Papagaio pode comer girassol? Entenda tudo sobre o assunto
Publicado em 18 de junho de 2024Tempo de leitura: 5min
Os pássaros têm uma dieta muito rica e diversificada. Eles comem frutas, verduras, legumes, sementes e até mesmo pequenos insetos e larvas. Mesmo que as aves tenham essa alimentação tão variada, às vezes é difícil saber o que é permitido ou não. Então, venha descobrir se papagaio pode comer girassol.
Em vida livre, o papagaio seleciona o próprio alimento, voando para diferentes regiões dependendo do que a natureza tem a oferecer. É assim que ele obtém todos os nutrientes e vitaminas para se manter saudável e com energia suficiente para migrar de um local para o outro.
Já em cativeiro, os tutores de aves têm a obrigação de oferecer o melhor alimento aos pets. A alimentação precisa ser o mais próxima possível daquilo que eles encontrariam na natureza. Aqui neste artigo, você entenderá se pode dar girassol para papagaio e confere a dieta específica dele. Acompanhe!
Papagaio pode comer girassol?
Papagaio pode comer girassol, sim, mas é preciso ter cautela! A semente faz parte do cardápio do pássaro, porém, se oferecida em excesso, pode causar muitos prejuízos à saúde.
Quem já tentou oferecer, deve ter notado que o papagaio come girassol com muito gosto. Essa semente é muito apreciada pela ave, mas, por ser muito gordurosa, aumenta o risco de obesidade. O pássaro pode até mesmo desenvolver gordura no fígado! Por isso, a quantidade deve ser controlada.
Mesmo sabendo que o papagaio pode comer girassol em quantidades moderadas, nunca ofereça a semente como a única opção de alimento. Ela não contém todos os nutrientes necessários para a saúde do penudo. As aves precisam de variedade no cardápio para se manter saudáveis!
Obesidade das aves criadas em cativeiro
Como todos sabem, o papagaio é muito ativo na natureza. O melhor passatempo dele é voar de uma área para outra em busca de alimento, abrigo e parceiros. Toda essa atividade requer energia e, por isso, as calorias ingeridas na alimentação são facilmente gastas de um voo para outro.
Quando o papagaio é criado como pet, mesmo que o ambiente esteja o mais adaptado possível para as necessidades dele, o gasto energético não é igual ao da vida livre. Por isso, muitas aves podem engordar.
Saber o que papagaio pode comer em cativeiro e a quantidade ideal é o primeiro passo para garantir que a ave se desenvolva de maneira saudável, prevenindo doenças como a obesidade.
Como oferecer uma dieta adequada para o papagaio?
O que papagaio come? Como dito anteriormente, há uma variedade de alimentos fáceis de encontrar que podemos oferecer ao papagaio. Agora, chegou o momento de conhecer algumas opções que podem ser dadas com segurança ao penudo.
Para garantir que o papagaio esteja recebendo todos os nutrientes necessários, alimente-o com a ração específica para a espécie. Ela reúne todas as vitaminas que ele buscaria na natureza em uma grande variedade de alimentos.
Mesmo que a ração seja a base da alimentação do papagaio, extremamente importante para que ele não fique desnutrido, nada impede que o penudo receba agrados como petiscos. Além de serem saudáveis, eles deixam a ave mais contente.
Entre os petiscos mais comuns, estão a semente de girassol, frutas e vegetais previamente higienizados, cortados em pequenos pedaços. Não ofereça nada com tempero! Se necessário, pode cozinhar os alimentos. Confira alguns:
- mamão;
- melão;
- melancia;
- maçã;
- pera;
- banana;
- batata cozida;
- brócolis;
- couve-flor;
- espinafre;
- escarola;
- nozes;
- abobrinha;
- cenoura cozida.
Quantidade de alimento para o papagaio
Independentemente do tipo de alimento, uma das primeiras coisas a se pensar sobre a alimentação da ave é a quantidade. O papagaio pode comer semente de girassol e outras, além de vegetais e proteínas — sempre de uma maneira equilibrada, variando as opções no dia a dia.
Todo alimento, mesmo que seja natural, pode ser prejudicial em excesso. Por isso, se tem dúvidas sobre a quantidade a oferecer ao penudo, não deixe de conversar com um médico-veterinário especializado. As aves de cativeiro necessitam de calorias de acordo com o nível de atividade do dia a dia.
O que papagaio não pode comer?
Você já viu que é possível oferecer muitos alimentos para o papagaio. Porém, alguns devem ser evitados. Eles podem causar intoxicação ou qualquer alteração gastrointestinal. Confira a lista:
- sal;
- alho;
- cebola;
- especiarias;
- abacate;
- doces;
- frituras;
- chocolate;
- alimentos em conserva;
- sucos artificiais;
- leite;
- café;
- tubérculos crus;
- mel.
Os pássaros, de maneira geral, são muito sensíveis. Por isso, precisam de uma atenção especial quando se trata de alimentação e bem-estar. Antes de oferecer qualquer alimento à sua ave, não deixe de consultar um médico-veterinário especializado para esclarecer qualquer dúvida!
Agora, você já sabe que o papagaio pode comer girassol, sementes etc., desde que os petiscos não sejam a base da alimentação. Para cuidar cada vez melhor do seu pet favorito, não deixe de conferir mais dicas e informações no blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário