O papagaio é um excelente animal de estimação. Engraçada e muito companheira, essa ave falante arranca risos de todos que convivem com ela. Quer saber um pouco mais sobre a espécie e se papagaio pode comer jaca, por exemplo? Vem com a gente!
É fundamental que o tutor de um psitacídeo proporcione alguns itens fundamentais para o bom desenvolvimento dele. Os alimentos para pássaros fazem parte da lista, já que são grandes responsáveis pela boa saúde do bicudo.
Antes de contar se papagaio pode comer jaca, é importante explicar um pouco mais sobre a espécie. Os psitacídeos são aves que pertencem à ordem dos Psittaciformes, que é uma família grande, com muitas espécies (estima-se que em torno de 390). Ela é dividida em Psitacidae, Cacatuidae, Psittaculidae e Strigopidae.
A característica comum dessas aves é que elas possuem o bico curvo, arredondado e muito forte, capaz de quebrar sementes duras, como coquinhos, amêndoas e castanhas. São aves extremamente hábeis, tanto com os pés quanto com o bico. Sua língua também é um diferencial: carnuda, bem desenvolvida, bastante sensível e com uma grande capacidade de sentir os sabores mais variados.
A cabeça dos psitacídeos é muito robusta e larga, sustentando o bico e acompanhando sua força. É um pet reconhecido mundialmente por ser muito inteligente e que aprende com facilidade — e por repetição — muitas palavras e sons.
Agora que você entendeu o que é um papagaio, resta saber do que os pássaros se alimentam — especificamente se papagaio pode comer jaca. Quando a ave está na natureza, não é comum ela comer a fruta, já que esta não é originária do Brasil.
No entanto, em cativeiro, o papagaio pode comer jaca. É prudente retirar a semente antes de oferecer a fruta para a ave, já que ela é tóxica quando consumida crua. Além disso, o tutor deve se atentar não só a o que papagaio come, mas à quantidade de alimento que irá fornecer para ele. Uma ave adulta não deve comer mais que duas ou três polpas por vez, sob o risco de ter diarreia.
Os psitacídeos, em geral, são muito sociáveis. Na natureza, eles vivem em bandos e convivem em harmonia. Isso lhes garante mais segurança e, trabalhando em conjunto, todos se beneficiam.
No convívio com os humanos, essas aves se mostram bastante sensíveis, atentas e, principalmente, muito enérgicas, demandando atenção. São animais que adoram interagir com seus humanos, quando criados com amor e carinho.
Sendo animais muito sociáveis, se levarem uma vida solitária e sem estímulos, tornam-se agressivos com os outros e consigo mesmos. Isso faz com que muitos arranquem as próprias penas e firam suas peles.
Os papagaios estão entre as aves com maior expectativa de vida. Existem muitas espécies, e algumas podem viver até 80 anos. Entretanto, a média é de 50 a 60 anos, quando bem-cuidadas.
Nenhum viveiro do mundo cobre a necessidade de voo de uma ave. Por isso, saber escolher uma boa casa para o papagaio é muito importante. Muitos tutores mantêm a ave presa somente à noite ou quando saem de casa. Mesmo assim, o viveiro deve ser espaçoso e confortável.
O espaço da gaiola deve ser suficiente para que o papagaio ao menos possa abrir as asas sem encostá-las nas grades. Uma recomendação importantíssima: o poleiro deve ser de madeira e de diâmetro suficiente para que a ave o agarre sem que os dedos se toquem.
O viveiro deve ser de metal pintado com tinta epóxi, para que o metal não entre em contato com a ave. Assim, evita-se intoxicação por metais pesados, já que o pet costuma usar o bico para escalar as grades.
Os psitacídeos são animais que fazem bastante sujeira e bagunça na gaiola. Eles chacoalham a cabeça e esfregam o bico nas grades para limpá-lo após se alimentar. Também fazem bastante desperdício de comida ao partir tudo o que comem com o bico.
Dessa forma, o viveiro está sempre com sujidades, por isso, precisa ser limpo diariamente. Os restos de alimentos devem ser retirados tão logo a ave acabe de comer, para evitar que moscas sejam atraídas.
O fundo da gaiola deve ser retirado e limpo com água e sabão neutro todos os dias, bem como os comedouros e bebedouros. As grades devem ser limpas semanalmente, com o auxílio de uma escova exclusiva para esse fim.
O poleiro também deve ser limpo semanalmente. É bastante comum haver acúmulo de comida no poleiro, uma vez que o papagaio esfrega o bico nele para se limpar. Após a lavagem, seque-o bem para evitar o mofo.
O que papagaio pode comer? Além da jaca, a lista de alimentos permitidos para os papagaios é grande, afinal, seu trato digestivo é bastante forte e pode digerir uma grande variedade de alimentos.
Algumas frutas que papagaio pode comer são maçã e pera (sem sementes), mamão, melancia, melão, amora, maracujá, banana, morango, goiaba, manga e laranja. Já os legumes são brócolis, pepino, vagem, milho, abobrinha, pimenta, couve-flor, chuchu, berinjela e batata-doce. As melhores verduras são as verde-escuras, como agrião, couve, almeirão, rúcula e espinafre. A alface é proibida.
Gostou de aprender que o papagaio pode comer jaca? Além de se atentar à alimentação, sabia que é muito importante fornecer brinquedos para o pet? Visite uma das lojas da Petz e conheça os melhores produtos para os psitacídeos!
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…