As aves são animais que encantam muito os tutores de pets. Dentre as espécies mais comuns, está o papagaio, principalmente, no Brasil.
Esses pássaros contagiam por serem companhias muito simpáticas e divertidas. Mas, assim como todos os outros pets, para terem uma vida saudável, é preciso tomar alguns cuidados especiais. Dentre esses cuidados, oferecer as condições ideais e alimentação balanceada é ideal para manter a qualidade de vida desses bichinhos.
É fundamental que seus tutores deem alimentos permitidos e com os nutrientes necessários para manter a vitalidade dos papagaios. Neste artigo, vamos responder algumas dúvidas sobre a alimentação dessas aves e o que elas podem ou não comer. Continue lendo!
O sistema digestivo dos papagaios são mais sensíveis que o dos humanos, então, não podem comer alguns alimentos comuns em nossa dieta. Algumas comidas podem até ser tóxicas e causar a morte desses animais. Chocolate é um deles.
Então, não, papagaio não pode comer chocolate! Esse doce, junto ao cacau e qualquer tipo de açúcar, é muito prejudicial para a saúde dessas aves. E dentre os alimentos mais tóxicos para eles, estão o tomate e o abacate.
Porém, não são apenas esses alimentos que não podem fazer parte da dieta do seu papagaio. Abaixo, listamos alguns dos alimentos que não devem fazer parte da dieta desta ave. Confira!
Não ofereça nenhum desses alimentos ao seu papagaio. Porém, caso ele coma por acidente, leve-o ao médico veterinário o mais rápido possível. Apenas um profissional poderá seguir todos os processos de análise para ajudar seu pet.
Mesmo que essa ave tenha algumas restrições para sua alimentação, eles ainda podem comer uma vasta variedade de frutas e verduras. Vale lembrar que a dieta desse pet deve ser feita a base de ração para papagaios.
As rações foram desenvolvidas especialmente para essa espécie e pensando em todas as necessidades nutricionais, devendo ser a parte dominante em sua alimentação. Além disso, frutas e verduras também são fundamentais para complementar essas necessidades.
E, claro, outros petiscos também podem ser oferecidos, esporadicamente, como agrado ao seu papagaio. Confira alguns dos alimentos que podem fazer da dieta desta ave:
Mesmo com muito monitoramento, sabemos que imprevistos podem acontecer. Por isso, caso seu papagaio ingira algum alimento não permitido, procure um médico veterinário o quanto antes.
Caso você ou outras pessoas não tenham visto a ave consumindo algum desses alimentos, você pode observar que algo não está certo com seu pet através de alguns sinais de intoxicação.
Dentre os principais indícios, estão: aumento de ingestão de água, bico aberto por muito tempo, diarreia, isolamento na gaiola, mobilidade baixa e/ou prejudicada, perda de apetite, perda de peso e dificuldades em respirar.
Se seu pet apresentar algum desses sintomas, leve-o ao médico veterinário imediatamente para que ele possa realizar os procedimentos necessários para ajudar o seu bichinho a se recuperar. Quanto mais rápido um especialista examinar seu pet, mais rápido e maiores as chances de melhora.
Ressaltamos também que a dieta do seu papagaio deve ser feita, em sua maioria, com rações comerciais especiais para essa espécie. Consulte um veterinário quando quiser acrescentar algum complemento ou petisco na alimentação do seu pet. Assim, ele poderá te orientar de acordo com as necessidades da sua ave e também sobre quantidades e frequência.
Para mais informações sobre alimentação dos papagaios e outros animais, continue acompanhando o Blog da Petz.
Reconhecer os primeiros sinais e sintomas de uma possível infecção urinária em cães é fundamental…
O tutor de um animal deve estar preparado para lidar com várias situações. Uma das…
O nome dessa flor vem do grego e significa “flor de ouro”. Ao parar para…
Você já conhece o programa de afiliados Parceiro Petz? O serviço foi criado pela Petz,…
Ganhou uma planta, mas não faz ideia de qual é ou como cuidar dela? Ou…
Ensinar o cão a fazer xixi e cocô no local apropriado é uma tarefa que…