A família dos psitacídeos é uma das maiores das aves. Estima-se que existam em torno de 300 espécies, cada uma com suas particularidades. Dentre elas, o papagaio é o animal de estimação mais comum, por isso, hoje o assunto é: papagaio pode comer chuchu?
Quando decidimos ter um animal em casa, independentemente da espécie à qual pertence, devemos nos atentar para a posse responsável, que envolve uma série de fatores, incluindo a alimentação do pet. Assim, saber de cor o que papagaio pode comer faz parte dessa responsabilidade.
Se observarmos um papagaio em vida selvagem, vamos perceber que ele passa boa parte do tempo se alimentando. Ele voa de uma árvore para outra e “belisca” um pouco de cada alimento.
Sendo assim, em cativeiro, o papagaio precisa ser alimentado várias vezes ao dia em pequenas porções. Muito do que é oferecido para a ave acaba no chão da gaiola ou até na parede da casa!
E de que é baseada a alimentação do papagaio? Acertou quem respondeu de frutas, legumes e verduras: as mais variadas possíveis. Mas será que é só isso? Não. Na natureza o papagaio também come pequenos insetos e suas larvas.
Dessa forma, como balancear corretamente as porções de proteína vegetal e animal, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais que ele precisa? Isso é muito difícil, por isso, a ração extrusada deve ser a comida para papagaio ofertada em maior quantidade.
A ração é um dos alimentos para papagaio que você deve conhecer bem. Ela é completa, balanceada e muito prática: basta abrir o pacote e servir a porção indicada na embalagem.
Mas cuidado! Assim como existem rações para cães e gatos de diferentes categorias, o tutor deve procurar aquela que seja ideal para o papagaio. Ela deve conter os dizeres “para psitacídeos” ou “para papagaios” e não “comida para pássaros” ou “passeriformes”.
Outra recomendação importante é escolher aquelas que não possuem grãos coloridos artificialmente. Os corantes artificiais podem desencadear alergias, bico descamando e penas sem brilho.
Por fim, mas não menos importante, busque aquelas rações que não contenham sementes de girassol em excesso. Isso porque esse ingrediente possui uma quantidade enorme de gordura.
Apesar de a ração ser o alimento base dos papagaios, ele também deve receber adicionalmente alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes. Por isso, afirmamos que o papagaio pode comer chuchu.
O papagaio pode comer chuchu cru ou cozido, mas de preferência sem adição de temperos ou especiarias — Nem um pouquinho para “dar gosto”. A língua deles é bastante sensível, e eles sentem o sabor dos alimentos melhor do que nós.
Se for optar por oferecê-lo cru, o papagaio pode comer chuchu depois de ter a casca bem lavada e, ao ser cortado, deve ser lavado novamente para que solte a “gosma” que ele possui, chamada de nódoa.
“Loro quer café!” — esse é um clássico! O papagaio é uma ave muito inteligente e aprende facilmente o nome dos objetos, comidas e pessoas. Quando ele quer um alimento, ele pede. Isso é bom e ruim.
Bom porque, dessa forma, o tutor sabe o que ele quer. Ruim porque, no caso de mudança de dieta ou proibição de um ingrediente, caso ele fique repetindo o que quer comer, o tutor pode ficar com dó e acabar dando o que ele está pedindo.
Enfim, vamos aos alimentos proibidos para o papagaio. Evite oferecer o café, pois ele é um estimulante, causa taquicardia e vicia a ave. O leite não faz parte da dieta natural de aves, e sim dos mamíferos.
Chocolate, açúcar, doces, bolos, tortas, sucos artificiais, bebidas alcoólicas, refrigerantes, carne, cebola, abacate, sementes de maçã e pera, e caroço do pêssego, salgados, frituras, bacon, arroz, batata frita, pão, queijo e conservas também são proibidos.
Assim como nós, caso o papagaio não seja alimentado da forma correta, irá apresentar sinais de má nutrição. Esses sintomas não aparecem de uma hora para outra, são considerados crônicos e, quando o tutor se dá conta, a ave já está debilitada e mais suscetível a doenças.
Os sinais mais comuns são o bico e os pés descamando, penas que mudaram de cores brilhantes para cores opacas, acinzentadas ou amarronzadas, fezes escuras, respiração ofegante e descamação da pele. A ave também fica “encorujada” e isolada, não participando mais das atividades em grupo.
Outro sintoma muito comum ocorre na muda das penas. Como a ave está desnutrida, as penas caem, mas não voltam a nascer ou nascem muito fracas. Elas não conseguem eclodir da forma correta, formando cistos de penas.
Algo muito comum nos papagaios é o surgimento de lipomas. No caso dos psitacídeos, eles aparecem por causa da alimentação gordurosa, principalmente nas aves que consomem sementes de girassol.
O papagaio pode comer chuchu como alimento suplementar à ração, por isso, vá até uma das lojas da Petz e conheça os nossos muitos produtos especialmente desenvolvidos para as aves! Tem uma loja bem perto de você ou a distância de um clique. Visite-nos!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…