Categories: Aves

Papagaio pode comer cenoura crua ou cozida?

As aves têm uma dieta variada que envolve consumo de frutas, legumes e verduras. Porém, será que papagaio pode comer cenoura crua? Ou é melhor cozinhar o legume antes de oferecer a ele? Vamos descobrir?

Para que a ave cresça e se mantenha saudável, deve seguir uma dieta rica em vitaminas e minerais e fazer boa absorção deles no organismo. Então, papagaio pode comer cenoura crua?

Benefícios da cenoura

A cenoura é um dos legumes mais populares no Brasil. Ela é mais frequentemente encontrada na cor laranja, mas existe ainda a cenoura roxa, vermelha, branca e até preta.

O legume é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, nutrientes muito importantes para a saúde da ave, além de contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico do seu amigo de asas.

A cenoura também oferece outros benefícios: ajuda a regular o funcionamento do intestino, promove a melhora da saúde visual e da pele, tem ação anti-inflamatória e cicatrizante, evita o envelhecimento precoce e previne as doenças cardiovasculares.

Então, vamos matar essa curiosidade: o papagaio pode comer cenoura crua, sim! A pergunta é: será que a ave absorve melhor os nutrientes desse alimento quando ele está cru ou cozido?

Cenoura crua ou cozida, eis a questão!

Agora que você já sabe que o papagaio pode comer cenoura crua e os inúmeros benefícios da ingestão desse alimento, falaremos um pouco sobre qual a melhor forma de servir o legume para a ave.

O intestino das aves onívoras é capaz de degradar a celulose presente nos vegetais. Por isso, o papagaio pode comer cenoura tanto crua quanto cozida.

Experimente oferecer a cenoura crua junto da cozida e veja qual ele prefere. Ele pode gostar das duas ou escolher apenas. Depois, é só passar a oferecer o legume do jeitinho que ele gosta!

Como dar a cenoura crua para o papagaio

Para dar a cenoura crua para o papagaio, é preciso que ela esteja bem higienizada, sem resíduos do cultivo. Principalmente na época fora da safra, a quantidade de agrotóxico usado no legume é maior, por isso, é importante evitar ao máximo que a ave ingira esses pesticidas e outros venenos.

Então, se possível, ofereça apenas orgânicos para seu pet. De qualquer forma, lave bem a cenoura com produtos específicos para a higienização de alimentos e enxágue abundantemente, raspando a casca, para só depois servir para o papagaio.

Caso você tenha um bom espaço em casa, pode também realizar o próprio cultivo da cenoura. Assim, garante um legume sempre à mão, fresquinho, saboroso e, claro, sem agrotóxicos!

Como dar a cenoura cozida para o papagaio

Quando falamos em cozinhar cenoura para nós, humanos, sempre usamos um temperinho para dar um destaque no sabor da leguminosa. No entanto, quando vamos servir o alimento para nosso papagaio, não podemos temperá-lo!

Não é recomendado usar cebola e sal. Já ervas naturais, como alecrim, manjericão, hortelã e tomilho, podem ser servidas com a cenoura: o papagaio pode comer sem restrições.

Como oferecer a cenoura para o papagaio

O papagaio come cenoura crua ou cozida, como já vimos. Porém, em relação à quantidade, o tutor precisa ficar atento. O sabor adocicado não é à toa: o legume tem uma quantidade de carboidratos razoável.

Sendo assim, não exagere na porção que vai dar de cenoura para o penudo. Pique-a e sirva como um agrado de duas a três vezes na semana com outros alimentos de que a ave gosta e pode comer.

O tutor também pode dar a porção de cenoura para papagaio raladinha. Pode ser que ele prefira comer o legume assim! Porém, isso depende do gosto dele. Quando for oferecer, sirva do jeito que ele preferir.

Como é uma dieta balanceada para papagaios

Para garantir que seu papagaio tenha uma nutrição completa, o ideal é oferecer uma dieta bem variada. Essa ave aprecia sentir novos sabores e texturas, além de se divertir muito abrindo sementes e viagens.

Então, o que papagaio pode comer além de cenoura? Entre os alimentos liberados que podem ser oferecidos como um agrado e com moderação, estão:

  • maçã e pera (sem semente);
  • banana;
  • mamão;
  • melancia;
  • espinafre;
  • escarola;
  • abobrinha;
  • jabuticaba;
  • melão;
  • brócolis;
  • coquinho;
  • castanha;
  • amêndoa;
  • mix de sementes (como petisco ou apenas uma vez por semana).

Alimentos proibidos para os papagaios

Agora que você já sabe que o papagaio come cenoura e muitos outros alimentos, vamos falar sobre aqueles proibidos para eles, seja porque são industrializados ou porque podem intoxicá-los.

Frituras, doces, salgados e demais alimentos humanos são proibidos. O leite e o café, uma mistura mais que comum nos lares brasileiros, são alimentos viciantes e nada benéficos do ponto de vista nutricional para a ave. Por isso, não os ofereça ao seu penudo!

O abacate também é tóxico para o papagaio por conta da toxina chamada persina. Para você ter uma ideia, o papagaio do Congo é tão sensível a esse fruto que pode morrer se comer um pedaço!

Gostou de saber que papagaio pode comer cenoura crua e cozida? Para complementar a alimentação do seu penudo, visite as lojas da Petz e conheça os produtos incríveis e exclusivos para ele!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

4 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago