exige um pouco de atenção no equilíbrio entre os itens oferecidos, como frutas, legumes, verduras, algumas sementes e até pequenos insetos.
A boa notícia é que o papagaio pode comer mamão e usufruir dos benefícios da fruta, assim como seus tutores. É bem comum que as pessoas comam a fruta no café da manhã, então, agora, você pode ter sua ave como companhia desfrutando dessa delícia.
Não apenas o papagaio pode comer mamão, como também ele adora e até pede mais! Porém, lembre-se: apesar de a fruta estar liberada, só é preciso atenção e moderação na quantidade!
O mamão é uma das frutas para papagaio mais nutritivas e fáceis de oferecer. Ele ajuda no envelhecimento, melhora a digestão e combate parasitas por conta das vitaminas e dos sais minerais que contém.
O papagaio pode comer mamão para ter mais disposição. A fruta contém riboflavina, que quebra carboidratos, gorduras e proteínas e as transforma em energia, fazendo com que a ave tenha mais vitalidade. Além disso, ela contém cálcio, que é importante para os ossos.
Outro nutriente importante do mamão é o ferro, que auxilia na fabricação de células sanguíneas e no transporte de oxigênio para todo o organismo. Já a vitamina C combate infecções, reduz o colesterol e os triglicerídeos e, junto à vitamina E, tem excelente ação antioxidante que combate o envelhecimento das células.
Não pense que acabou aí! O papagaio pode comer mamão para melhorar a saúde dos olhos também. A fruta ajuda na prevenção de catarata e de câncer e na digestão, e as sementes têm propriedades antiparasitárias.
O papagaio pode comer mamão in natura, inclusive com casca. O cuidado a ser tomado é higienizar bem a fruta antes de oferecer à ave. Nos dias mais quentes, é possível deixá-la na geladeira e oferecê-la bem fresquinha à ave.
A quantidade da fruta deve ser moderada. O mamão é conhecido por ser um excelente diurético, ter bastante fibras e conter papaína, que é um ótimo laxante natural. Portanto, em excesso, ele pode causar diarreia. Por isso, corte um pequeno pedaço e dê ao papagaio, sem abusar.
Se possível, dê preferência a alimentos orgânicos por não terem substâncias prejudiciais à saúde. Além disso, sempre verifique se a fruta está em condições de ser servida. O que não é ideal para o consumo humano, também não será para a ave.
Lembra que as sementes têm ação contra parasitas? Então, não as desperdice! Elas contêm uma substância chamada carpaína, que atua como um poderoso anti-parasitário.
Além disso, a substância contribui para desintoxicar o fígado e tem ação anti-inflamatória e cicatrizante. Portanto, não precisa retirar as sementes antes de oferecer a fruta para o seu amigo de asas.
Caso a ave não goste de consumir as sementes, você pode secá-las, triturar no liquidificador e então adicionar aos alimentos para papagaio em forma de farinha. Também é possível colocar na ração, no próprio mamão ou em outras frutas.
Como vimos, o mamão é muito benéfico para a saúde, mas é importante ter uma dieta diversificada. A comida para papagaio de estimação deve ser à base de ração, mas você pode servir frutas, legumes, verduras e sementes no dia a dia como complemento, também para deixar o penudo feliz. Confira alguns alimentos que a ave pode consumir:
As frutas, verduras e legumes, assim como as sementes, devem ser oferecidas de forma intercalada, ao longo da semana. Esses alimentos servem como um agrado e são ótimos para recompensar seu amigo de penas na hora de ensinar alguns truques para ele.
Já que o papagaio pode comer mamão e que a fruta oferece muitos benefícios para a saúde da ave, que tal introduzi-la na dieta do penudo? Para saber mais sobre outros alimentos que ele pode consumir, acesse agora mesmo o blog da Petz.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…