Quem tem um papagaio em casa sabe como ele pode ser insistente quando quer alguma coisa: é uma gritaria só! Por isso, é muito importante saber o que ele pode ingerir ou não. Então, será que papagaio pode comer gengibre ou faz mal para ele?
Essa planta não agrada a todos os paladares por ter sabor picante e intenso. Mesmo assim, alguns animais gostam muito! Afinal, papagaio pode comer gengibre? Descubra a seguir!
Em vida livre, a ave jamais chegaria perto de um gengibre. Apesar de essa raiz ser comestível, o animal não tem o hábito de cavar para comer. Porém, sim, o papagaio pode comer gengibre.
Contudo, o alimento não integra a dieta natural da ave. Por isso, caso ela não curta muito comer, o tutor pode ficar despreocupado. Ela não perderá nenhum nutriente necessário para o metabolismo. Há outras coisas na lista de o que papagaio pode comer!
Apesar de não ingerir a raiz naturalmente, o papagaio pode comer gengibre porque ele não é tóxico para a espécie. Além disso, o alimento tem alguns benefícios que podem, sim, ser aproveitados pelas aves.
Sendo assim, pode dar gengibre para papagaio sem preocupação! Já é até possível encontrar esse alimento em pó para ser adicionado às comidinhas da ave, sabia?
O gengibre é um ótimo antibacteriano. Tanto é que, nas aves de produção, os estudos demonstram que a raiz tem o mesmo poder de controle sobre as bactérias do que os promotores de crescimento usados como melhoradores de desempenho.
Como esses produtos podem interferir na resposta humana aos antibióticos, eles estão sendo banidos da alimentação animal. É aí que entra o gengibre! Ele e outros alimentos com poder antimicrobiano são ótimos para a saúde.
Com base nesses estudos, muitos criadores e veterinários especialistas em aves afirmam que oferecer o gengibre para papagaio pode ajudar diretamente o animal a combater infecções por bactérias.
Muito se fala que o gengibre é termogênico, mas poucos sabem o que isso significa. Essa propriedade tem uma ação muito interessante: ela aumenta a taxa de metabolismo do organismo.
Isso intensifica o gasto das calorias, levando à perda de peso e à menor retenção de líquidos. Isso quer dizer que, caso seu pet esteja um pouco acima do peso, o gengibre pode ajudá-lo a emagrecer.
Porém, não adianta dar um monte de gengibre para a ave e achar que ela vai perder peso só com isso. Como o excesso de peso prejudica a saúde do pet, é necessário tomar várias medidas conjuntas para resolver o problema.
Considere diminuir a quantidade de ração e petiscos (principalmente os petiscos e guloseimas) que você oferece para a ave. O papagaio pode resolver fazer aquele drama de ficar gritando por falta de comida, mas ele consegue se acostumar!
Ainda falando sobre os estudos com as aves de produção, o gengibre pode ser oferecido para os filhotes de papagaio. Ele melhora a imunidade dos bebês porque aumenta o número total de anticorpos e de lactobacilos no intestino.
A chegada a um novo lar pode ser estressante para os animais, principalmente os filhotes. Portanto, se você ainda não sabe o que dar para papagaio comer nessa fase, o gengibre pode ajudar os pequeninos a passar por essa mudança! Ao fortalecer a imunidade, a raiz mantém o bem-estar dos pets.
Então, como servir o gengibre? Como qualquer outro alimento, ele não deve ser dado em excesso para o papagaio. Caso você opte por fornecer o produto comercial em pó, basta seguir as orientações do fabricante.
Porém, dar o alimento in natura é melhor ainda para a ave: o gengibre natural, com todas as suas propriedades nutricionais, é melhor aproveitado pelo papagaio. Para isso, compre um com a casca fina, rígido e sem manchas.
Lave bem a casca com água e esfregue com uma esponja para retirar a terra. Corte o alimento em três ou quatro pedaços em forma de cubos (com cerca de 3 a 4 cm). Pronto, agora é só oferecer para a ave.
É possível ralar o gengibre antes de dar para o papagaio. Você também pode colocar pedacinhos na água que a ave bebe — só tenha o cuidado de trocar o líquido a cada 6 horas para que o alimento não estrague ali.
Ofereça o alimento de formas diferentes, deixando o pet escolher de qual ele mais gosta. Lembre-se: gengibre é bom para papagaio, mas não fique preocupado se ele não gostar da raiz, pois não ficará desnutrido por causa disso.
Gostou de saber que papagaio pode comer gengibre e aproveitar todos os benefícios desse alimento? Visite uma das lojas da Petz ou acesse o site e conheça o produto em pó e muitos outros itens desenvolvidos exclusivamente para cada espécie de ave. Confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…